sicnot

Perfil

País

Socialista Carlos Zorrinho e social-democrata Matos Correia contra visto prévio

Socialista Carlos Zorrinho e social-democrata Matos Correia contra visto prévio

O social-democrata José Matos Correia lembrou que foi por causa dos problemas na cobertura das últimas eleições que o projeto-lei do PS, PSD e CDS surgiu. No Frente-a-frente da SIC Notícias disse que não concorda com qualquer tipo de fiscalização da imprensa. Também o socialista Carlos Zorrinho se demarcou da proposta do visto prévio.

  • "Pela liberdade de informação"

    País

    Um grupo de diretores de informação de 20 órgãos de comunicação social emitiu esta sexta-feira um comunicado conjunto em defesa da liberdade de imprensa e contra o projeto que define regras para a cobertura noticiosa das eleições. Pode lê-lo abaixo, na íntegra.

  • Notícias sobre greves eram proibidas na ditadura
    1:54

    País

    Portugal tem sido palco de várias greves nos transportes e noutros setores da atividade, e a greve dos pilotos da TAP é apenas o exemplo mais recente. Há 50 anos, as greves e os sindicatos eram praticamente inexistentes, e mesmo as escassas notícias sobre matéria tão sensível para o regime, eram objeto de um impiedoso escrutínio por parte da censura.

  • Notícias sobre emigração eram proibidas nos tempos da censura
    1:37

    País

    A emigração esteve na ordem do dia, junto da classe política. Porque Pedro Passos Coelho disse, em tempos, que os portugueses deviam emigrar, porque a oposição criticou duramente as declarações do primeiro-ministro e porque o Governo elaborou recentemente um plano de apoio ao regresso dos emigrantes. Mais de 200 mil portugueses terão saído do país durante a vigência do atual Governo. Hoje fala-se do tema com plena abertura mas, na década de 60 e até ao final da censura, falar de emigração era praticamente tabu na imprensa portuguesa.

  • Censores cortaram artigo sobre livro de Manuel Alegre em maio de 1965
    1:48

    País

    Há 50 anos, em plena época do "lápis azul", Manuel Alegre lançava "Praça da Canção", o livro que, de alguma forma, antecipava a Revolução de Abril. "País de Abril" foi justamente um dos poemas incluídos na primeira edição. A notícia que esta sexta-feira se assinala foi proibida pela censura no "Jornal do Fundão", em maio de 1965.

  • Proposta para condicionar cobertura eleitoral não deve avançar
    4:11

    País

    A polémica proposta que pretendia condicionar a cobertura jornalística das campanhas eleitorais vai mesmo parar à gaveta. Os três partidos que iam apresentar o projeto no Parlamento (PSD, CDS e PS) estão-se a demarcar do que lá vem escrito e dizem que, afinal, era só um documento de trabalho. No entanto, o documento era uma proposta de substituição do projeto de lei nº 530, que estava pronta para ser entregue hoje ou no início da próxima semana.

  • Manuel Valls diz que Trump fez declaração de guerra à Europa

    Mundo

    O antigo primeiro-ministro francês Manuel Valls, aspirante a candidato socialista às presidenciais deste ano, considerou esta segunda-feira como uma "declaração de guerra" as afirmações do futuro Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a União Europeia.

  • Morreu o último homem que pisou a Lua

    Mundo

    O astronauta norte-americano Eugene Cernan, o último homem a pisar a Lua, morreu esta segunda-feira aos 82 anos, informou a agência espacial norte-americana, NASA.

  • Novo motim em prisão brasileira do Rio Grande do Norte

    Mundo

    Um motim ocorreu esta segunda-feira de madrugada numa prisão do estado brasileiro de Rio Grande do Norte, sem fazer feridos ou mortos, depois de uma rebelião numa outra prisão do mesmo estado ter feito 26 mortos no fim de semana.

  • Cheias e derrocadas destroem várias casas no Peru
    0:42

    Mundo

    Um deslizamento de terras seguido de uma inundação destruiu várias casas no Peru. As imagens mostram o momento em que o deslizamento acontece e o caos que se gerou. O trânsito ficou cortado e as inundações que se seguiram obrigaram várias pessoas a abandonar as suas habitações.