sicnot

Perfil

País

Dietistas exigem tratamento igual aos nutricionistas

A Associação Portuguesa de Dietistas (APD) defendeu hoje que estes profissionais de saúde têm "as mesmas competências" que os nutricionistas, exigindo um tratamento igual e que a profissão passe a denominar-se dietista-nutricionista.

© Umit Bektas / Reuters

A Ordem dos Nutricionistas, que atualmente regula as profissões de nutricionista e dietista, iniciou o processo de convergência das profissões, fazendo com que desapareça a de dietista, por proposta do Governo, uma situação já contestada pelos nutricionistas. 

A APD defende, em comunicado, que "os dietistas têm as mesmas competências técnicas que os nutricionistas" e pretende "um tratamento pautado pelo princípio da igualdade".

  Para expor a sua posição, a associação solicitou uma audiência à Comissão Parlamentar do Trabalho, Segurança Social e Administração Pública antes da discussão da proposta de lei do Governo para alteração dos Estatutos da Ordem dos Nutricionistas, agendada para a próxima sexta-feira, no Parlamento.

Segundo a associação, os dietistas "têm sido alvo de discriminação ativa por terceiros que sustentam que os nutricionistas são os profissionais de referência na área da nutrição e da dietética, dispondo de mais e melhores competências que os dietistas, encetando ações de promoção de emprego no setor público e privado apenas aos nutricionistas".

Defendem que os dietistas licenciados pelo ensino superior politécnico são Técnicos de Diagnóstico e Terapêutica e os dietistas licenciados pelo ensino superior universitário estão integrados na carreira de Técnico Superior de Saúde. 

"A verdade é que a generalidade dos dietistas, mesmo que licenciados, continua integrada na carreira de técnico de diagnóstico e terapêutica", explica a APD. 

"Além das consequências em sede de dignidade profissional e económicas, a manutenção do 'status quo' em matéria de carreiras públicas tem permitido que a Ordem dos Nutricionistas sustente -- erradamente -- que os dietistas dispõem de menores competências técnicas face aos nutricionistas, dado que estes são Técnicos Superiores de Saúde", sustenta. 

Na passada quarta-feira, cerca de meia centena de nutricionistas e alunos de Ciências da Nutrição manifestaram-se, no Porto, contra a convergência das duas profissões.

 A APD diz que não pode concordar com o que está "a ser oficialmente defendido nos protestos, comunicados e testemunhos à imprensa por nutricionistas e estudantes da área", porque "ambas as profissões são iguais". 

Segundo dados da associação, existem mais de 900 dietistas em Portugal.

A bastonária da Ordem dos Nutricionistas, Alexandra Bento, afirmou no dia do protesto que a fusão das duas profissões é a "melhor solução".

Na opinião de Alexandra Bento, a convergência das profissões garantirá a estes profissionais uma "maior representatividade" no mercado de trabalho e nos órgãos do Governo, conferindo-lhes uma maior força reivindicativa na resolução dos problemas que afetam a classe. 

A responsável lembrou que a proposta de extinguir a profissão de dietista, mantendo-se apenas a de nutricionista, foi feita pela Assembleia da República, pelo Governo e pelo provedor de Justiça. 



Lusa

  • Os melhores do mundo pela FIFA da última década

    Desporto

    O português Cristiano Ronaldo e o argentino Lionel Messi têm repartido de forma igual os prémios de melhor jogador do mundo pela FIFA, na última década. Apesar destes dois nomes serem os mais falados, muitos outros jogadores foram nomeados para o prémio. Conheça a lista dos nomeados e dos vencedores desde 2007.

  • "Avançámos em primeiro lugar com incentivos às empresas"
    18:07

    Economia

    O ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, esteve na Edição da Noite da SIC Notícias para falar do que pode ser feito depois da tragédia dos incêndios que assolou o país na última semana. O governante diz que já avançou com incentivos às empresas afetadas e que neste momento o mais importante é preservar a segurança das pessoas.

    Entrevista SIC Notícias

  • Santana Lopes lamenta que Rui Rio tenha recusado debates com as bases do PSD
    0:40

    País

    Pedro Santana Lopes lamenta que Rui Rio tenha recusado a realização de debates com as bases do partido. Fernando Negrão, responsável pela candidatura de Santana Lopes à presidência do PSD, já tinha advertido em comunicado que a posição de Rui Rio poderia também inviabilizar quaisquer outros frente a frente, incluindo os organizados pela comunicação social. Santana Lopes está na Guarda, no primeiro jantar com apoiantes desde que anunciou a candidatura.

  • Tudo o que precisa saber sobre a moção de censura

    País

    O Governo minoritário do PS enfrenta na terça-feira a sua primeira moção de censura, a 29.ª em 43 anos de democracia, mas PCP, BE e PEV já anunciaram que vai "chumbar" a iniciativa do CDS-PP. Esta é a sétima moção de censura apresentada pelo CDS-PP e a 29.ª a ser discutida na Assembleia da República. Os três partidos de esquerda que têm apoiado o executivo, PCP, BE e PEV, já anunciaram que votam contra. Com os votos do PS, a moção é chumbada.

  • Gémeas correm risco de vida se não saírem de Gaza

    Mundo

    Duas irmãs gémeas siamesas correm risco de vida enquanto permanecerem em Gaza. Quem diz é o médico Alam Abu Hamba, do Hospital de Shifra, que garante que "situação complicada" das meninas não pode ser tratada por médicos no território costeiro, atulamente bloqueado pelo Egito e por Israel. Abu Hamba espera que o casal de gémeas possa ser transferido para fora da separação.

  • Encontrado corpo de menina posta de castigo na rua pelo pai

    Mundo

    Sherin Mathews estava desaparecida desde o dia 7 de outubro. Este domingo a polícia do estado norte-americano do Texas encontrou o corpo de uma criança que acreditam ser a menina de três anos, desaparecida depois de o pai a colocar de castigo na rua, durante a madrugada.

    SIC