sicnot

Perfil

País

Ministra assegura que o país está em condições de enfrentar fogos florestais

A ministra da Administração Interna, Anabela Rodrigues, assegurou hoje, em Penela, que o país está em condições de enfrentar os incêndios florestais deste ano.

PAULO NOVAIS

"Estamos em condições de enfrentar mais uma época" de fogos florestais, afirmou Anabela Rodrigues, que falava hoje à tarde, aos jornalistas, perto da vila do Espinhal, no concelho de Penela (distrito de Coimbra), onde se deslocou para assistir a um "treino operacional de natureza formativa, envolvendo diversos operacionais, que integram o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios", promovido pela Autoridade Nacional de Proteção Civil.

"Estas ações visaram demonstrar como o dispositivo, para este ano, de combate a incêndios florestais está ser preparado e muito bem preparado", sustentou a ministra.

É necessária esta "mensagem muito clara para todo o país de como estamos preparados para enfrentar esta época de incêndios".

A garantia de que o combate aos fogos se fará "com os meios adequados" é uma mensagem de segurança que, no entanto, não dispensa o apelo no sentido de "as pessoas prevenirem, através da sua própria atuação, evitando comportamentos de risco", advertiu a governante.

Anabela Rodrigues reconhece, contudo, que os recursos disponíveis para combate a fogos florestais "nunca são os ideais", mas pode "afirmar e reafirmar que todos os recursos estão a ser postos no terreno, faseadamente, de modo a que esteja o dispositivo em condições de funcionar na sua plenitude na época máxima de incêndios" ('fase Charlie').

Sobre "alguns problemas" que venham a ser detetados, a ministra disse estar "inteiramente disponível" para, e "se for necessário em conjunto com outros colegas do Governo, colmatar as dificuldades que se forem identificando".

Sobre a regulamentação do sistema geral de operações (despacho 35/51, de 2015), definindo, designadamente, zonas de interdição a jornalistas, Anabela Rodrigues afirmou que o diploma "visa salvaguardar exatamente o direito dos jornalistas de acesso às fontes de informação e a toda a informação em condições de segurança".

"Toda essa legislação" tem "em vista assegurar a informação em condições de segurança", garantiu, sustentando que o despacho não contraria a Constituição da República nem o Estatuto do Jornalista. 

"Por mais musculado que seja o dispositivo de combate [a incêndios florestais], por maior que seja a competência e resiliência dos operacionais e por mais coordenado que seja o planeamento de meios, ele poderá ser sempre insuficiente, se não existir uma mudança na política de ordenamento, na alteração dos comportamentos de risco e no reforço dos sistemas de prevenção estrutural e da vigilância da nossa floresta", sustentou o presidente da Câmara de Penela, o social-democrata Luís Matias.

"Infelizmente, nos últimos anos, temos assistido a uma crescente desconsideração pelo planeamento, ordenamento e gestão florestal subordinados a regras desadequadas", afirmou o autarca, que falava na sessão de apresentação do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais, que antecedeu o treino operacional.

"Uma política de reflorestação que tem expressão num coberto florestal tomado por uma expansão massiva de monoculturas" aumenta "substancialmente o risco e a propagação de incêndios" e dificulta as operações de combate aos incêndios", advertiu Luís Matias.

Lusa
  • Os melhores do mundo pela FIFA da última década

    Desporto

    O português Cristiano Ronaldo e o argentino Lionel Messi têm repartido de forma igual os prémios de melhor jogador do mundo pela FIFA, na última década. Apesar destes dois nomes serem os mais falados, muitos outros jogadores foram nomeados para o prémio. Conheça a lista dos nomeados e dos vencedores desde 2007.

  • "Avançámos em primeiro lugar com incentivos às empresas"
    18:07

    Economia

    O ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, esteve na Edição da Noite da SIC Notícias para falar do que pode ser feito depois da tragédia dos incêndios que assolou o país na última semana. O governante diz que já avançou com incentivos às empresas afetadas e que neste momento o mais importante é preservar a segurança das pessoas.

    Entrevista SIC Notícias

  • Santana Lopes lamenta que Rui Rio tenha recusado debates com as bases do PSD
    0:40

    País

    Pedro Santana Lopes lamenta que Rui Rio tenha recusado a realização de debates com as bases do partido. Fernando Negrão, responsável pela candidatura de Santana Lopes à presidência do PSD, já tinha advertido em comunicado que a posição de Rui Rio poderia também inviabilizar quaisquer outros frente a frente, incluindo os organizados pela comunicação social. Santana Lopes está na Guarda, no primeiro jantar com apoiantes desde que anunciou a candidatura.

  • Tudo o que precisa saber sobre a moção de censura

    País

    O Governo minoritário do PS enfrenta na terça-feira a sua primeira moção de censura, a 29.ª em 43 anos de democracia, mas PCP, BE e PEV já anunciaram que vai "chumbar" a iniciativa do CDS-PP. Esta é a sétima moção de censura apresentada pelo CDS-PP e a 29.ª a ser discutida na Assembleia da República. Os três partidos de esquerda que têm apoiado o executivo, PCP, BE e PEV, já anunciaram que votam contra. Com os votos do PS, a moção é chumbada.

  • Gémeas correm risco de vida se não saírem de Gaza

    Mundo

    Duas irmãs gémeas siamesas correm risco de vida enquanto permanecerem em Gaza. Quem diz é o médico Alam Abu Hamba, do Hospital de Shifra, que garante que "situação complicada" das meninas não pode ser tratada por médicos no território costeiro, atulamente bloqueado pelo Egito e por Israel. Abu Hamba espera que o casal de gémeas possa ser transferido para fora da separação.

  • Encontrado corpo de menina posta de castigo na rua pelo pai

    Mundo

    Sherin Mathews estava desaparecida desde o dia 7 de outubro. Este domingo a polícia do estado norte-americano do Texas encontrou o corpo de uma criança que acreditam ser a menina de três anos, desaparecida depois de o pai a colocar de castigo na rua, durante a madrugada.

    SIC