sicnot

Perfil

País

Trabalhadores da Saúde ocuparam entrada do Ministério

Cerca de três dezenas de trabalhadores da Saúde ocuparam pelas 15:00 a entrada do Ministério da Saúde, em Lisboa, para exigir a marcação de reunião com o ministro Paulo Macedo.

HUGO DELGADO/ LUSA

Entre as reivindicações dos trabalhadores estão a criação da carreira de técnico auxiliar da saúde, a reposição das 35 horas semanais de trabalho, a criação do suplemento de risco, penosidade e insalubridade, a criação da carreira de técnico de emergência do INEM e a valorização das carreiras de técnico de diagnóstico e terapêutica e técnico superior de saúde.

 

Luís Pesca, da Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais, disse à agência Lusa que foi enviada no dia 17 deste mês uma carta ao ministro a exigir a marcação de uma reunião, tendo Paulo Macedo remetido para a secretaria de Estado, que até hoje não deu qualquer resposta.

 

Os trabalhadores pretendem manter-se na entrada do Ministério da Saúde até que haja uma reposta por parte do ministro.

 

"Está na hora de o Governo ir embora" e "Basta, basta, basta, a saúde está à rasca" são frases gritadas pelos trabalhadores, que exibem também cartazes a exigir a demissão do Governo e que aludem à defesa do Serviço Nacional de Saúde.



Lusa

  • Pelo menos 63 médicos trocaram o público pelo privado entre 2013 e 2014

    País

    Nos últimos dois anos pelo menos 63 médicos trocaram o serviço público pelo privado. Segundo dados divulgados hoje pelo Expresso, referentes aos anos de 2013 e 2014, o Algarve é a região mais afectada pela saída dos médicos em que, ao todo, se registam  21 casos. Seguem-se as regiões de Lisboa e Centro com 15 saídas cada. Grande parte dos que abandonaram o serviço público, são médicos de medicina geral e familiar o que agrava um problema antigo nos Centros de Saúde. Segundo dados da Administração Central do Sistema de Saúde há um milhão e 300 mil utentes em Portugal sem médico de família. 

  • PSD e CDS admitem chamar António Costa à nova Comissão de Inquérito à CGD
    2:37

    Caso CGD

    PSD e CDS admitem chamar o primeiro-ministro à nova Comissão de Inquérito à CGD. Apesar de ser uma hipótese, a SIC sabe que os dois partidos ainda estão a definir o objeto do inquérito e, por isso, afirmam que é prematuro falar sobre eventuais audições. Seja como for, António Costa voltou esta segunda-feira a dizer que o assunto está encerrado.

  • Venda do Novo Banco terá que ser negociada em Bruxelas
    0:43

    Economia

    A venda do Novo Banco vai ter que ser negociada com Bruxelas, uma vez que o Lone Star planeia agora ficar com 65% da instituição, obrigando o Estado a manter uma posição no banco. O ministro das Finanças lembra que esta também era uma possibilidade mas salienta que o assunto está nas mãos do Banco de Portugal.

  • O atentado na Suécia inventado por Donald Trump
    2:12
  • Primeiro-ministro sueco "surpreendido" com as declarações de Trump
    0:53

    Mundo

    O primeiro-ministro sueco ficou surpreendido com as declarações de Donald Trump, que, no fim de semana, se referiu a um suposto ataque terrorista no país escandinavo, relacionado com a imigração. Stefan Löfven fala na responsabilidade de usar os factos correctamente e diz que é preciso verificar a informação que é divulgada.

  • Angelina emociona-se ao falar da separação de Brad Pitt
    1:25
  • Modelo obrigada a prometer que não volta a arriscar a vida numa sessão fotográfica
    1:46