sicnot

Perfil

País

Sismo de 4,9 registado no grupo central dos Açores

Um sismo de magnitude 4,9 na escala de Richter foi registado no domingo nos Açores com epicentro a oeste-noroeste da freguesia do Capelo, concelho da Horta, na ilha do Faial, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

(Reuters/ Arquivo)

(Reuters/ Arquivo)

© Beawiharta Beawiharta / Reuters

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o sismo foi registado às 22:02 (23:00 hora de Lisboa) nas estações da Rede Sísmica do Arquipélago dos Açores, com uma magnitude de 4,9 na escala de Richter e cujo epicentro se localizou a cerca de 60 quilómetros a oeste-noroeste da freguesia do Capelo, concelho da Horta, na ilha do Faial.

O IPMA adiantou, em comunicado, que o sismo foi sentido com intensidade máxima de IV (na escala de Mercali modificada) na região de Feteira, freguesia do concelho da Horta, na ilha do Faial, e de III em Lages, S. Roque do Pico, e em Silveira do Pico, na ilha do Pico.

Segundo o IPMA, o sismo não causou danos pessoais ou materiais.


Lusa
  • País

    Caiu um helicóptero que estava a operar no combate aos incêndios em Cabril, no concelho de Castro Daire. As autoridades ainda não terão conseguido chegar ao local da queda. O piloto era o único ocupante do aparelho, que se incendiou logo após a queda.

    Em atualização

  • Negligência é a principal causa dos incêndios
    1:32

    País

    A Polícia Judiciária deteve mais dois suspeitos de fogo posto este fim de semana. Ao todo já foram detidas pelo menos 99 pessoas pelas autoridades desde o início do ano, a maioria suspeitas de agirem intencionalmente. Mas desde 1 de janeiro até meados deste mês, dos 8 mil incêndios investigados pela GNR, mais de 3.300 tiveram causa negligente. 

  • Concentração de motos em Góis
    2:28

    País

    Durante este fim de semana, decorre uma das concentrações de motards mais concorridas do país. A organização esperava cerca de 20 mil visitantes em Góis.

  • Um encontro português (e inesperado) em alto mar
    2:38