sicnot

Perfil

País

PR diz que Portugal perde uma das personalidades mais marcantes da vida científica

O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, enviou hoje uma mensagem de condolências à família do professor José Mariano Gago, que hoje morreu, frisando que Portugal perde "uma das personalidades mais marcantes da sua vida científica e cultural".

© Jose Manuel Ribeiro / Reuters

"Ao tomar conhecimento do falecimento do professor José Mariano Gago, envio à família enlutada as minhas mais sentidas condolências", refere uma nota publicada na página oficial da Presidência da Republica na Internet. 

A mensagem do chefe de Estado refere ainda que o professor Mariano Gago foi um "aluno brilhante do Instituto Superior Técnico, doutorado em Física pela Universidade de Paris, que cedo se notabilizou como um dos mais notáveis cientistas da sua geração". 

"A par desta carreira como investigador de excelência, José Mariano Gago distinguiu-se como uma das figuras cimeiras da política científica da democracia portuguesa", salienta. 

Nas condolências enviadas à família do professor Mariano Gago, o Presidente da República diz que "dirigiu as mais importantes instituições de promoção da atividade científica e tecnológica, sendo mais tarde Ministro da Ciência e da Tecnologia do XIII e do XIV Governos Constitucionais e Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do XVII e do XVIII Governos Constitucionais".

Realçou ainda que, "em larga medida devido ao seu dinamismo, a ciência portuguesa registou um impulso notável nas últimas décadas, conquistando um nível ímpar de internacionalização e uma enorme difusão junto dos portugueses".

"Além de homem de ciência e cultura, José Mariano Gago foi, desde jovem, um cidadão exemplar pelo empenho demonstrado na defesa intransigente dos valores da liberdade e da democracia", frisa a nota. 

Em Portugal, destaca a mensagem, "muito devem várias gerações de investigadores dos mais diversos ramos do saber e do conhecimento" ao professor Mariano Gago. 

Lusa
  • "Foi o momento mais difícil da minha vida", disse a ministra emocionada
    3:24
  • A fábrica de caças na base aérea de Monte Real
    3:35

    País

    A Força Aérea portuguesa é a única força militar, para além da norte-americana, que pode mexer em praticamente todo o motor de um caça F-16. Na base aérea de Monte Real há uma fábrica de caças que pode levar o país a comprar mais aviões às peças, para revender a outras forças militares.

  • Comprar ou arrendar casa?
    8:25
  • Fui contactado por um espectador do “Contas-Poupança” (quartas-feiras, Jornal da Noite, SIC) e leitor do blogue www.contaspoupanca.pt, que foi surpreendido com uma carta do banco a aumentar o spread porque um dos serviços que tinha subscrito tinha sido extinguido. Neste caso específico, a domiciliação de ordenado. Ora, o cliente ficou estupefacto porque não mudou de empresa, não foi despedido nem tinha havido nenhuma alteração no recebimento do ordenado naquela conta.

    Pedro Andersson

  • NotPetya: Lourenço Medeiros explica o novo ciberataque global
    2:44

    Mundo

    A Ucrânia está a ser seriamente afetada por um novo ataque informático. Algumas empresas de grande dimensão estão a ser prejudicadas, agravando a dimensão global do ataque, o qual não parece ser dirigido a ninguém em concreto. Ontem, nas primeiras horas do ataque, não parava de crescer o número de vítimas.

  • Temer acusado de prejudicar Polícia Federal
    2:36
  • Trump interrompe telefonema para elogiar jornalista

    Mundo

    A jornalista irlandesa Caitriona Perry viu-se esta terça-feira envolvida num momento que a própria classificou de "bizarro": um encontro inesperado com Donald Trump, que interrompeu um telefonema com o primeiro-ministro irlandês para... a elogiar.

    SIC

  • Caricaturas de Trump invadem capital do Irão

    Mundo

    O Irão está a organizar um concurso internacional de caricaturas do Presidente norte-americano Donald Trump. Pelas ruas de Teerão já vão surgindo algumas imagens alusivas ao festival que vai realizar-se no próximo mês de julho.