sicnot

Perfil

País

Corpo de Mariano Gago às 21:30 na Basílica da Estrela, funeral no sábado

O corpo do antigo ministro e professor José Mariano Gago estará a partir das 21:30 na Basílica da Estrela, em Lisboa, e o cortejo fúnebre sai no sábado às 12:00 para o cemitério de Pechão, Olhão.

Mariano Gago morreu hoje em Lisboa, aos 66 anos, vítima de doença súbita. (Arquivo)

Mariano Gago morreu hoje em Lisboa, aos 66 anos, vítima de doença súbita. (Arquivo)

Ricardo Moraes / AP

A informação foi dada hoje em comunicado pelo gabinete de imprensa do Instituto Superior Técnico, de Lisboa, onde José Mariano Gago, hoje falecido, foi professor.

Antigo ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Mariano Gago foi professor catedrático do Departamento de Física do Instituto Superior Técnico desde 1979, "físico de renome internacional e um académico excecional", e "teve um contributo para a ciência nacional e para a sociedade em geral reconhecido com a atribuição do grau de Comendador da Ordem Militar de Sant'Iago da Espada de Portugal", diz-se no comunicado.

Entre outros dados o Instituto Superior Técnico salienta ainda que Mariano Gago foi fundador e presidente do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, em Lisboa.

"Foi graças às suas qualidades como investigador, professor e líder político que se atingiram os extraordinários avanços que o sistema científico e tecnológico português registou na primeira década deste século", diz-se ainda no documento.

Mariano Gago morreu hoje em Lisboa, aos 66 anos, vítima de doença súbita.
Lusa
  • Jovens adoptados e filha do líder da IURD com versões diferentes dos acontecimentos
    4:06

    País

    Os jovens adoptados e a filha do bispo Edir Macedo, que alegadamente os adoptou, têm versões diferentes sobre o que aconteceu. Vera e Luís Katz garantem que foram adoptados por uma família norte-americana, com que viveram até aos 20 anos. Viviane Freitas, filha do líder da Igreja Universal do Reino de Deus, conta que foi mãe das crianças durante três anos, apesar de lhe ter sido negada a adopção.

  • Cabecilha da seita Verdade Celestial é "mentiroso, egocêntrico e psicótico"
    2:22

    País

    O cabecilha da seita "Verdade Celestial" foi condenado a 23 anos de pena de prisão por abusos sexuais de crianças e adolescentes. O juiz diz que o cabecilha do grupo era mentiroso patológico, egocêntrico, impulsivo e com personalidade psicótica. Dos oito acusados, duas mulheres foram absolvidas e seis arguidos foram condenados a penas efetivas. A rede de abusadores foi desmantelada há dois anos, numa quinta de Palmela.

  • Mau tempo obriga ao cancelamento de centenas de voos na Europa
    1:21
  • Antigos quadros da Facebook declaram-se preocupados com efeitos da rede social

    Mundo

    Alguns dos antigos quadros da empresa Facebook estão a começar a exprimir sérias dúvidas sobre a rede social que ajudaram a criar, foi noticiado. A Facebook explora "uma vulnerabilidade na psicologia humana" para criar dependência entre os seus utilizadores, afirmou o primeiro presidente da empresa, Sean Parker, num fórum público.