sicnot

Perfil

País

Vale do Foz Côa nas páginas do New York Times

A paisagem paleolítica do Foz Côa preenche as páginas da edição de hoje do New York Times. Um artigo publicado na secção dedicada ao Ambiente dá a conhecer o cenário rochoso, "herança da Idade do Gelo".

1998 - A Unesco declara as gravuras de Foz Côa Património Mundial.

1998 - A Unesco declara as gravuras de Foz Côa Património Mundial.

© Reuters Photographer / Reuter

O texto chama a atenção para o lugar "remoto", redescoberto há cerca de duas décadas com as escavações que desvendaram as pinturas rupestres.

Centra-se no trabalho arqueológico e nas gravuras encontradas em 1995 e que levaram ao impedimento da construção de uma barragem e à classificação da zona como "Património Mundial".

"Há algo de espacial no Vale do Côa", afirma um arqueólogo francês que trabalha com um grupo de cientistas no local, contactado pelo jornal.





  • Quando se pode circular pela esquerda? A GNR explica (e fiscaliza)
    5:46

    Edição da Manhã

    A regra aplica-se a autoestradas e outras vias com esse perfil mas dentro das localidades há exceções. A Guarda Nacional Republicana está a promover em todo o território nacional várias ações de sensibilização e fiscalização no sentido de prevenir e reprimir a circulação de veículos pela via do meio ou da esquerda quando não exista tráfego nas vias da direita. O major Paulo Gomes, da GNR, esteve na Edição da Manhã. 

  • O pedido de desculpas de Dijsselbloem
    2:12

    Mundo

    O Governo português continua a mostrar a indignação que diz sentir perante as declarações do presidente do Eurogrupo. O ministro dos Negócios Estrangeiros português garante que com Dijsselbloem "não há conversa possível". Jeroen Dijsselbloem começou por recusar pedir desculpa mas depois cedeu perante a onda de indignação.

  • A primeira vez do Sr. Árbitro
    12:41