sicnot

Perfil

País

Buscas da PJ na Obra Diocesana de Promoção Social do Porto

A Polícia Judiciária (PJ) está envolvida em buscas nos serviços centrais da Obra Diocesana de Promoção Social do Porto, confirmaram à Lusa inspetores daquela autoridade.

(Arquivo)

(Arquivo)

SIC

Uma outra fonte da PJ disse, entretanto, que a investigação é do Departamento de Investigação e Acção Penal e que aquela polícia está apenas a dar apoio às diligências. Acrescentou, sem detalhar, que decorrem também buscas noutros locais da cidade, incluindo em residências de dirigentes da Obra Diocesana.

Segundo avançou hoje a TVI24, a operação surge na sequência de suspeitas de fraude à Segurança Social e para além da Polícia Judiciária estão no terreno também elementos da Inspeção da Segurança Social.

Contactado pela agência Lusa, o padre Lino Maia, assistente Eclesiástico da Obra Diocesana de Promoção Social -- que é presidida por Américo Ribeiro -- afirmou desconhecer a presença da PJ no local mas referiu que "há uns tempos" houve uma inspeção da Segurança Social por "eventuais irregularidades na Obra Diocesana".

Quarta-feira, a Obra Diocesana de Promoção Social foi distinguida com o título de Membro Honorário da Ordem do Mérito pelo Presidente da República, Cavaco Silva.

A Obra Diocesana de Promoção Social (ODPS), fundada em 1964, é uma instituição particular de solidariedade social.

A agência Lusa tentou contactar Américo Ribeiro, não tendo tido sucesso até ao momento.



Lusa
  • Circulação retomada na A23, mais de 1.600 operacionais no combate às chamas

    País

    A circulação rodoviária na A23 foi completamente restabelecida ao início da manhã depois de ter estado cortada por causa dos incêndios que, no total, mobilizam mais de 1.600 operacionais e contam com reforço espanhol. Nos vários fogos que atingem o país estão 1.648 operacionais no terreno, apoiados por mais de 500 viaturas e 15 meios aéreos.

  • Marcelo lembra ditadura para deixar elogios à liberdade de imprensa e separação de poderes
    0:29
  • "Lancei um tema que os portugueses há muito queriam discutir"
    11:26

    País

    O candidato do PSD à Câmara Municipal de Loures, André Ventura, foi entrevistado esta terça-feira na Edição da Noite da SIC Notícias. Em análise, a polémica em torno das declarações do candidato sobre a comunidade cigana.

    Entrevista SIC Notícias

  • Rajoy nega conhecimento de financiamentos ilegais no PP

    Mundo

    O primeiro-ministro espanhol negou hoje ter conhecimento de um esquema ilegal de financiamento, que envolve vários responsáveis do Partido Popular (PP, direita), que lidera. Durante uma audição no tribunal, Mariano Rajoy garantiu ainda que não aceitou nenhum pagamento ilícito.