sicnot

Perfil

País

Durão Barroso reafirma que não será candidato a Belém

O antigo primeiro-ministro e presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, reafirmou esta quarta-feira que não será candidato a Presidente da República, mas elogiou as caraterísticas do perfil de presidente traçado pelo atual residente em Belém, Cavaco Silva.

© Francois Lenoir / Reuters

"Já o disse publicamente e tenho de ser coerente e consequente com o que disse: Não serei candidato a Presidente da República. Já o disse há bastante tempo. Para mim esse assunto, agora, está encerrado do ponto de vista pessoal", disse Durão Barroso à agência Lusa, à margem da Cimeira do Conselho Mundial de Turismo e Viagens, a decorrer em Madrid.

Em março, Cavaco Silva considerou que um Presidente da República deve ter experiência e domínio da política externa; formação, capacidade e disponibilidade bem como um conhecimento de causa dos assuntos políticos, militares, económicos, sociais, científicos, culturais e ambientais. Por outro lado, afirmou que um chefe de Estado deveria ter capacidade de apresentar e argumentar ideias e experiência na política europeia.

Confrontado com este perfil, que se encaixa no seu próprio percurso político, o ex-primeiro-ministro (PSD) reafirmou que não será candidato, mas admitiu - sem se alargar em comentários - que existem "existem excelentes candidatos", e com as características traçadas pelo atual Presidente.

 "Mas há com certeza excelentes candidatos e espero que possamos escolher - eu também vou votar - um bom presidente da República, que poderá ter essas características que o atual presidente, Cavaco Silva, apontou como desejáveis. Aliás, parece-me sem dúvida um elenco bastante positivo de características", disse Durão Barroso.

Sobre a polémica em torno da escolha de um candidato na área do PS, Durão Barroso escusou-se a comentar.
Lusa
  • Manuel Valls diz que Trump fez declaração de guerra à Europa

    Mundo

    O antigo primeiro-ministro francês Manuel Valls, aspirante a candidato socialista às presidenciais deste ano, considerou esta segunda-feira como uma "declaração de guerra" as afirmações do futuro Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a União Europeia.

  • Morreu o último homem que pisou a Lua

    Mundo

    O astronauta norte-americano Eugene Cernan, o último homem a pisar a Lua, morreu esta segunda-feira aos 82 anos, informou a agência espacial norte-americana, NASA.

  • Novo motim em prisão brasileira do Rio Grande do Norte

    Mundo

    Um motim ocorreu esta segunda-feira de madrugada numa prisão do estado brasileiro de Rio Grande do Norte, sem fazer feridos ou mortos, depois de uma rebelião numa outra prisão do mesmo estado ter feito 26 mortos no fim de semana.

  • Cheias e derrocadas destroem várias casas no Peru
    0:42

    Mundo

    Um deslizamento de terras seguido de uma inundação destruiu várias casas no Peru. As imagens mostram o momento em que o deslizamento acontece e o caos que se gerou. O trânsito ficou cortado e as inundações que se seguiram obrigaram várias pessoas a abandonar as suas habitações.