sicnot

Perfil

País

Portugal e Marrocos reúnem-se hoje em cimeira bilateral

Portugal e Marrocos vão reunir-se hoje em Lisboa na XII cimeira Luso-Marroquina, depois de um interregno de cinco anos.  

© Eric Vidal / Reuters

As delegações dos dois países têm prevista uma reunião plenária de cerca de uma hora, que será antecedida por um encontro entre os chefes de governo de Portugal, Pedro Passos Coelho, e de Marrocos, Abdelillah Benkirane.

A cimeira bilateral, que pela primeira vez será realizada na capital portuguesa, terminará com uma cerimónia de assinatura de acordos de cooperação, com o relacionamento económico a ocupar lugar central. 

Marrocos é o 4.º maior destino das exportações portuguesas para fora da Europa (depois de Angola, Estados Unidos e Brasil). Em 2014 as exportações de Portugal para Marrocos atingiram os 600 milhões de euros.

Os dois países pretendem criar um Observatório do Investimento para ajudar as empresas que queiram fazer parcerias e abrir mercados.

Para além do relacionamento económico, as questões de vizinhança na bacia do Mediterrâneo, nomeadamente o problema da imigração ilegal, são também fulcrais no relacionamento bilateral, com Portugal a partilhar atualmente com Marrocos a presidência do "Diálogo 5+5", estrutura que associa cinco países do sul da Europa (Portugal, Espanha, França, Itália e Malta) com os seus vizinhos do norte de África (Marrocos, Argélia, Tunísia, Líbia e Mauritânia).


Lusa
  • Desde 2005 morreram 72 bombeiros mas ninguém sabe quantos ficaram feridos
    2:02

    Reportagem Especial

    "Vidas de Fogo" é a Reportagem Especial desta noite, sobre os bombeiros feridos em combate a incêndios florestais. Este ano, durante o período mais crítico dos fogos, vão estar no terreno quase 10.000 operacionais. Grande parte são bombeiros voluntários. Vamos contar cinco casos de bombeiros feridos em combate e tentar saber como se recupera de um acidente, como se vive depois de queimado e como se lida com a morte de colegas durante um fogo.

    Hoje no Jornal da Noite

  • Líder do Daesh abatido durante fuga

    Daesh

    Um líder do Daesh e o assistente foram abatidos pela polícia iraquiana, em Mossul. A notícia é avançada pela agência EFE que esclarece que os dois homens terão sido mortos enquanto fugiam do Oeste para Este da cidade iraquiana através do rio Tigre.