sicnot

Perfil

País

Equipa do Santa Maria já decidiu sobre gravidez de criança mas não divulga

Uma equipa de especialistas do Hospital Santa Maria tomou hoje uma decisão sobre a gravidez da criança de 12 anos que ali está internada, mas não a vai divulgar, tendo em conta "a proteção da privacidade" da menor.

No estudo, encomendado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos, é dito que o Hospital de Santa Maria, o maior do país, está minado por uma teia de interesses e lealdades a partidos políticos, à maçonaria e organizações católicas. (Arquivo)

No estudo, encomendado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos, é dito que o Hospital de Santa Maria, o maior do país, está minado por uma teia de interesses e lealdades a partidos políticos, à maçonaria e organizações católicas. (Arquivo)

Uma nota do Centro Hospitalar de Lisboa Norte (CHLN), a que pertence o Hospital de Santa Maria, dá conta de que se reuniu hoje "uma equipa multidisciplinar, constituída pela direção clínica da instituição e por pediatras, pedopsiquiatras, obstetras, psicóloga e assistentes sociais".

A criança terá sido violada pelo padrasto, que se encontra detido, e dado o avançar da gravidez, além do tempo que a lei portuguesa permite para a interrupção, o hospital foi chamado a pronunciar-se sobre o caso.

A reunião teve como objetivo "a análise conjunta do contexto inerente à criança grávida, de 12 anos, atualmente internada no serviço de pediatria do CHLN".

A equipa considerou "os aspetos clínicos, éticos, jurídicos e sociais que decorrem da situação em causa", tendo tomado uma decisão, "considerando o superior interesse da criança".

O CHLN não divulga, porém, a decisão tomada por estes especialistas, "no respeito pela confidencialidade médica e na proteção da privacidade da criança".

Lusa
  • Marcelo saúda "forma rápida" como Conselho de Ministros "tratou de tudo"
    1:03

    País

    O Presidente da República lembra que é preciso convergência de forma a adotar rapidamente as medidas mais urgentes do plano de emergência. No concelho de Tábua, Marcelo Rebelo de Sousa destacou ainda os esforços do Conselho de Ministros, mas lembrou que as medidas anunciadas são apenas o início de um processo e não o fim.

  • TAP recruta mais assistentes de bordo
    2:40

    Economia

    A TAP assegura que, até ao final de outubro, os problemas com falta de tripulação vão terminar. Até ao final do ano vão ser contratados novos assistentes de bordo, mas o sindicato diz que não chega.

  • "Um ataque e uma humilhação contra o povo catalão"
    1:35