sicnot

Perfil

País

Buscas da PJ na Obra Diocesana de Promoção Social do Porto

A Polícia Judiciária (PJ) está envolvida em buscas nos serviços centrais da Obra Diocesana de Promoção Social do Porto, confirmaram à Lusa inspetores daquela autoridade.

(Arquivo)

(Arquivo)

SIC

Uma outra fonte da PJ disse, entretanto, que a investigação é do Departamento de Investigação e Acção Penal e que aquela polícia está apenas a dar apoio às diligências. Acrescentou, sem detalhar, que decorrem também buscas noutros locais da cidade, incluindo em residências de dirigentes da Obra Diocesana.

Segundo avançou hoje a TVI24, a operação surge na sequência de suspeitas de fraude à Segurança Social e para além da Polícia Judiciária estão no terreno também elementos da Inspeção da Segurança Social.

Contactado pela agência Lusa, o padre Lino Maia, assistente Eclesiástico da Obra Diocesana de Promoção Social -- que é presidida por Américo Ribeiro -- afirmou desconhecer a presença da PJ no local mas referiu que "há uns tempos" houve uma inspeção da Segurança Social por "eventuais irregularidades na Obra Diocesana".

Quarta-feira, a Obra Diocesana de Promoção Social foi distinguida com o título de Membro Honorário da Ordem do Mérito pelo Presidente da República, Cavaco Silva.

A Obra Diocesana de Promoção Social (ODPS), fundada em 1964, é uma instituição particular de solidariedade social.

A agência Lusa tentou contactar Américo Ribeiro, não tendo tido sucesso até ao momento.



Lusa
  • Aviação russa matou mais de 11 mil pessoas na Síria

    Mundo

    Pelo menos 11.612 pessoas morreram na Síria em resultado dos bombardeamentos da aviação russa, aliada do Governo de Damasco, iniciados em 30 de setembro de 2015, de acordo com dados publicados hoje pelo Observatório Sírio dos Direitos Humanos.

  • Mais de 500 casos de sarampo na Europa este ano, avisa OMS

    Mundo

    Mais de 500 casos de sarampo foram reportados só este ano na Europa, afetando pelo menos sete países, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Em Portugal, a OMS reconheceu oficialmente a eliminação do vírus do sarampo no verão do ano passado.