sicnot

Perfil

País

Portas diz que ex-ministro deixou marca no sistema científico

O vice-primeiro-ministro, Paulo Portas, afirmou hoje que o ex-ministro da Ciência, Mariano Gago, era uma pessoa que "respeitava intelectualmente", apesar das "discordâncias ideológicas", considerando que deixou uma "marca" no sistema científico.

© Rafael Marchante / Reuters

Mariano Gago, antigo ministro da Ciência e do Ensino Superior, morreu hoje, em sua casa, em Lisboa, aos 66 anos, vítima de doença súbita.

"Obviamente e independentemente das discordâncias ideológicas e das divergências políticas era uma pessoa que eu respeitava intelectualmente e que deixou uma marca do ponto de vista do sistema científico", afirmou Paulo Portas, à margem do Fórum Internacional Comunidades Inteligentes e Sustentáveis, em Braga.

Mariano Gago foi ministro da Ciência e da Tecnologia, de 1995 a 2002, do XII e XIII Governos Constitucionais, liderados por António Guterres, e ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, em novos governos do Partido Socialista, desta vez com José Sócrates como primeiro-ministro, de 2005 a 2011.

Lusa
  • Sporting de Braga eliminado da Liga Europa
    2:01
  • Prémio Pessoa 2016 hoje anunciado em Sintra

    País

    O Prémio Pessoa 2016, que distingue uma personalidade que tenha tido uma "intervenção particularmente relevante e inovadora na vida artística, literária ou científica" no país, é anunciado hoje, às 12:00, no Palácio de Seteais, em Sintra.