sicnot

Perfil

País

Henrique Neto diz que candidatura visa a estabilidade política

O candidato presidencial Henrique Neto afirmou hoje que a sua candidatura visa a estabilidade, mas caso venha a ser eleito em 2016 tirará as "consequências necessárias" se um Governo minoritário não resolver os problemas nacionais.

Arquivo SIC

Se um Governo minoritário, comigo na Presidência, não correspondesse ou não resolvesse os grandes problemas nacionais, não estivessem pelo menos bem anunciados ou não tivessem sido discutidos na campanha eleitoral, eu teria de tirar daí as necessárias consequências", respondeu, quando questionado se daria posse a um Governo minoritário.

Henrique Neto, que falava aos jornalistas após um encontro com dirigentes nacionais do PSD na sede nacional do partido, em Lisboa, sublinhou também que a sua candidatura é "uma candidatura para a criação de estabilidade".

 "É desejável que haja um consenso partidário ou entre os partidos, dependendo dos resultados da eleição", afirmou acrescentando que veria "com tristeza, ou pelo menos com desgosto, a possibilidade de não haver esse acordo partidário".

O candidato a Presidente da República declarou que durante a reunião com o PSD lhe foram explicadas "algumas ideias e propostas que o Partido Social Democrata apresentará ao país e que serão fonte de debate na próxima campanha eleitoral", e que expôs aos dirigentes do partido um conjunto de ideias "inovadoras, diferentes, mais próximas da realidade".

O documento com as ideias principais da candidatura de Henrique Neto chama-se "por uma nova República" e refere que, caso seja eleito, os portugueses poderão esperar que seja "o Presidente da República mais empenhado e cooperante de sempre com qualquer Governo e partidos", ou "o Presidente da República mais determinado a lutar por essa melhoria das perspetivas de futuro".

O vice-presidente do PSD Marco António Costa, um dos dirigentes que recebeu Henrique Neto, referiu que foi uma conversa "bastante cordial e proveitosa de parte a parte".

Para Marco António Costa, Henrique Neto, que já foi deputado eleito pelo PS, "é uma personalidade que tem um prestígio próprio na sociedade portuguesa independentemente de haver divergências de natureza política e de natureza opcional relativamente a questões de fundo".

Henrique Neto avançou ainda que pediu encontros com todos os partidos, com o objetivo de ouvir as suas propostas para o país, e que vai também reunir-se com as centrais sindicais no próximo mês.

  • As alterações na carta de condução que ajudam a poupar
    6:16
  • Obama diz que não fica em silêncio se os valores do país forem ameaçados
    2:26
  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".

  • Nevão provocou corte de energia no centro dos EUA
    1:37

    Mundo

    Uma tempestade de neve no centro dos Estados Unidos da América provocou cortes no abastecimento de eletricidade, atrasos em voos e dificuldades na circulação rodoviária. Em Espanha, a descida das temperaturas levou à emissão de avisos em 30 províncias de norte a sul do país e deixou 27.700 alunos sem aulas em Valência.

  • Cadela sobrevive após engolir faca de cozinha

    Mundo

    Na Escócia, uma história de sobrevivência, no mínimo, bicuda. Uma cadela engoliu uma faca de cozinha com mais de 20 centímetros, manteve-a dentro de si durante algumas semanas mas sobreviveu, depois de ser operada de urgência..