sicnot

Perfil

País

Portugueses cumprem mais as regras de trânsito quando partilham viagens

Os condutores portugueses cumprem mais as regras de trânsito e são mais responsáveis quando partilham uma viagem do que quando conduzem sozinhos, indica um estudo europeu que é hoje divulgado em Portugal.

O aumento de quase 50% registou-se entre os meses de janeiro e abril deste ano. (Lusa/Arquivo)

O aumento de quase 50% registou-se entre os meses de janeiro e abril deste ano. (Lusa/Arquivo)

MARIO CRUZ

Segundo o inquérito realizado em dez países europeus, 73 por cento dos condutores portugueses torna-se mais seguro e responsável quando partilha o automóvel em viagens, posicionando-se Portugal em quinto lugar da tabela, atrás da Holanda, Reino Unido, Itália e França.

A percentagem desce quando se trata dos automobilistas portugueses que viajam sozinhos, tendo 47% afirmado que se sente mais seguro e cumpre as regras do trânsito.

O primeiro estudo europeu sobre o impacto da partilha de automóveis na segurança rodoviária refere que a presença de passageiros no carro "é uma força motivadora" para os condutores serem "mais atenciosos e cuidadosos ao volante".´

Nesse sentido, 88 por cento dos condutores portugueses explica que ter passageiros a bordo os ajuda a manterem acordados e em alerta ao volante, 68% sente-se obrigado a respeitar cuidadosamente as regras de trânsito e 84% declara que a viagem decorre sem qualquer stress.

O estudo indica também que 95% dos condutores portugueses presta mais atenção ao espelho retrovisor quando partilha a viagem, 86% não fala ao telemóvel, nem envia mensagens escritas durante a condução, 90% faz sinais luminosos que indica a mudança de direção e 95% presta mais atenção ao espelho retrovisor.
O estudo, levado a cabo por uma empresa francesa de estudos de opinião, em parceria com uma rede europeia de partilha de automóvel, realizou-se entre novembro e dezembro de 2014 em Portugal, França, Reino Unido, Espanha, Bélgica, Itália, Alemanha, Polónia, Rússia e Turquia.

A amostra foi de 1500 portugueses, dos quais 500 são membros da rede europeia de partilha de carros.


Lusa

  • As alterações na carta de condução que ajudam a poupar
    6:16
  • George H. Bush nos cuidados intensivos e mulher também hospitalizada

    Mundo

    O antigo Presidente dos Estados Unidos da América e a sua mulher estão hospitalizados em Houston, no Texas. George H. W. Bush foi admitido no sábado, devido a um problema respiratório derivado de pneumonia, enquanto Barbara Bush entrou esta quarta-feira no hospital, por sintomas de fadiga e tosse.

  • Nevão provocou corte de energia no centro dos EUA
    1:37

    Mundo

    Uma tempestade de neve no centro dos Estados Unidos da América provocou cortes no abastecimento de eletricidade, atrasos em voos e dificuldades na circulação rodoviária. Em Espanha, a descida das temperaturas levou à emissão de avisos em 30 províncias de norte a sul do país e deixou 27.700 alunos sem aulas em Valência.

  • Cadela sobrevive após engolir faca de cozinha

    Mundo

    Na Escócia, uma história de sobrevivência, no mínimo, bicuda. Uma cadela engoliu uma faca de cozinha com mais de 20 centímetros, manteve-a dentro de si durante algumas semanas mas sobreviveu, depois de ser operada de urgência..