sicnot

Perfil

País

Autorizado pela primeira vez em Portugal "bebé-medicamento" para salvar irmã

O Conselho Nacional de Procriação Medicamente Assistida (CNPMA) deu autorização a um casal para a fertilização de um embrião que nascerá para para poder ser um dador de medula óssea compatível  com a irmã de cinco anos que sofre de leucemia.

Arquivo SIC

A autorização do  CNPMA  consiste em permitir que sejam selecionados em laboratório embriões para que nasça um bebé que seja dador de medula óssea compatível com irmã com leucemia.

De acordo com o jornal Público, a transferência de embriões foi feita recentemente numa clínica no Porto, mas, ainda não se sabe se resultou em gravidez.

Se tudo correr como o previsto, será o primeiro "bebé-medicamento"a nascer em Portugal, assim chamados porque são usados no tratamento dos irmãos doentes.
  • Faltam 71 obstetras no SNS e as férias vão agravar a situação
    2:32

    País

    Faltam 71 obstetras no Serviço Nacional de Saúde pelas contas da Ordem dos Médicos. Com o verão e as férias à porta, a Ordem alerta para a eventualidade de, nalgumas regiões, ser preciso transferir os partos mais complicados para unidades onde houver especialistas.

  • Combate ao terrorismo e corrupção são prioridades do novo diretor da PJ
    2:42

    País

    O novo diretor da Polícia Judiciária diz que o combate ao terrorismo e à corrupção estão entre as maiores prioridades para a PJ. Mas alerta que são precisos meios para cumprir essa missão. Luís Neves tomou posse esta manhã, depois de 20 anos ligados à investigação do crime mais violento.

  • Uma viagem pela Estrada Nacional 236
    2:52
  • A reconstrução depois da tragédia de Pedrógão
    2:43
  • Três mortos e mais de 200 feridos do sismo no Japão
    1:07

    Mundo

    Pelo menos três pessoas morreram e mais de 200 ficaram feridas na sequência de um sismo de magnitude 6,1 na escala de Richter que atingiu hoje a região oeste do Japão, segundo um novo balanço das autoridades nipónicas. Uma das vítimas mortais era uma criança de 9 anos.