sicnot

Perfil

País

Autorizado pela primeira vez em Portugal "bebé-medicamento" para salvar irmã

O Conselho Nacional de Procriação Medicamente Assistida (CNPMA) deu autorização a um casal para a fertilização de um embrião que nascerá para para poder ser um dador de medula óssea compatível  com a irmã de cinco anos que sofre de leucemia.

Arquivo SIC

A autorização do  CNPMA  consiste em permitir que sejam selecionados em laboratório embriões para que nasça um bebé que seja dador de medula óssea compatível com irmã com leucemia.

De acordo com o jornal Público, a transferência de embriões foi feita recentemente numa clínica no Porto, mas, ainda não se sabe se resultou em gravidez.

Se tudo correr como o previsto, será o primeiro "bebé-medicamento"a nascer em Portugal, assim chamados porque são usados no tratamento dos irmãos doentes.
  • Luaty Beirão satisfeito com sinais de mudança de paradigma em Angola
    4:03

    Mundo

    Sete meses depois da tomada de posse de João Lourenço como presidente de Angola, o país vive um tempo de revoluções. Mudanças inéditas que, nas palavras do ativista Luaty Beirão, permitem ter esperança num futuro melhor. O músico esteve em Lagos, a convite da Câmara Municipal, para falar sobre Livros e Liberdade.

  • O portal onde pode consultar certidões e outros documentos sem sair de casa
    7:37
  • Presidente da Comunidade de Madrid demite-se depois da divulgação de vídeo de roubo
    1:27