sicnot

Perfil

País

Portugueses cumprem mais as regras de trânsito quando partilham viagens

Os condutores portugueses cumprem mais as regras de trânsito e são mais responsáveis quando partilham uma viagem do que quando conduzem sozinhos, indica um estudo europeu que é hoje divulgado em Portugal.

O aumento de quase 50% registou-se entre os meses de janeiro e abril deste ano. (Lusa/Arquivo)

O aumento de quase 50% registou-se entre os meses de janeiro e abril deste ano. (Lusa/Arquivo)

MARIO CRUZ

Segundo o inquérito realizado em dez países europeus, 73 por cento dos condutores portugueses torna-se mais seguro e responsável quando partilha o automóvel em viagens, posicionando-se Portugal em quinto lugar da tabela, atrás da Holanda, Reino Unido, Itália e França.

A percentagem desce quando se trata dos automobilistas portugueses que viajam sozinhos, tendo 47% afirmado que se sente mais seguro e cumpre as regras do trânsito.

O primeiro estudo europeu sobre o impacto da partilha de automóveis na segurança rodoviária refere que a presença de passageiros no carro "é uma força motivadora" para os condutores serem "mais atenciosos e cuidadosos ao volante".´

Nesse sentido, 88 por cento dos condutores portugueses explica que ter passageiros a bordo os ajuda a manterem acordados e em alerta ao volante, 68% sente-se obrigado a respeitar cuidadosamente as regras de trânsito e 84% declara que a viagem decorre sem qualquer stress.

O estudo indica também que 95% dos condutores portugueses presta mais atenção ao espelho retrovisor quando partilha a viagem, 86% não fala ao telemóvel, nem envia mensagens escritas durante a condução, 90% faz sinais luminosos que indica a mudança de direção e 95% presta mais atenção ao espelho retrovisor.
O estudo, levado a cabo por uma empresa francesa de estudos de opinião, em parceria com uma rede europeia de partilha de automóvel, realizou-se entre novembro e dezembro de 2014 em Portugal, França, Reino Unido, Espanha, Bélgica, Itália, Alemanha, Polónia, Rússia e Turquia.

A amostra foi de 1500 portugueses, dos quais 500 são membros da rede europeia de partilha de carros.


Lusa

  • Relatório pedido pelo Governo PSD-CDS já apontava falhas no SIRESP
    2:26
  • Proteção Civil aponta falhas do SIRESP, operadora diz que esteve à altura do fogo
    4:22
  • Temer pode cair menos de um ano depois da queda de Dilma
    3:06
  • Imagens do resgate de crianças feridas num bombardeamento na Síria
    2:00

    Mundo

    Os Estados Unidos acusam o regime sírio de estar a preparar um novo ataque químico e avisam Bashar al-Assad que vai pagar caro se o concretizar. No terreno, os ataques aéreos continuam a fazer vítimas civis. Da periferia de Damasco chegam imagens dramáticas do resgate de duas crianças feridas num bombardeamento.

  • Mulher atira moedas para o motor do avião por superstição

    Mundo

    As superstições levam as pessoas a fazer coisas bizarras e até, mesmo, perigosas. Este foi o caso de uma mulher chinesa que decidiu atirar moedas para o motor de um avião, para garantir boa sorte na viagem, que estava prestes a fazer. Contudo, a ação obrigou ao atraso do voo que partia de Xangai, numa companhia aérea chinesa.

  • Modelo italiana atacada com ácido volta ao trabalho

    Mundo

    Gessica Notaro, antiga concorrente do concurso Miss Itália, já regressou ao trabalho como treinadora de leões marinhos, cinco meses depois de ter sido atacada com ácido, alegadamento pelo ex-namorado, Jorge Edson Tavares. Gessica Notaro diz que quer inspirar e encorajar outras mulheres a lutar contra o assédio e o bullying nas relações.

  • Quem é a mulher que diz ser filha de Salvador Dalí

    Cultura

    Maria Pilar Abel Martínez nasceu em 1956 e será o alegado fruto de um caso entre a sua mãe e Salvador Dalí. Um tribunal de Madrid ordenou a exumação do cadáver do pintor e a obtenção de amostras, de modo a determinar se a mulher espanhola é mesmo filha de Dalí.