sicnot

Perfil

País

Médica julgada hoje por tentar assaltar ourivesaria em Lisboa

Uma médica que tentou assaltar uma ourivesaria no Centro Comercial Roma, em Lisboa, em dezembro de 2011, começa hoje ser julgada, após os exames periciais ordenados pelo tribunal revelarem que a arguida é imputável.

© Aly Song / Reuters

A perícia psiquiátrica foi pedida pela juíza, em 2013, num primeiro julgamento, no qual a arguida disse que no dia dos acontecimentos apenas queria ir dar um passeio com o filho de 15 anos - que ficou no exterior da ourivesaria -, mas acabou por entrar na loja, dizendo que estava sob o efeito de forte medicação psiquiátrica e com uma depressão profunda.

A juíza determinou, na ocasião, em concordância com o Ministério Público (MP) e o advogado da arguida, a interrupção do julgamento até à conclusão do relatório pericial, levando assim à "perda da prova" produzida nessa primeira sessão e à consequente anulação das declarações da arguida.

Segundo o despacho de acusação do MP, a mulher entrou na ourivesaria na tarde de 26 de dezembro e, depois de atirar gás pimenta para a cara da funcionária, tentou fugir com várias joias no valor total de 7.200 euros que tinham sido colocadas em cima do balcão.

A arguida foi imobilizada pela funcionária e por um segurança que se encontrava no exterior do estabelecimento comercial e entregue às autoridades, que lhe apreenderam uma réplica de uma arma de fogo que trazia na mala.

A médica está acusada de um crime de roubo agravado na forma tentada, de um crime de detenção de arma proibida e de uma contraordenação.

O início da sessão está marcado para as 13:30 na Instância Local de Lisboa, Juiz 4, no Campus da Justiça.


Lusa

  • Centro comercial em Manchester evacuado

    Mundo

    Um centro comercial foi evacuado esta manhã, no centro de Manchester. Testemunhas dizem ter ouvido um "grande estrondo". O incidente acontece horas depois do ataque na Manchester Arena, no final da atuação da cantora Ariana Grande, no qual morreram pelo menos 22 pessoas. O espaço comercial em Manchester foi entretanto reaberto. A polícia começou a retirar o cordão de segurança, pouco tempo depois de ser dado o alerta. Uma pessoa foi detida.

  • Dois em cada três idosos em Portugal são sedentários

    País

    É a camada da população mais inativa e com comportamentos que revelam um estilo de vida menos saudável, segundo um estudo divulgado hoje, que analisou os dados de mais de 10.600 portugueses representativos da população, entre os quais mais de 2.300 pessoas com mais de 65 anos.

  • "Michel Temer nunca teve vergonha, não tem cara de pessoa de bem"
    3:04

    Opinião

    Miguel Sousa Tavares analisou no habitual espaço de comentário do Jornal da Noite  da SIC, o escândalo com o Presidente do Brasil, Michael Temer. O comentador diz que já era previsível que Temer fosse apanhado com "o pé na poça" e afirma que o Presidente brasileiro nunca teve qualquer tipo de vergonha. Miguel Sousa Tavares fez ainda referência ao facto de Dilma Rousseff ser, entre todos os políticos brasileiros, a única que não tem processos contra ela.

    Miguel Sousa Tavares

  • Julgamento do caso BPN deverá terminar quarta-feira
    4:38

    Economia

    O acórdão do processo principal do BPN vai ser tornado público esta quarta-feira, depois de quase sete anos de audições. O rosto principal é o de José Oliveira Costa mas há outros 14 arguidos sentados no banco dos réus.