sicnot

Perfil

País

Sismo registado no Faial de manhã teve 16 réplicas ao longo do dia

Ao longo do dia de hoje houve 16 réplicas do sismo de magnitude 4,6 registado a oeste/noroeste do Faial às 06:29 (07:29 em Lisboa), segundo o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores.

O epicentro deste sismo foi localizado a cerca de 45 km a Oeste-Noroeste do Capelo, no Faial, às 22:14, hora local (23:14 em Portugal continental).

O epicentro deste sismo foi localizado a cerca de 45 km a Oeste-Noroeste do Capelo, no Faial, às 22:14, hora local (23:14 em Portugal continental).

Google Maps

Numa informação divulgada na quarta-feira através da Proteção Civil dos Açores, o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) revelou que desde 19 de abril foram registados cerca de 160 sismos na mesma região epicentral, que fica a entre 27 e 46 quilómetros a oeste/noroeste da ilha do Faial.

Três desses sismos foram sentidos pela população, tendo o CIVISA explicado que os restantes foram réplicas. 

Hoje de manhã houve novo sismo na mesma zona, com magnitude 4,6 na escala de Richter e sentido com intensidade máxima IV (escala de Mercalli modificada) no concelho da Horta, ilha do Faial, e no município de Lajes do Pico, na ilha do Pico. Como nos outros casos, não há registo de quaisquer danos.

Teresa Ferreira disse à Lusa que depois desse sismo, ao longo do dia foram registados mais 16, de menor magnitude, na mesma zona, mantendo-se o padrão de serem réplicas do abalo mais forte e gradualmente mais fracas.

Segundo explicou, trata-se de algo normal, já que está em curso um "reajustamento da zona".

Este tipo de atividade sísmica não é aquela que é mais frequente nos Açores e que se carateriza por uma atividade persistente de baixa magnitude, havendo, ocasionalmente, um sismo maior, segundo Teresa Ferreira.

Ainda assim, a responsável pelo CIVISA explicou que é algo que "vai ocorrendo", sendo uma forma de, "por setores", se ir libertando energia.

"É a natureza da região onde nos encontramos", acrescentou.

Segundo a informação disponibilizada na página do CIVISA na Internet, "no restante arquipélago dos Açores", a atividade sísmica "encontra-se, no geral, dentro dos níveis normais de referência".



Lusa
  • Sismo de 4,6 na ilha do Faial

    País

     Um sismo de magnitude 4,6 na escala de Richter foi sentido hoje na ilha do Faial, Açores, sem que, até ao momento, se tenham registado danos pessoais ou materiais, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

  • "Nos últimos 14 anos alertámos que este dia iria voltar"
    3:50

    País

    O vice-presidente da Câmara de Mação diz que se sente humilhado com o recurso a meios espanhóis para o combate ao fogo no concelho. Em entrevista à SIC, António Louro, que é também engenheiro florestal, critica os vários governos e afirma que nada disto teria acontecido se tivessem ouvido os apelos desesperados da autarquia depois do incêndio que, em 2003, destruiu grande parte do concelho.

  • Marcelo lembra ditadura para deixar elogios à liberdade de imprensa e separação de poderes
    0:29
  • André Ventura rejeita acusações de xenofobia
    1:27

    País

    O candidato do PSD à Câmara de Loures diz que tocou num tema que as pessoas queriam discutir. Entrevistado na SIC Notícias, André Ventura insiste que as declarações que fez sobre a comunidade cigana não são xenófobas ou racistas.

  • Rajoy nega conhecimento de financiamentos ilegais no PP

    Mundo

    O primeiro-ministro espanhol negou hoje ter conhecimento de um esquema ilegal de financiamento, que envolve vários responsáveis do Partido Popular (PP, direita), que lidera. Durante uma audição no tribunal, Mariano Rajoy garantiu ainda que não aceitou nenhum pagamento ilícito.