sicnot

Perfil

País

Vale do Foz Côa nas páginas do New York Times

A paisagem paleolítica do Foz Côa preenche as páginas da edição de hoje do New York Times. Um artigo publicado na secção dedicada ao Ambiente dá a conhecer o cenário rochoso, "herança da Idade do Gelo".

1998 - A Unesco declara as gravuras de Foz Côa Património Mundial.

1998 - A Unesco declara as gravuras de Foz Côa Património Mundial.

© Reuters Photographer / Reuter

O texto chama a atenção para o lugar "remoto", redescoberto há cerca de duas décadas com as escavações que desvendaram as pinturas rupestres.

Centra-se no trabalho arqueológico e nas gravuras encontradas em 1995 e que levaram ao impedimento da construção de uma barragem e à classificação da zona como "Património Mundial".

"Há algo de espacial no Vale do Côa", afirma um arqueólogo francês que trabalha com um grupo de cientistas no local, contactado pelo jornal.





  • A fuga dos PIDES
    1:16

    Perdidos e Achados

    Ao final do dia 29 de Junho de 1975, 89 agentes da PIDE fugiam da cadeia de Vale de Judeus, em Alcoentre. Mais de 40 anos depois, Perdidos e Achados recupera um dos acontecimentos do Verão Quente em Portugal. Hoje no Jornal da Noite e conteúdos exclusivos no site.

    Hoje no Jornal da Noite

  • Uma volta a Portugal. De bicicleta mas sem licra

    País

    Um grupo de professores propõe-se a repetir o percurso da 1.ª Volta a Portugal em Bicicleta, 90 anos depois. Não se trata de uma corrida, pelo contrário querem provar que qualquer um o pode fazer e promover o uso da bicicleta como meio de transporte pessoal. “Dar a volta” parte para a estrada esta quarta-feira, de Lisboa a Setúbal, tal como em 26 de abril de 1927.

    Ricardo Rosa

  • Casa Madonna di Fatima em Roma é um lar de idosos com 9 irmãs portuguesas
    4:29

    Mundo

    A mais antiga igreja dedicada à Senhora de Fátima em Roma tem mais de 50 anos. Foi construída pelas franciscanas hospitaleiras do Imaculado Coração, uma congregação fundada em Portugal. Hoje, as religiosas portuguesas gerem um lar na mesma rua, mas o templo foi entregue a uma congregação italiana.