sicnot

Perfil

País

Ministros de Portugal, Espanha, França e Marrocos debatem imigração e terrorismos

A ministra portuguesa da Administração Interna e os ministros do Interior de Espanha, França e Marrocos reúnem-se hoje, em Oeiras, com imigração, terrorismo e tráfico de droga na agenda.

O barco que transportava os cerca de 700 imigrantes virou cerca das 00:00 de hoje, nas proximidades do sul da ilha italiana de Lampedusa.

O barco que transportava os cerca de 700 imigrantes virou cerca das 00:00 de hoje, nas proximidades do sul da ilha italiana de Lampedusa.

Alessandro Fucarini / AP

O Encontro Ministerial Quadripartido (G4), que reúne os responsáveis da segurança interna de Portugal, Espanha, França e Marrocos, realiza-se hoje de manhã no Forte de São Julião da Barra, em Oeiras.

Segundo o Ministério da Administração Interna (MAI), um dos temas em debate é a gestão dos fluxos migratórios, que passa por um reforço de cooperação em matéria de gestão e controlo de fronteiras, formação de agentes e troca de informação sobre passaportes.

Em cima da mesa vão estar também a cooperação policial e a prevenção da luta contra o terrorismo e tráfico de estupefacientes, adiantou à agência Lusa fonte oficial do MAI.

Esta é a terceira vez que os ministros de Portugal, Espanha, França e Marrocos se reúnem no âmbito do G4, depois de Marrocos e Paris, ainda com Miguel Macedo como ministro português da Administração Interna.

  • Dono de submarino é o único suspeito da morte de jornalista sueca
    1:51

    Mundo

    A polícia dinamarquesa confirmou que o corpo decapitado encontrado junto ao mar, perto de Copenhaga, é o da jornalista sueca desaparecida há mais de 10 dias. Kim Wall estava a fazer uma reportagem sobre um submarino artesanal com o criador, que é agora o principal suspeito do crime. Parte do corpo foi encontrada na segunda-feira e identificada através de exames de ADN.