sicnot

Perfil

País

Jovem de 16 anos ferido em acidente com peregrinos já teve alta hospitalar

Um jovem de 16 anos, ferido no acidente que na madrugada de sábado matou cinco peregrinos no IC2, em Cernache, teve hoje alta do Hospital Pediátrico de Coimbra onde estava internado, informou fonte do centro hospitalar. 

PAULO NOVAIS

De acordo com Salomé Marques, coordenadora do gabinete de comunicação do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), mantém-se internados outros três doentes, dois dos quais com prognóstico reservado. 

Um homem de 64 anos, politraumatizado grave, está "clinicamente estável e com prognóstico reservado" no serviço de medicina intensiva e uma mulher de 23 anos, que foi no sábado operada às pernas e a um braço, "continua internada na unidade de cuidados cirúrgicos intermédios", em situação clínica idêntica. 

Já um homem de 71 anos, internado no serviço de cirurgia B dos Hospitais da Universidade de Coimbra "mantém-se clinicamente estável". 

Deram entrada no hospital, seis feridos, um dos quais - um jovem de 17 anos - acabou por morrer, elevando para cinco o número de mortos entre o grupo de cerca de 80 peregrinos de Mortágua. 

O grupo dirigia-se para Fátima pelo IC2 e foi vítima de atropelamento em Cernache, Coimbra, cerca das 04:00, após o despiste de um automóvel que seguia no sentido Coimbra/Condeixa.

As cinco vítimas mortais do grupo de peregrinos - que seguia a pé no mesmo sentido do automóvel, mas na faixa contrária - têm entre os 17 e os 69 anos.

No sábado, teve alta hospitalar um homem de 24 anos, condutor do automóvel envolvido no despiste, que apresentava ferimentos ligeiros. O condutor foi, entretanto, constituído arguido e notificado para comparecer em tribunal na segunda-feira para ser ouvido por um juiz e serem-lhe determinadas eventuais medidas de coação. 

Lusa
  • Autarca e duas jornalistas mortas a tiro na Finlândia 

    Mundo

    A presidente da Câmara de Imatra, na Finlândia, e duas jornalistas foram mortas a tiro na noite passada, na pequena cidade do sudeste do país. O incidente aconteceu junto a um restaurante e a polícia chegou ao local pouco depois dos disparos. Um suspeito de 23 anos já foi detido.

  • Avião da Qatar Airways aterra de emergência nas Lajes
    0:47

    País

    Aterrou de emergência nos Açores, esta manhã, um avião da Qatar Airways. A turbulência obrigou à manobra que causou pelo menos 10 feridos nos passageiro do avião que fazia ligação de Washington para Doha, capital do Qatar, e foi desviado para a base aérea das Lajes. Os passageiros desembarcaram, como registou no Twitter um jornalista da Al-Jazzera que seguia a bordo. Segundo este depoimento, uma pessoa foi levada para o hospital com problemas cardíacos.

  • Óscar do turismo para empresa que gere património de Sintra
    1:51

    Cultura

    A Parques de Sintra ganhou, pelo quarto ano consecutivo, os World Travel Awards na categoria de "Melhor Empresa de Conservação do Mundo". A empresa portuguesa, que gere monumentos, parques e jardins situados na zona da Paisagem Cultural de Sintra e em Queluz, voltou a ser a única nomeada europeia na categoria, e foi a vencedora entre candidatos de todo o mundo.

  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.