sicnot

Perfil

País

Portugal e Marrocos reúnem-se hoje em cimeira bilateral

Portugal e Marrocos vão reunir-se hoje em Lisboa na XII cimeira Luso-Marroquina, depois de um interregno de cinco anos.  

© Eric Vidal / Reuters

As delegações dos dois países têm prevista uma reunião plenária de cerca de uma hora, que será antecedida por um encontro entre os chefes de governo de Portugal, Pedro Passos Coelho, e de Marrocos, Abdelillah Benkirane.

A cimeira bilateral, que pela primeira vez será realizada na capital portuguesa, terminará com uma cerimónia de assinatura de acordos de cooperação, com o relacionamento económico a ocupar lugar central. 

Marrocos é o 4.º maior destino das exportações portuguesas para fora da Europa (depois de Angola, Estados Unidos e Brasil). Em 2014 as exportações de Portugal para Marrocos atingiram os 600 milhões de euros.

Os dois países pretendem criar um Observatório do Investimento para ajudar as empresas que queiram fazer parcerias e abrir mercados.

Para além do relacionamento económico, as questões de vizinhança na bacia do Mediterrâneo, nomeadamente o problema da imigração ilegal, são também fulcrais no relacionamento bilateral, com Portugal a partilhar atualmente com Marrocos a presidência do "Diálogo 5+5", estrutura que associa cinco países do sul da Europa (Portugal, Espanha, França, Itália e Malta) com os seus vizinhos do norte de África (Marrocos, Argélia, Tunísia, Líbia e Mauritânia).


Lusa
  • Divorciados vão poder dividir filhos no IRS 

    Economia

    Os divorciados vão passar a poder dividir os filhos no IRS (imposto sobre o rendimento singular) e o Governo está a estudar soluções para que em 2018 haja um novo sistema para lidar com a guarda conjunta de filhos.

  • "Os governos são diferentes mas o povo é o mesmo"
    0:45

    Economia

    O Presidente da República atribui o resultado do défice do ano passado ao espírito de sacrifício do povo português. Num jantar em Coimbra para assinalar o Dia do Estudante, Marcelo Rebelo de Sousa considerou ainda que o valor do défice de 2016 é a prova de que com governos diferentes conseguem-se os mesmos objetivos.

  • Recuo na saúde é primeira derrota de peso para Donald Trump
    1:18

    Mundo

    O Presidente norte-americano sofreu esta sexta-feira uma derrota de peso. O líder da Câmara dos Representantes retirou a proposta do plano de saúde de Trump, que se preparava para um chumbo na câmara baixa do Congresso. Para já, mantém-se o Obamacare.

  • Pai do piloto da Germanwings defende inocência do filho

    Mundo

    O pai de Andreas Lubitz declarou esta sexta-feira que o filho não é o responsável pelo embate do avião da Germanwings contra um local montanhoso, que fez 150 mortos. O Ministério Público alemão concluiu em janeiro que o incidente em 2015 foi apenas da responsabilidade do piloto.