sicnot

Perfil

País

Tribunal obriga Polis a recuar na posse de casas da ilha do Farol

Os elementos da Sociedade Polis Litoral Ria Formosa que hoje se deslocaram à ilha do Farol, no Algarve, para tomarem posse de construções consideradas ilegais, desmobilizaram após uma decisão do Tribunal ter obrigado à suspensão do processo.

(Arquivo)

(Arquivo)

Lusa

No despacho, datado de hoje e a que agência Lusa teve acesso, o Tribunal Administrativo e Fiscal de Loulé determinou que "não pode a entidade requerida iniciar ou prosseguir a execução dos atos de tomada de posse administrativa e demolição das edificações existentes na Ilha do Farol Nascente".

À chegada à ilha, cerca das 14:00, a comitiva da Sociedade Polis apoiada pela Polícia Marítima deparou-se com mais de duas centenas de manifestantes que bloquearam a ponte de acesso à ilha entoando palavras de ordem e erguendo cartazes contras as demolições.

Em declarações aos jornalistas, o advogado que representa o município de Olhão num processo contra a Polis, António Cabrita, mostrou-se agradado com a desmobilização dos elementos daquela sociedade, sublinhando que "foi necessário um despacho complementar" para lhes explicar o procedimento a tomar.

"Quando uma entidade pública precisa de explicações para cumprir a lei, estamos mal neste país", declarou, após ter uma curta reunião com os representantes da Sociedade Polis Litoral Ria Formosa que não chegaram a sair do cais de embarque daquela ilha algarvia.

Aos jornalistas, o presidente da Associação da Ilha do Farol de Santa Maria, Feliciano Júlio, disse que este era "um momento único" na sua vida sublinhando que, apesar de ter conseguido para já uma vitória, ainda não ganhou a "guerra", uma vez que o processo prossegue nos tribunais.

"A Polis rendeu-se às evidências, qualquer sociedade tem de cumprir as determinações do tribunal", afirmou, sublinhando que agora os proprietários vão conseguir ganhar algum tempo e que o "prémio" seria a legalização das habitações.

Na sexta-feira, o presidente da Associação da Ilha do Farol disse à agência Lusa que o Tribunal Administrativo e Fiscal de Loulé suspendeu o processo de demolição de 137 casas na ilha, cujos proprietários estavam notificados para abandonar naquele dia.

Este domingo, a Sociedade Polis Litoral Ria Formosa anunciou que "decidiu interpor junto do mesmo Tribunal duas resoluções fundamentadas" relativas à ação interposta pelo Município de Olhão e por particulares "que alegam que as construções não se encontram em DPM (Domínio Público Marítimo), de modo a prosseguir com as atividades em curso".

O processo de renaturalização da Ria Formosa, lançado pelo Ministério do Ambiente, através do programa Polis, prevê a demolição de um total de 800 construções nos núcleos urbanos das ilhas-barreira.

Os trabalhos começaram em dezembro, no ilhote dos Ramalhetes e no ilhote de Cobra, e deverão prolongar-se até ao verão, segundo o calendário anunciado inicialmente pela sociedade Polis.

O Programa Polis Litoral da Ria Formosa é o instrumento financeiro para a execução do Plano de Ordenamento da Orla Costeira (POOC) Vilamoura - Vila Real de Santo António, aprovado em 2005 e que deveria ter sido concluído em 2014, mas foi prolongado por mais um ano.

Lusa

  • Sporting de Braga afastado da Liga Europa

    Liga Europa

    O Sporting de Braga derrotou esta quinta-feira o Marselha, em Braga, por 1-0, na segunda mão dos 16 avos de final da Liga Europa. Um triunfo insuficiente para o apuramento, depois do desaire da equipa minhota em França (3-0).

  • Sporting nos oitavos de final da Liga Europa

    Liga Europa

    O Sporting garantiu esta quinta-feira o apuramento para os oitavos de final da Liga Europa, ao empatar frente ao Astana, em Alvalade, a três golos, na segunda mão dos 16 avos de final, depois de ter triunfado no Cazaquistão por 3-1. Veja ou reveja todos os golos do encontro.

  • Os 36 golos dos 16 avos da Liga Europa

    Liga Europa

    A jornada europeia ficou marcada, no panorama das equipas portuguesas, pelo apuramento do Sporting e pela eliminação do Sporting de Braga. Os leões passam assim a ser o único clube luso em prova na Liga Europa. Nos oitavos de final, o emblema de Alvalade pode encontrar adversários como o Arsenal, o Atlético de Madrid ou o AC Milan. O sorteio realiza-se esta sexta-feira, ao meio-dia. Aqui, veja ou reveja todos os golos da segunda mão dos 16 avos de final da Liga Europa.

  • "O dia a dia na Síria também é lutar por um pão"
    10:13

    Mundo

    Desde domingo que os bombardeamentos do regime sírio a Ghouta já fizeram mais de 400 mortos. Ghouta é o último reduto rebelde nos arredores da capital da síria, onde as forças fiéis a Bashar Al Assad iniciaram no domingo uma intervenção militar de larga escala. Cândida Pinto, editora de Internacional da SIC, e a psicóloga Maria Palha, que já esteve na Síria ao serviço dos Médicos Sem Fronteiras, estiveram na Edição da Noite da SIC Notícias para falar sobre o assunto.

  • O estranho caso do mergulhador Alejandro Ramos

    Mundo

    O mergulhador Alejandro Ramos tornou-se num caso de investigação do Centro Médico Naval do Peru, depois do seu corpo ter começado a inchar sem qualquer explicação aparente. Isto aconteceu há quatro anos, minutos depois de ter emergido da água, onde tinha estado a trabalhar durante muitas horas.

    SIC

  • Jane Seymour posa para a Playboy aos 67 anos

    Cultura

    Esta é a terceira vez que a atriz inglesa de 67 anos participa numa sessão fotográfica para a revista Playboy. Jane Seymour aproveitou a oportunidade para se juntar ao movimento #MeToo e falar sobre as agressões sexuais que sofreu às mãos de um produtor, em 1972.

  • Não dá mais, Brasil!
    18:00
  • Proposta de um cessar-fogo na Síria sem acordo

    Mundo

    O embaixador da Rússia junto das Nações Unidas afirmou esta quinta-feira que os 15 membros do Conselho de Segurança não alcançaram um acordo para aprovar um cessar-fogo de 30 dias na Síria, proposta negociada há mais de duas semanas.