sicnot

Perfil

País

Gonçalo Amaral condenado a pagar 500 mil euros ao casal McCann

Gonçalo Amaral foi condenado a pagar uma indemnização de 500 mil euros ao casal McCann, por causa do livro "A Verdade da Mentira".

A decisão do Tribunal Cível de Lisboa foi conhecida hoje e também proíbe a venda do livro sobre o desaparecimento de Maddie.

Os pais da criança inglesa tinham processado o antigo inspector da Polícia Judiciária por danos morais.

Queixavam-se do impacto emocional e psicológico da publicação para toda a família.
O livro afasta a tese de rapto e defende que a criança morreu, por acidente, no Algarve, em 2007.

Acrescenta que os pais foram os responsáveis pela ocultação do cadáver.

A editora do livro fica, assim, proibida de publicar novas edições e tem de entregar todos os exemplares que já existem.

A Valentim de Carvalho, que produziu o documentário televisivo baseado no livro, também fica impedida de vender mais cópias.

A defesa dos arguidos pode agora recorrer da decisão.
  • A fuga dos PIDES
    1:16

    Perdidos e Achados

    Ao final do dia 29 de Junho de 1975, 89 agentes da PIDE fugiam da cadeia de Vale de Judeus, em Alcoentre. Mais de 40 anos depois, Perdidos e Achados recupera um dos acontecimentos do Verão Quente em Portugal. Hoje no Jornal da Noite e conteúdos exclusivos no site.

    Hoje no Jornal da Noite

  • Uma volta a Portugal. De bicicleta mas sem licra

    País

    Um grupo de professores propõe-se a repetir o percurso da 1.ª Volta a Portugal em Bicicleta, 90 anos depois. Não se trata de uma corrida, pelo contrário querem provar que qualquer um o pode fazer e promover o uso da bicicleta como meio de transporte pessoal. “Dar a volta” parte para a estrada esta quarta-feira, de Lisboa a Setúbal, tal como em 26 de abril de 1927.

    Ricardo Rosa

  • Casa Madonna di Fatima em Roma é um lar de idosos com 9 irmãs portuguesas
    4:29

    Mundo

    A mais antiga igreja dedicada à Senhora de Fátima em Roma tem mais de 50 anos. Foi construída pelas franciscanas hospitaleiras do Imaculado Coração, uma congregação fundada em Portugal. Hoje, as religiosas portuguesas gerem um lar na mesma rua, mas o templo foi entregue a uma congregação italiana.