sicnot

Perfil

País

Gonçalo Amaral condenado a pagar 500 mil euros ao casal McCann

Gonçalo Amaral foi condenado a pagar uma indemnização de 500 mil euros ao casal McCann, por causa do livro "A Verdade da Mentira".

A decisão do Tribunal Cível de Lisboa foi conhecida hoje e também proíbe a venda do livro sobre o desaparecimento de Maddie.

Os pais da criança inglesa tinham processado o antigo inspector da Polícia Judiciária por danos morais.

Queixavam-se do impacto emocional e psicológico da publicação para toda a família.
O livro afasta a tese de rapto e defende que a criança morreu, por acidente, no Algarve, em 2007.

Acrescenta que os pais foram os responsáveis pela ocultação do cadáver.

A editora do livro fica, assim, proibida de publicar novas edições e tem de entregar todos os exemplares que já existem.

A Valentim de Carvalho, que produziu o documentário televisivo baseado no livro, também fica impedida de vender mais cópias.

A defesa dos arguidos pode agora recorrer da decisão.
  • BE acusa direita de bloquear atual comissão à CGD
    1:37

    Caso CGD

    O Bloco de Esquerda acusa a oposição de estar a fazer tudo para impedir as conclusões da comissão de inquérito sobre a Caixa Geral de Depósitos que está em curso. Numa altura em que PSD e CDS já entregaram o requerimento para avançar com uma segunda comissão, Catarina Martins defende que ainda há muita coisa por apurar sobre o processo de recapitalização do banco público.

  • Visita de Costa a Angola pode estar em risco
    2:26

    País

    A visita de António Costa a Luanda poderá estar em risco devido à acusação da justiça portuguesa contra o vice-Presidente de Angola. O jornal Expresso avança que o comunicado com a reação dura do Governo angolano é apenas o primeiro passo e que pode até estar a ser preparado um conjunto de medidas contra Portugal. Para já, o primeiro-ministro português desvaloriza a ameaça e mantém a visita marcada para a primavera.