sicnot

Perfil

País

Corpo de Mariano Gago às 21:30 na Basílica da Estrela, funeral no sábado

O corpo do antigo ministro e professor José Mariano Gago estará a partir das 21:30 na Basílica da Estrela, em Lisboa, e o cortejo fúnebre sai no sábado às 12:00 para o cemitério de Pechão, Olhão.

Mariano Gago morreu hoje em Lisboa, aos 66 anos, vítima de doença súbita. (Arquivo)

Mariano Gago morreu hoje em Lisboa, aos 66 anos, vítima de doença súbita. (Arquivo)

Ricardo Moraes / AP

A informação foi dada hoje em comunicado pelo gabinete de imprensa do Instituto Superior Técnico, de Lisboa, onde José Mariano Gago, hoje falecido, foi professor.

Antigo ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Mariano Gago foi professor catedrático do Departamento de Física do Instituto Superior Técnico desde 1979, "físico de renome internacional e um académico excecional", e "teve um contributo para a ciência nacional e para a sociedade em geral reconhecido com a atribuição do grau de Comendador da Ordem Militar de Sant'Iago da Espada de Portugal", diz-se no comunicado.

Entre outros dados o Instituto Superior Técnico salienta ainda que Mariano Gago foi fundador e presidente do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, em Lisboa.

"Foi graças às suas qualidades como investigador, professor e líder político que se atingiram os extraordinários avanços que o sistema científico e tecnológico português registou na primeira década deste século", diz-se ainda no documento.

Mariano Gago morreu hoje em Lisboa, aos 66 anos, vítima de doença súbita.
Lusa
  • PS e BE não propõem alívio da dívida à UE
    1:55

    Economia

    O PS e o Bloco de Esquerda querem mais 45 anos para pagar as dívidas à União europeia e juros mais baixos. As medidas fazem parte da proposta dos partidos para a redução da dívida pública. No relatório que será enviado ao Governo, não é pedido qualquer perdão de dívida, ao contrário do que os partidos mais à esquerda chegaram a defender.

  • Antigos ministros de Governos de Sócrates ouvidos pelo MP
    1:54

    Operação Marquês

    Quatro antigos ministros de Governos de José Sócrates foram ouvidos recentemente pelo Ministério Público (MP), no âmbito da Operação Marquês. Mário Lino, António Mendonça, Teixeira dos Santos e Luís Campos e Cunha foram ouvidos como testemunhas. Os investigadores chamaram os antigos governantes para esclarecer decisões relacionadas com a PT.

    Notícia SIC

  • Suspeito de atropelamento mortal diz que foi mero acidente 
    2:00
  • Confrontos na primeira greve geral no Brasil em 21 anos
    1:34
  • "Está na altura de pressionarmos a Coreia do Norte"
    0:45

    Mundo

    O secretário de estado norte-americano, Rex Tillerson, afirmou esta sexta-feira na ONU que a ameaça da Coreia do Norte é real e pediu que o conselho de segurança da ONU tome medidas antes que seja o regime de pyongyang a fazê-lo.

  • Menina que nasceu com três pernas já corre após a cirurgia

    Mundo

    Uma criança do Bangladesh que cresceu com três pernas vai regressar a casa, depois de uma viagem até à Austrália, onde foi operada para retirar o membro a mais. Como resultado de um gémeo que não se formou por completo, a criança de três anos nasceu com uma terceira perna na pélvis. Alguns meses após a cirurgia, feita em novembro, a menina já corre.