sicnot

Perfil

País

Amigos defendem Ordem da Liberdade para jornalista Tolentino de Nóbrega

Um grupo de pessoas ligadas à comunicação social defende a atribuição da Ordem da Liberdade, a título póstumo, ao jornalista Tolentino de Nóbrega, falecido no passado dia 07 de abril, com 63 anos, no Funchal.

SIC

Em defesa da sua posição, os subscritores desta iniciativa alegam que Tolentino de Nóbrega representa um "distinto exemplo do exercício da profissão de jornalista", que este praticou durante 43 anos "com enorme e intransigente sentido de independência, a que aliava um firme e simultaneamente suave compromisso com a defesa da liberdade de expressão".

 

O grupo de jornalistas e amigos de Tolentino de Nóbrega que assina esta tomada de posição inclui nomes como os do patrão do grupo Impresa, Francisco Pinto Balsemão, a diretora do jornal Público, Bárbara Reis, e a presidente do Sindicato dos Jornalistas, Sofia Branco, num rol de 45 figuras.

 

Os amigos recordam o longo e prestigiado percurso profissional de Tolentino de Nóbrega, desde o Comércio do Funchal, onde se iniciou em 1972, até ao Público, passando pelo Diário de Notícias do Funchal, A Luta, o Expresso e O Jornal, mencionando que desempenhou o seu ofício na ilha da Madeira, "lugar difícil para se ser jornalista".

 

No documento lê-se que "é (...) tempo de fazer justiça à sua memória, reconhecendo o seu exemplar exercício do jornalismo, e o seu corajoso e perseverante comportamento de resistência à intolerância", para justificar o merecimento do jornalista à Ordem da Liberdade.

 

Esse texto e a respetiva intenção são já do conhecimento de Manuela Ferreira Leite, chanceler do Conselho das Ordens Nacionais, e de Nunes Liberato, chefe da Casa Civil da Presidência da República.

 

 Lusa

 

 

  • Hoje, o Primeiro Jornal esteve em Leiria
    1:13
  • Nova tecnologia provoca a queda de drones
    1:39

    País

    Um dia depois da divulgação das medidas de identificação e da obrigatoriedade de seguro para os drones, sabe-se agora que vem aí uma tecnologia para a deteção de drones e respetivos operadores, com capacidade para neutralizar os aparelhos. O início dos testes está previsto para o final do mês, na altura em que a nova legislação será publicada. 

  • "Estamos a perder tempo adiando a descentralização"
    1:29
  • Fãs choram morte de Chester Bennington
    2:12
  • Bigode de Salvador Dalí está intacto, às "10 para as 10"

    Cultura

    O corpo do pintor surrealista catalão foi ontem exumado no Teatro-Museo de Figueres, por ordem de um tribunal de Madrid, para um exame de determinação de paternidade de Pilar Abel, que alega ser filha do artista. O pintor que morreu há 28 anos foi embalsamado e mumificado pelo que o corpo continua preservado e o famoso bigode levantado.

  • Alunos de medicina fazem rastreios porta-a-porta em Belmonte
    2:18

    País

    Cerca de 60 estudantes de vários pontos do país estão em Belmonte, onde vão realizar várias atividades ligadas à saúde durante quatro dias. A SIC acompanhou esta sexta-feira o trabalho na aldeia de Colmeal da Torre. Os alunos fazem rastreios à glicemia, medição da tensão arterial e avaliação da percentagem de gordura corporal; e o objetivo é sensibilizar a população para a importância de hábitos e estilos de vida saudáveis.