sicnot

Perfil

País

Portas diz que ex-ministro deixou marca no sistema científico

O vice-primeiro-ministro, Paulo Portas, afirmou hoje que o ex-ministro da Ciência, Mariano Gago, era uma pessoa que "respeitava intelectualmente", apesar das "discordâncias ideológicas", considerando que deixou uma "marca" no sistema científico.

© Rafael Marchante / Reuters

Mariano Gago, antigo ministro da Ciência e do Ensino Superior, morreu hoje, em sua casa, em Lisboa, aos 66 anos, vítima de doença súbita.

"Obviamente e independentemente das discordâncias ideológicas e das divergências políticas era uma pessoa que eu respeitava intelectualmente e que deixou uma marca do ponto de vista do sistema científico", afirmou Paulo Portas, à margem do Fórum Internacional Comunidades Inteligentes e Sustentáveis, em Braga.

Mariano Gago foi ministro da Ciência e da Tecnologia, de 1995 a 2002, do XII e XIII Governos Constitucionais, liderados por António Guterres, e ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, em novos governos do Partido Socialista, desta vez com José Sócrates como primeiro-ministro, de 2005 a 2011.

Lusa
  • Uma viagem pela Estrada Nacional 236
    2:52
  • A reconstrução depois da tragédia de Pedrógão
    2:43
  • Marcelo reúne-se na quarta-feira com Putin

    País

    O Presidente da República reúne-se na quarta-feira, em Moscovo, com o líder russo, Vladimir Putin, informou este domingo a Presidência. Marcelo Rebelo de Sousa estará na capital da Federação Russa para assistir ao jogo da seleção portuguesa na fase final do Mundial de Futebol com a equipa de Marrocos

  • Novo busto de Ronaldo foi pedido pelo Museu CR7
    2:07
  • Grécia e Macedónia assinam acordo histórico
    2:02

    Mundo

    A Grécia e a Macedónia assinaram um acordo histórico para mudar o nome da antiga República Jugoslava para República da Macedónia do Norte. Em causa está um problema diplomático entre os dois países que dificultou os planos da Macedónia em aderir à União Europeia e às Nações Unidas.