sicnot

Perfil

País

Cada euro investido numa IPSS mais do que duplica o retorno

Cada euro investido nas Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) dos municípios de Idanha-a-Nova, Macedo de Cavaleiros, Montijo e Peniche gera, no mínimo e em média, 2,46 euros de benefícios sociais, revela um estudo da CNIS.

© Kim Hong-Ji / Reuters

As conclusões fazem parte do estudo "Impactes Económico e Social das IPSS", encomendado pela Confederação Nacional de Instituições de Solidariedade (CNIS), que teve por objetivo demonstrar a mais-valia destas instituições, tendo por base dois concelhos do interior e dois concelhos do litoral.

Segundo a assessora da CNIS Palmira Macedo, o estudo concluiu que, no total das IPSS dos quatro municípios em análise, "cada euro investido gera, no mínimo, 2,46 euros de benefícios sociais".

Analisando as diferentes respostas sociais, os valores aumentam para 3,93 euros no caso das creches e jardins-de-infância, 4,23 euros, nos Lares de Idosos, e 5,68 euros em relação aos Serviços de Apoio Domiciliário (SAD).

Palmira Macedo explicou que se trata de valores médios, já que o impacto relativo das IPSS é maior nos concelhos do interior.

A assessora da CNIS adiantou também que "a atividade das IPSS nestes municípios induz a um aumento de 3% do total da produção, a 9% do total de valor acrescentado bruto e 6% do total do emprego".

Outros resultados e os valores específicos para cada município serão conhecidos hoje na apresentação do estudo, em Idanha-a-Nova, no Centro Cultural Raiano, pelas 15:00.


Lusa


  • Passos elogia escolha de Paulo Macedo mas diz que não é suficiente
    1:47

    Caso CGD

    Pedro Passos Coelho diz que Paulo Macedo é competente para liderar os destinos da Caixa Geral de Depósitos, mas que a nomeação do antigo ministro não é suficiente para passar uma esponja sobre o assunto. Em Viseu, o líder do PSD não quis ainda avançar com um nome para a Câmara de Lisboa, depois de Santana Lopes afastar a hipótese de se candidatar.

  • O impacto e as consequências do referendo em Itália
    1:02
  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.