sicnot

Perfil

País

João Soares sugere enviar população do Kosovo para hotéis de três estrelas no sul de Espanha

O deputado socialista João Soares afirmou hoje que ficaria "mais barato" criar "uma ponte aérea para o sul de Espanha" e instalar a população do Kosovo em "hotéis de três estrelas" do que continuar missões naquele país.

As palavras do deputado do PS foram proferidas durante uma audição do ministro da Defesa em sede de comissão parlamentar. 

O parlamentar socialista sugeriu a criação de uma "ponte aérea para o sul de Espanha" e que "se instalasse toda a população" do Kosovo "em hotéis de três estrelas": "Se calhar ficava mais barato".

João Soares elogiou a capacidade de integração dos militares portugueses particularmente nas missões na região dos Balcãs e afirmou que inclusivamente se registaram "vários casamentos" entre portugueses e ''kosovares'' e até divórcios.

"É um indicador importante desta nossa capacidade, que é uma mais-valia", afirmou o socialista.

Soares lamentou ainda "a falta de avaliação" de missões como a que existiu no Afeganistão até ao ano passado e defendeu que o parlamento deve fazer um balanço.

"Aumentaram as situações de insegurança, houve um acréscimo significativo do terrorismo no Afeganistão, quem é que já fez o balanço disto?", interrogou.

Na comissão de Defesa, o socialista Miranda Calha lamentou ainda que não se tenham feito audições regimentalmente previstas para abordar mudanças nas missões externas das Forças Armadas, nomeadamente na Roménia ou em África.

O também vice-presidente da Assembleia da República referiu que por exemplo a missão para combater o autoproclamado Estado Islâmico, no Iraque, "requer agendamento específico" para ser discutida pelos deputados com o Governo.


Lusa

  • Carro que atropelou adepto encontrado numa garagem na Amadora
    1:51

    Desporto

    O carro que atropelou o adepto da Fiorentina, junto ao Estádio da Luz, está nas mãos da Polícia Judiciária. O automóvel foi encontrado esta terça-feira por uma brigada da PSP na garagem de um casa da Amadora, que pertence a um elemento da claque dos No Name Boys.

  • Portugueses passam mais de oito horas por semana ao volante
    0:59

    País

    Os portugueses gastam, em média, oito horas em deslocações durante a semana. Um estudo do Observatório Europeu da Mobilidade, divulgado hoje, diz ainda que a grande maioria prefere o automóvel como meio de transporte. Entre os países europeus, Portugal é líder na utilização do carro para deslocação para o trabalho.

  • A SIC foi dar uma volta de bicicleta

    País

    Há 90 anos, cerca de 40 ciclistas partiam do Marquês de Pombal, em Lisboa, para a primeira etapa da 1.ª Volta a Portugal de Bicicleta. Hoje, um grupo de investigadores repete o percurso, até Setúbal, dando início a uma viagem que pretende incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte no dia-a-dia. Um jornalista da SIC segue no pelotão e pode acompanhar a viagem em direto no Facebook da SIC Notícias.

    SIC

  • PCP abre debate quizenal com assuntos laborais e sociais

    País

    Um dia depois da sessão solene do 25 de Abril, os deputados regressam hoje ao parlamento para mais um debate quinzenal com o primeiro-ministro, que será seguido por uma discussão sobre o Conselho Europeu extraordinário de sábado. Acompanhe aqui em direto às 15h00 e Minuto a Minuto.

  • Portugal subiu cinco lugares no Ranking da Liberdade de Imprensa
    1:42

    País

    Portugal está agora na 18 ª posição em 180 países no relatório deste ano dos Repórteres Sem Fronteiras. Esta associação revela que a imprensa portuguesa foi condenada 21 vezes por violação de liberdade de expressão e por difamação pelo Tribunal Europeu dos Direitos do Homem.