sicnot

Perfil

País

Ministros de Portugal, Espanha, França e Marrocos debatem imigração e terrorismos

A ministra portuguesa da Administração Interna e os ministros do Interior de Espanha, França e Marrocos reúnem-se hoje, em Oeiras, com imigração, terrorismo e tráfico de droga na agenda.

O barco que transportava os cerca de 700 imigrantes virou cerca das 00:00 de hoje, nas proximidades do sul da ilha italiana de Lampedusa.

O barco que transportava os cerca de 700 imigrantes virou cerca das 00:00 de hoje, nas proximidades do sul da ilha italiana de Lampedusa.

Alessandro Fucarini / AP

O Encontro Ministerial Quadripartido (G4), que reúne os responsáveis da segurança interna de Portugal, Espanha, França e Marrocos, realiza-se hoje de manhã no Forte de São Julião da Barra, em Oeiras.

Segundo o Ministério da Administração Interna (MAI), um dos temas em debate é a gestão dos fluxos migratórios, que passa por um reforço de cooperação em matéria de gestão e controlo de fronteiras, formação de agentes e troca de informação sobre passaportes.

Em cima da mesa vão estar também a cooperação policial e a prevenção da luta contra o terrorismo e tráfico de estupefacientes, adiantou à agência Lusa fonte oficial do MAI.

Esta é a terceira vez que os ministros de Portugal, Espanha, França e Marrocos se reúnem no âmbito do G4, depois de Marrocos e Paris, ainda com Miguel Macedo como ministro português da Administração Interna.

  • Pagaram 10 libras por diamante que vale milhares

    Mundo

    Há 30 anos um comprador adquiriu um anel de diamantes de 26.27 quilates por apenas 10 libras (cerda de 11 euros) numa feira em Isleworth, no oeste Londres. O proprietário passeou durante três décadas com uma peça que valia cerca de 350.000 libras (407.000€) e não sabia. Confessa que até a usava durante as tarefas domésticas.

    SIC

  • Leão-marinho arrasta criança de doca em Vancouver
    0:51

    Mundo

    O momento em que um leão-marinho arrasta uma menina para a água foi gravado e publicado na internet. Sem nada que fizesse prever, o animal puxou a criança que estava sentada numa doca em Vancouver, no Canadá. A criança foi resgatada de imediato por um familiar e apesar do susto não sofreu ferimentos. O momento de aflição foi testemunhado por vários turistas.

  • Caçador morre esmagado por elefante

    Mundo

    Um famoso caçador morreu na sexta-feira após ser esmagado por um elefante quando estava a caçar. A morte foi confirmada pelas autoridades do Zimbabué, que adiantaram ainda que o animal foi morto por um dos caçadores do grupo de Theunis Botha.