sicnot

Perfil

País

Ministros de Portugal, Espanha, França e Marrocos debatem imigração e terrorismos

A ministra portuguesa da Administração Interna e os ministros do Interior de Espanha, França e Marrocos reúnem-se hoje, em Oeiras, com imigração, terrorismo e tráfico de droga na agenda.

O barco que transportava os cerca de 700 imigrantes virou cerca das 00:00 de hoje, nas proximidades do sul da ilha italiana de Lampedusa.

O barco que transportava os cerca de 700 imigrantes virou cerca das 00:00 de hoje, nas proximidades do sul da ilha italiana de Lampedusa.

Alessandro Fucarini / AP

O Encontro Ministerial Quadripartido (G4), que reúne os responsáveis da segurança interna de Portugal, Espanha, França e Marrocos, realiza-se hoje de manhã no Forte de São Julião da Barra, em Oeiras.

Segundo o Ministério da Administração Interna (MAI), um dos temas em debate é a gestão dos fluxos migratórios, que passa por um reforço de cooperação em matéria de gestão e controlo de fronteiras, formação de agentes e troca de informação sobre passaportes.

Em cima da mesa vão estar também a cooperação policial e a prevenção da luta contra o terrorismo e tráfico de estupefacientes, adiantou à agência Lusa fonte oficial do MAI.

Esta é a terceira vez que os ministros de Portugal, Espanha, França e Marrocos se reúnem no âmbito do G4, depois de Marrocos e Paris, ainda com Miguel Macedo como ministro português da Administração Interna.

  • Autarca garante que não houve "touros de fogo"

    País

    O presidente da Câmara de Benavente disse esta segunda-feira à Lusa que a atividade "touros de fogo" foi retirada do programa da Festa da Amizade depois de recebido um parecer desfavorável da Direção-Geral de Veterinária.

  • Presidente do Brasil formalmente acusado de corrupção

    Mundo

    O Procurador-Geral da República do Brasil apresentou na noite de segunda-feira ao Supremo Tribunal Federal uma denúncia contra o Presidente Michel Temer e o ex-deputado Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR) pelo crime de corrupção passiva.

  • Reconquista de Mossul ao Daesh pode estar para breve
    1:27
  • Homem fala ao telefone com o filho que pensava estar morto

    Mundo

    Um norte-americano que tinha estado presente no funeral do filho recebeu, 11 dias depois, uma chamada telefónica de um homem que o pôs em contacto... com o filho que havia enterrado semana e meia antes. Tudo por causa de um erro do gabinete de medicina legal.