sicnot

Perfil

País

Corpo de Mariano Gago às 21:30 na Basílica da Estrela, funeral no sábado

O corpo do antigo ministro e professor José Mariano Gago estará a partir das 21:30 na Basílica da Estrela, em Lisboa, e o cortejo fúnebre sai no sábado às 12:00 para o cemitério de Pechão, Olhão.

Mariano Gago morreu hoje em Lisboa, aos 66 anos, vítima de doença súbita. (Arquivo)

Mariano Gago morreu hoje em Lisboa, aos 66 anos, vítima de doença súbita. (Arquivo)

Ricardo Moraes / AP

A informação foi dada hoje em comunicado pelo gabinete de imprensa do Instituto Superior Técnico, de Lisboa, onde José Mariano Gago, hoje falecido, foi professor.

Antigo ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Mariano Gago foi professor catedrático do Departamento de Física do Instituto Superior Técnico desde 1979, "físico de renome internacional e um académico excecional", e "teve um contributo para a ciência nacional e para a sociedade em geral reconhecido com a atribuição do grau de Comendador da Ordem Militar de Sant'Iago da Espada de Portugal", diz-se no comunicado.

Entre outros dados o Instituto Superior Técnico salienta ainda que Mariano Gago foi fundador e presidente do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, em Lisboa.

"Foi graças às suas qualidades como investigador, professor e líder político que se atingiram os extraordinários avanços que o sistema científico e tecnológico português registou na primeira década deste século", diz-se ainda no documento.

Mariano Gago morreu hoje em Lisboa, aos 66 anos, vítima de doença súbita.
Lusa
  • "Nós precisamos que os governantes estejam ao lado dos agricultores"
    11:54

    Economia

    Devido à seca, este ano Portugal vai ter a pior campanha de cereais do último século. A falta de chuva também está a afetar as pastagens e a produção de fruta. Eduardo de Oliveira e Sousa, presidente da CAP, a confederação que representa as associações de agricultores, esteve na Edição da Noite para falar sobre o tema.

  • "Há uma grande diferença em relação à anterior liderança do PSD"
    14:29

    País

    O ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, esteve esta quarta-feira na Edição da Noite da SIC Notícias. As novas relações com o PSD e a reprogramação do Portugal 2020 foram alguns dos temas de conversa. Pedro Marques defende que existe "uma grande diferença" entre as lideranças de Passos Coelho e Rui Rio no PSD.

    Entrevista SIC Notícias