sicnot

Perfil

País

Corpo de Mariano Gago às 21:30 na Basílica da Estrela, funeral no sábado

O corpo do antigo ministro e professor José Mariano Gago estará a partir das 21:30 na Basílica da Estrela, em Lisboa, e o cortejo fúnebre sai no sábado às 12:00 para o cemitério de Pechão, Olhão.

Mariano Gago morreu hoje em Lisboa, aos 66 anos, vítima de doença súbita. (Arquivo)

Mariano Gago morreu hoje em Lisboa, aos 66 anos, vítima de doença súbita. (Arquivo)

Ricardo Moraes / AP

A informação foi dada hoje em comunicado pelo gabinete de imprensa do Instituto Superior Técnico, de Lisboa, onde José Mariano Gago, hoje falecido, foi professor.

Antigo ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Mariano Gago foi professor catedrático do Departamento de Física do Instituto Superior Técnico desde 1979, "físico de renome internacional e um académico excecional", e "teve um contributo para a ciência nacional e para a sociedade em geral reconhecido com a atribuição do grau de Comendador da Ordem Militar de Sant'Iago da Espada de Portugal", diz-se no comunicado.

Entre outros dados o Instituto Superior Técnico salienta ainda que Mariano Gago foi fundador e presidente do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, em Lisboa.

"Foi graças às suas qualidades como investigador, professor e líder político que se atingiram os extraordinários avanços que o sistema científico e tecnológico português registou na primeira década deste século", diz-se ainda no documento.

Mariano Gago morreu hoje em Lisboa, aos 66 anos, vítima de doença súbita.
Lusa
  • Prisão preventiva para homicida de Barcelos
    1:43

    País

    O alegado homicida de Barcelos vai ficar em prisão preventiva, por quatro crimes de homicídio. Adelino Briote foi ouvido este sábado de manhã no Tribunal de Braga, depois de na sexta-feira ter alegadamente degolado quatro pessoas na freguesia de Tamel, em Barcelos.

  • Homem suspeito de matar a mulher em Esmoriz

    País

    Um homem é suspeito de ter esfaqueado este sábado mortalmente a mulher em Esmoriz, concelho de Ovar, num contexto de violência doméstica, disse à agência Lusa fonte da Guarda Nacional Republicana (GNR).

  • Morte de portuguesa no Luxemburgo afinal não aconteceu

    País

    A morte de uma portuguesa em Bettembourg, no sul do Luxemburgo, não terá acontecido. O Jornal do Luxemburgo avançou, esta manhã, que a emigrante portuguesa tinha sido baleada mortamente pelo filho, uma informação entretanto desmentida por outro jornal online. Segundo o Bom Dia Luxemburgo, o que aconteceu foi afinal uma rusga policial.

  • Estamos quase na hora de verão

    País

    Esta madrugada muda a hora. Quando for 1h00, os relógios adiantam para as 2h00. Será uma noite com menos tempo de sono, mas os dias vão ficar mais longos com o chamado horário de verão.

  • Hora do Planeta, apagam-se as luzes para despertar consciências
    2:19
  • Milhares nas cerimónias fúnebres de dirigente do Hamas

    Mundo

    Milhares de palestinianos participaram nas cerimónias fúnebres de um dirigente do Hamas, assassinado esta sexta-feira, na Faixa de Gaza. Vários homens armados acompanharam o cortejo fúnebre até à mesquita, onde se fizeram as últimas orações.