sicnot

Perfil

País

Autorizado pela primeira vez em Portugal "bebé-medicamento" para salvar irmã

O Conselho Nacional de Procriação Medicamente Assistida (CNPMA) deu autorização a um casal para a fertilização de um embrião que nascerá para para poder ser um dador de medula óssea compatível  com a irmã de cinco anos que sofre de leucemia.

Arquivo SIC

A autorização do  CNPMA  consiste em permitir que sejam selecionados em laboratório embriões para que nasça um bebé que seja dador de medula óssea compatível com irmã com leucemia.

De acordo com o jornal Público, a transferência de embriões foi feita recentemente numa clínica no Porto, mas, ainda não se sabe se resultou em gravidez.

Se tudo correr como o previsto, será o primeiro "bebé-medicamento"a nascer em Portugal, assim chamados porque são usados no tratamento dos irmãos doentes.
  • Grafitter morre após cair do telhado da estação de Sete Rios
    0:57

    País

    Um grafitter morreu no sábado na estação intermodal de Sete Rios, em Lisboa. O jovem caiu de uma altura de seis metros, enquanto fazia um grafitti. As autoridades terão sido alertadas por um amigo, mas quando o INEM chegou o jovem de 21 anos já estava morto.

  • Incêndio em empresa na Anadia não teve origem criminosa
    2:01

    País

    O incêndio de sábado numa fábrica de capacetes em Anadia causou estragos de perto de um milhão de euros. A empresa vai retomar a laboração já esta segunda-feira, mas só daqui a um mês é que deverá estar a trabalhar em pleno. As autoridades afastaram a possibilidade de origem criminosa, apesar das peritagens ainda não terem revelado a causa do incêndio.