sicnot

Perfil

País

Presidente da Câmara de Ourém diz que é honra para o concelho receber papa

O presidente da Câmara de Ourém afirmou hoje que é uma honra para o concelho a visita do papa ao Santuário de Fátima, cuja intenção confirmou hoje, manifestando esperança de que o Governo apoie o município na receção.

Reuters

"Posso dizer que fico muito satisfeito com esta vontade do Santo Padre. É uma honra para o concelho de Ourém que Sua Santidade possa estar em Fátima e presidir ao centenário" dos acontecimentos na Cova da Iria, disse à agência Lusa Paulo Fonseca.

Para o autarca, "trata-se de uma notícia que nos honra, nos engrandece e nos motiva a construir as bases da sua receção com estímulo e com vigor", esperançado de que o Governo "compreenda o significado" e apoie o município "na construção desta receção".

O papa Francisco confirmou hoje, ao bispo de Leiria-Fátima, António Marto, que tenciona deslocar-se a Fátima em 2017, quando se assinala o centenário dos acontecimentos na Cova da Iria, revelou hoje a diocese portuguesa.

Numa informação enviada à Lusa, a diocese anuncia que, em audiência privada, hoje, em Roma, o papa Francisco confirmou a António Marto que, "'se Deus [me] der vida e saúde' quer estar na Cova da Iria para celebrar o centenário das aparições de Fátima".

"Depois de ter recebido já vários convites, é a primeira vez que Francisco afirma de forma explícita este desejo de vir a Fátima, autorizando a divulgação pública da sua intenção", destaca a diocese.

Para o presidente da Câmara de Ourém, "o papa Francisco é hoje uma inspiração da esperança na mudança, na Paz e no diálogo construtivo entre os homens", destacando que "tem feito um percurso de esperança e da sua difusão, de ecumenismo assumido, valorizando a dignidade humana em todos os patamares do sofrimento e da condição humana".

"O papa Francisco é hoje uma inspiração da esperança na mudança, na Paz e no diálogo construtivo entre os homens", considerou Paulo Fonseca.

Segundo o responsável, "o nome português mais conhecido no mundo é Fátima e o seu significado espiritual tem um significado muito profundo" que é "agora reforçado por esta manifestação de afeto da grande figura do tempo que vivemos - o papa Francisco - quando assume o seu desejo de vir a Fátima, ao concelho de Ourém e a Portugal".


LUSA

  • Papa vem a Portugal em 2017

    País

    O Papa Francisco vem a Portugal em 2017 para o centenário das aparições de Fátima. A confirmação foi dada hoje ao Bispo de Leiria-Fátima, António Marto, numa audiência privada em Roma. Depois de ter recebido vários convites é a primeira vez que o chefe da Igreja católica expressa cabalmente a intenção de vir a Portugal e autoriza que seja divulgada a primeira visita do Papa Francisco a Portugal e à Cova da Iria, um dos principais locais de culto para os católicos.

  • Santana Lopes confirma buscas na Santa Casa da Misericórdia de Lisboa
    1:26

    País

    Pedro Santana Lopes confirmou esta quarta-feira a realização de buscas por parte da polícia judiária à Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. O provedor da Santa Casa disse aos jornalistas que o processo está relacionado com suspeitas em compras efetuadas pela Misericórdia, situação que há dois anos já tinha sido objeto de inquérito interno.

  • Oposição aproveita debate quinzenal para questões sobre a CGD
    2:35

    Caso CGD

    A oposição aproveitou o debate quinzenal para questionar o primeiro-ministro sobre a polémica em torno da Caixa Geral de Depósitos. O CDS exigiu provas de António Costa para afirmar que as contas do banco foram maquilhadas e o PSD perguntou ao primeiro-ministro se não estranha a demissão de António Domingues quando este apresentou a declaração de rendimentos.

  • Turismo da Madeira investe mais de 3 milhões de euros no programa de festas
    2:22

    País

    A Madeira já vive a época de Natal. O turismo da região investiu mais de 3 milhões de euros no programa de festas de Natal e Fim de Ano para atrair os turistas. Os residentes e também turistas aproveitam para desfrutar do ambiente mágico proporcionado pelas tradicionais iluminações à mistura com as decorações e gastronomia típicas da quadra.

  • Familiares de vítimas procuram destroços do MH370
    1:48

    Voo MH370

    Um grupo de familiares das vítimas do avião das linhas aéreas da Malásia, desaparecido em 2014, procuram destroços do aparelho em Madagáscar. As autoridades malaias estudam a posssibilidade de uma nova operação de buscas.