sicnot

Perfil

País

Portas diz que ex-ministro deixou marca no sistema científico

O vice-primeiro-ministro, Paulo Portas, afirmou hoje que o ex-ministro da Ciência, Mariano Gago, era uma pessoa que "respeitava intelectualmente", apesar das "discordâncias ideológicas", considerando que deixou uma "marca" no sistema científico.

© Rafael Marchante / Reuters

Mariano Gago, antigo ministro da Ciência e do Ensino Superior, morreu hoje, em sua casa, em Lisboa, aos 66 anos, vítima de doença súbita.

"Obviamente e independentemente das discordâncias ideológicas e das divergências políticas era uma pessoa que eu respeitava intelectualmente e que deixou uma marca do ponto de vista do sistema científico", afirmou Paulo Portas, à margem do Fórum Internacional Comunidades Inteligentes e Sustentáveis, em Braga.

Mariano Gago foi ministro da Ciência e da Tecnologia, de 1995 a 2002, do XII e XIII Governos Constitucionais, liderados por António Guterres, e ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, em novos governos do Partido Socialista, desta vez com José Sócrates como primeiro-ministro, de 2005 a 2011.

Lusa
  • Videoamador mostra grupo a atar tocha a um touro
    1:33
  • PJ investiga forma como o FC Porto obteve os e-mails
    1:58

    Desporto

    Enquanto o campeonato português de futebol está de férias do relvado, nos bastidores continua uma guerra aberta por causa dos e-mails. O FC Porto entregou à Polícia Judiciária toda a documentação disponível do chamado caso dos e-mails, que envolve o Benfica num alegado esquema de corrupção. O pedido foi feito pela Unidade Nacional de Combate à Corrupção da PJ. A forma como o FC Porto obteve os e-mails também está a ser investigada pela Polícia Judiciária.

  • Manifestantes bloquearam Caracas

    Mundo

    Milhares de pessoas bloquearam esta sexta-feira as ruas de Caracas e de outras cidades, em protesto contra a repressão e o assassinato de manifestantes pelas forças de segurança.