sicnot

Perfil

País

Médica julgada hoje por tentar assaltar ourivesaria em Lisboa

Uma médica que tentou assaltar uma ourivesaria no Centro Comercial Roma, em Lisboa, em dezembro de 2011, começa hoje ser julgada, após os exames periciais ordenados pelo tribunal revelarem que a arguida é imputável.

© Aly Song / Reuters

A perícia psiquiátrica foi pedida pela juíza, em 2013, num primeiro julgamento, no qual a arguida disse que no dia dos acontecimentos apenas queria ir dar um passeio com o filho de 15 anos - que ficou no exterior da ourivesaria -, mas acabou por entrar na loja, dizendo que estava sob o efeito de forte medicação psiquiátrica e com uma depressão profunda.

A juíza determinou, na ocasião, em concordância com o Ministério Público (MP) e o advogado da arguida, a interrupção do julgamento até à conclusão do relatório pericial, levando assim à "perda da prova" produzida nessa primeira sessão e à consequente anulação das declarações da arguida.

Segundo o despacho de acusação do MP, a mulher entrou na ourivesaria na tarde de 26 de dezembro e, depois de atirar gás pimenta para a cara da funcionária, tentou fugir com várias joias no valor total de 7.200 euros que tinham sido colocadas em cima do balcão.

A arguida foi imobilizada pela funcionária e por um segurança que se encontrava no exterior do estabelecimento comercial e entregue às autoridades, que lhe apreenderam uma réplica de uma arma de fogo que trazia na mala.

A médica está acusada de um crime de roubo agravado na forma tentada, de um crime de detenção de arma proibida e de uma contraordenação.

O início da sessão está marcado para as 13:30 na Instância Local de Lisboa, Juiz 4, no Campus da Justiça.


Lusa

  • Portugal a tremer de frio
    3:07

    País

    Portugal continua a registar temperaturas negativas, sobretudo no Norte do país. Em Trás-os-Montes, por exemplo, marcaram mínimas de 11 graus abaixo de zero e os termómetros desceram tanto que congelaram rios, canalizações de água e até aquecimentos de escolas. Mas nem tudo é mau pois os produtores falam em boa época para curar fumeiro.

  • Artista que criou poster de Obama quer invadir EUA com símbolos de esperança

    Mundo

    Shepard Fairey - o artista por trás do tão conhecido cartaz vermelho e azul "Hope" de Barack Obama, durante a campanha eleitoral de 2008 nos EUA - produziu uma série de novas imagens a tempo da tomada de posse de Donald Trump, na sexta-feira. Agora, o artista e a sua equipa querem manifestar uma posição política com a campanha "We The People", contra as ideias que o Presidente eleito tem defendido.

  • Podem as plantas ver, ouvir e até reagir?

    Mundo

    Um professor de Ciências Vegetais da Universidade de Missouri, nos Estados Unidos, passou quatro décadas a investigar as relações entre vegetais e insetos. Na visão de Jack Schultz, as plantas são "como animais muito lentos", que conseguem ver, ouvir, cheirar e até têm comportamentos próprios.

  • Zoo da Indonésia acusado de querer matar ursos à fome

    Mundo

    Um grupo de ativistas da Indonésia acusa o Jardim Zoológico de Bandung de estar a matar à fome os seus animais, incluindo os ursos-do-sol, para ser fechado. Um vídeo recentemente publicado mostra os ursos, que aparecem muito magros e a implorar por comida.