sicnot

Perfil

País

Presidente da Câmara de Ourém diz que é honra para o concelho receber papa

O presidente da Câmara de Ourém afirmou hoje que é uma honra para o concelho a visita do papa ao Santuário de Fátima, cuja intenção confirmou hoje, manifestando esperança de que o Governo apoie o município na receção.

Reuters

"Posso dizer que fico muito satisfeito com esta vontade do Santo Padre. É uma honra para o concelho de Ourém que Sua Santidade possa estar em Fátima e presidir ao centenário" dos acontecimentos na Cova da Iria, disse à agência Lusa Paulo Fonseca.

Para o autarca, "trata-se de uma notícia que nos honra, nos engrandece e nos motiva a construir as bases da sua receção com estímulo e com vigor", esperançado de que o Governo "compreenda o significado" e apoie o município "na construção desta receção".

O papa Francisco confirmou hoje, ao bispo de Leiria-Fátima, António Marto, que tenciona deslocar-se a Fátima em 2017, quando se assinala o centenário dos acontecimentos na Cova da Iria, revelou hoje a diocese portuguesa.

Numa informação enviada à Lusa, a diocese anuncia que, em audiência privada, hoje, em Roma, o papa Francisco confirmou a António Marto que, "'se Deus [me] der vida e saúde' quer estar na Cova da Iria para celebrar o centenário das aparições de Fátima".

"Depois de ter recebido já vários convites, é a primeira vez que Francisco afirma de forma explícita este desejo de vir a Fátima, autorizando a divulgação pública da sua intenção", destaca a diocese.

Para o presidente da Câmara de Ourém, "o papa Francisco é hoje uma inspiração da esperança na mudança, na Paz e no diálogo construtivo entre os homens", destacando que "tem feito um percurso de esperança e da sua difusão, de ecumenismo assumido, valorizando a dignidade humana em todos os patamares do sofrimento e da condição humana".

"O papa Francisco é hoje uma inspiração da esperança na mudança, na Paz e no diálogo construtivo entre os homens", considerou Paulo Fonseca.

Segundo o responsável, "o nome português mais conhecido no mundo é Fátima e o seu significado espiritual tem um significado muito profundo" que é "agora reforçado por esta manifestação de afeto da grande figura do tempo que vivemos - o papa Francisco - quando assume o seu desejo de vir a Fátima, ao concelho de Ourém e a Portugal".


LUSA

  • Papa vem a Portugal em 2017

    País

    O Papa Francisco vem a Portugal em 2017 para o centenário das aparições de Fátima. A confirmação foi dada hoje ao Bispo de Leiria-Fátima, António Marto, numa audiência privada em Roma. Depois de ter recebido vários convites é a primeira vez que o chefe da Igreja católica expressa cabalmente a intenção de vir a Portugal e autoriza que seja divulgada a primeira visita do Papa Francisco a Portugal e à Cova da Iria, um dos principais locais de culto para os católicos.

  • O perfil do homicida de Barcelos
    2:42

    País

    Adelino Gomes Briote já tinha sido condenado por ofensas à integridade física da sogra e de uma filha. Em seis meses esta foi a segunda vez que o homem acusado do quádruplo homicídio em Barcelos esteve perante a justiça.

  • "Um Lugar ao Sol"
    17:05
  • Trump diz que Obamacare vai "colapsar"

    Mundo

    O Presidente norte-americano tentou desvalorizar a derrota política sofrida na sexta-feira no Congresso, ao desistir da revogação da lei de saúde pública do seu antecessor, conhecida como Obamacare, afirmando que esta vai colapsar por si mesma.

  • Milhares nas cerimónias fúnebres de dirigente do Hamas

    Mundo

    Milhares de palestinianos participaram nas cerimónias fúnebres de um dirigente do Hamas, assassinado esta sexta-feira, na Faixa de Gaza. Vários homens armados acompanharam o cortejo fúnebre até à mesquita, onde se fizeram as últimas orações.

  • Guerra na Síria não dá tréguas
    1:51

    Mundo

    Na Síria e ao mesmo tempo que decorrem novas negociações de paz, a guerra não dá tréguas. As imagens mostram o resultados dos últimos raides aéreos nos subúrbios de Damasco. O balanço provisório é de mais de 30 mortos e pelo menos 50 feridos.