sicnot

Perfil

País

Buscas da PJ na Obra Diocesana de Promoção Social do Porto

A Polícia Judiciária (PJ) está envolvida em buscas nos serviços centrais da Obra Diocesana de Promoção Social do Porto, confirmaram à Lusa inspetores daquela autoridade.

(Arquivo)

(Arquivo)

SIC

Uma outra fonte da PJ disse, entretanto, que a investigação é do Departamento de Investigação e Acção Penal e que aquela polícia está apenas a dar apoio às diligências. Acrescentou, sem detalhar, que decorrem também buscas noutros locais da cidade, incluindo em residências de dirigentes da Obra Diocesana.

Segundo avançou hoje a TVI24, a operação surge na sequência de suspeitas de fraude à Segurança Social e para além da Polícia Judiciária estão no terreno também elementos da Inspeção da Segurança Social.

Contactado pela agência Lusa, o padre Lino Maia, assistente Eclesiástico da Obra Diocesana de Promoção Social -- que é presidida por Américo Ribeiro -- afirmou desconhecer a presença da PJ no local mas referiu que "há uns tempos" houve uma inspeção da Segurança Social por "eventuais irregularidades na Obra Diocesana".

Quarta-feira, a Obra Diocesana de Promoção Social foi distinguida com o título de Membro Honorário da Ordem do Mérito pelo Presidente da República, Cavaco Silva.

A Obra Diocesana de Promoção Social (ODPS), fundada em 1964, é uma instituição particular de solidariedade social.

A agência Lusa tentou contactar Américo Ribeiro, não tendo tido sucesso até ao momento.



Lusa
  • Com a multiplicação de bons indicadores económicos e financeiros do país, multiplicam-se os elogios ao Governo e declaram-se mortas e enterradas as políticas do passado recente, nomeadamente a da austeridade. Nada mais errado. O que os bons resultados agora alcançados provam definitivamente é que a austeridade resolveu de facto os problemas das contas públicas e, mais do que isso, contribuiu para o crescimento económico que foi garantido por reformas estruturais e pela reorientação do modelo económico.

    José Gomes Ferreira

  • Raízes de ciência e rebentos de esperança
    14:14
  • Portugal pode ser atingido por longos períodos de seca

    País

    Portugal e Espanha podem ser atingidos até 2100 por 'megasecas', períodos de seca de dez ou mais anos, segundo os piores cenários traçados num estudo da universidade britânica Newcastle, que tem a participação de uma investigadora portuguesa.

  • G7 reforça compromisso na luta contra o terrorismo
    2:11