sicnot

Perfil

País

João Soares sugere enviar população do Kosovo para hotéis de três estrelas no sul de Espanha

O deputado socialista João Soares afirmou hoje que ficaria "mais barato" criar "uma ponte aérea para o sul de Espanha" e instalar a população do Kosovo em "hotéis de três estrelas" do que continuar missões naquele país.

As palavras do deputado do PS foram proferidas durante uma audição do ministro da Defesa em sede de comissão parlamentar. 

O parlamentar socialista sugeriu a criação de uma "ponte aérea para o sul de Espanha" e que "se instalasse toda a população" do Kosovo "em hotéis de três estrelas": "Se calhar ficava mais barato".

João Soares elogiou a capacidade de integração dos militares portugueses particularmente nas missões na região dos Balcãs e afirmou que inclusivamente se registaram "vários casamentos" entre portugueses e ''kosovares'' e até divórcios.

"É um indicador importante desta nossa capacidade, que é uma mais-valia", afirmou o socialista.

Soares lamentou ainda "a falta de avaliação" de missões como a que existiu no Afeganistão até ao ano passado e defendeu que o parlamento deve fazer um balanço.

"Aumentaram as situações de insegurança, houve um acréscimo significativo do terrorismo no Afeganistão, quem é que já fez o balanço disto?", interrogou.

Na comissão de Defesa, o socialista Miranda Calha lamentou ainda que não se tenham feito audições regimentalmente previstas para abordar mudanças nas missões externas das Forças Armadas, nomeadamente na Roménia ou em África.

O também vice-presidente da Assembleia da República referiu que por exemplo a missão para combater o autoproclamado Estado Islâmico, no Iraque, "requer agendamento específico" para ser discutida pelos deputados com o Governo.


Lusa

  • Divorciados vão poder dividir filhos no IRS 

    Economia

    Os divorciados vão passar a poder dividir os filhos no IRS (imposto sobre o rendimento singular) e o Governo está a estudar soluções para que em 2018 haja um novo sistema para lidar com a guarda conjunta de filhos.

  • "Os governos são diferentes mas o povo é o mesmo"
    0:45

    Economia

    O Presidente da República atribui o resultado do défice do ano passado ao espírito de sacrifício do povo português. Num jantar em Coimbra para assinalar o Dia do Estudante, Marcelo Rebelo de Sousa considerou ainda que o valor do défice de 2016 é a prova de que com governos diferentes conseguem-se os mesmos objetivos.

  • Recuo na saúde é primeira derrota de peso para Donald Trump
    1:18

    Mundo

    O Presidente norte-americano sofreu esta sexta-feira uma derrota de peso. O líder da Câmara dos Representantes retirou a proposta do plano de saúde de Trump, que se preparava para um chumbo na câmara baixa do Congresso. Para já, mantém-se o Obamacare.

  • Pai do piloto da Germanwings defende inocência do filho

    Mundo

    O pai de Andreas Lubitz declarou esta sexta-feira que o filho não é o responsável pelo embate do avião da Germanwings contra um local montanhoso, que fez 150 mortos. O Ministério Público alemão concluiu em janeiro que o incidente em 2015 foi apenas da responsabilidade do piloto.