sicnot

Perfil

País

Trabalhadores da Santa Casa de Lisboa estão hoje em greve

Trabalhadores da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) realizam hoje a primeira greve de sempre na instituição, para exigir a atualização dos salários, congelados desde 2009, informou o Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais.

Além da greve, os trabalhadores realizam a partir das 11:00 uma concentração no Largo Trindade Coelho, em Lisboa, em frente à sede da SCML.

Entre as reivindicações contam-se a exigência de aumento dos salários, sem atualização desde 2009, e o descongelamento das progressões, a adoção das 35 horas de trabalho semanal e investimentos nos equipamentos da ação social da SCML.

De acordo com Paulo Soares, do Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais (STFPS) do Sul e Regiões Autónomas, "alguns centros infantis poderão estar encerrados e a maior parte dos lares de crianças e de idosos vão estar em serviços mínimos".

"Nos nossos serviços mínimos colocámos que será um dia igual a um domingo em período de férias, mas a realidade da Santa Casa, neste momento, é que tem tanta falta de pessoal que está a funcionar sempre igual a um domingo num período de férias", afirmou.

O sindicato tem vindo a alertar também para a "ameaça de despedimento" de 300 trabalhadores de equipamentos geridos pela Santa Casa, o que tem sido negado pela instituição.

   Em janeiro, representantes dos trabalhadores entregaram na SCML um abaixo-assinado, subscrito por 798 trabalhadores, a exigir a atualização de salários, bem como o descongelamento das progressões na carreira.

A Santa Casa refere no seu sítio na internet que tem mais de 5.000 colaboradores. 

Na quarta-feira representantes dos trabalhadores e da Santa Casa reuniram-se para tentar desbloquear o impasse sobre as várias reivindicações, mas não se chegou a consenso.




Lusa
  • Jorge Sampaio dá as boas-vindas a 54 estudantes sírios que chegaram esta madrugada a Lisboa
    0:30

    País

    O avião da Força Aérea Portuguesa vindo de Beirute aterrou no Aeroporto Militar Figo Maduro, em Lisboa, às 4h30. Estes estudantes vão, numa primeira fase, frequentar um curso intensivo de português. Depois serão integrados em universidades e politécnicos de Lisboa, no âmbito do programa de bolsas de estudo de emergência para estudantes sírios dirigido por Jorge Sampaio.

  • Carlos César promete reforço da transparência de titulares de cargos políticos
    2:13

    País

    O recém re-eleito presidente do PS apontou reforço da transparência de titulares de cargos políticos como uma das prioridades do partido, no discurso que fez esta mmanhã no congresso socialista. Enquanto isso, à porta do Centro de Exposições da Batalha, lesados do BES esperavam Costa e César para exigir o cumprimento de promessa.

  • "Acabámos com o mito de que é a direita que sabe governar as finanças públicas"
    2:15
  • Conselhos sobre as novas regras de proteção de dados 
    2:08
  • Protestos em Gaza vão continuar promete Hamas
    1:19

    Mundo

    Na fronteira da Faixa de Gaza com Israel, dezenas de palestinianos ficaram feridos noutra sexta-feira de protesto contra o bloqueio israelita. O Hamas que controla o território diz que as manifestações vão continuar apesar da repressão.

  • Jogo é a 3.000 km de Madrid mas em Santiago de Bernabéu está tudo a postos para a festa
    1:49
  • Restaurantes para grávidas, rooftops e uma viagem pelo Douro vinhateiro
    12:58