sicnot

Perfil

País

Armazenamento de água em abril desceu em oito bacias hidrográficas

O volume de água armazenada em abril diminuiu em oito das bacias hidrográficas de Portugal continental e aumentou em quatro, comparativamente com o mês anterior, segundo o Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos (SNIRH).

Barragem do Pedrogão (Arquivo)

Barragem do Pedrogão (Arquivo)

De acordo com o boletim de armazenamento de albufeiras do SNIRH na Internet, no último dia do mês de abril, e relativamente ao mesmo período do mês anterior, verificou-se um aumento do volume armazenado em quatro bacias hidrográficas e uma descida em oito. 

Das 57 albufeiras monitorizadas, 32 apresentam disponibilidades hídricas superiores a 80% do volume total e não existem albufeiras com disponibilidade inferior a 40% do volume total.

Os níveis mais elevados de armazenamento de água em março de 2015 ocorreram nas bacias do Barlavento (97,4%), Oeste (88,5%), Mira (86,8%), Guadiana (82,4%), Tejo (79,9%), Mondego (75,6%), Cávado (71,8%), Arade (73,5%), Douro (64,1%), Sado (68,1%), Ave (62,7%) e Lima (57,0%).

O SNIRH indica que os armazenamentos de abril de 2015, por bacia hidrográfica, apresentam-se inferiores às médias dos valores do mesmo mês nos períodos de 1990/91 a 2013/14, exceto para as bacias das ribeiras do Oeste, Tejo, e ribeiras do Algarve e Arade.

A cada bacia hidrográfica pode corresponder mais do que uma albufeira, alerta o SNIRH.



Lusa
  • Marcelo já teve alta após "queda abrupta de tensão"
    2:53
  • Jorge Jesus emocionado à partida para o Al Hilal
    1:26

    Desporto

    O treinador Jorge Jesus está de partida para a Arábia Saudita, onde vai orientar o Al Hilar. Este sábado, no Aeroporto de Lisboa, emocionou-se quando questionado sobre o que mais lhe custa deixar: "a família e os amigos". Mas também se mostrou certo de que em breve voltará a Portugal.

  • México bate Coreia do Sul e está quase apurado

    Mundial 2018 / República da Coreia

    O México derrotou este sábado a Coreia do Sul por 2-1, na 2.ª jornada do grupo F, e ficou perto de garantir a passagem aos oitavos-de-final.

  • Bélgica goleia Tunísia e fica muito perto dos oitavos

    Mundial 2018 / Bélgica

    A Bélgica derrotou este sábado a Tunísia por 5-2, na 2.ª jornada do grupo G, e ficou muito perto de garantir o apuramento para os oitavos-de-final do campeonato do mundo. Veja aqui os golos e os principais lances do encontro.

  • Moutinho continua sem treinar, Raphael Guerreiro recuperou
    1:35
  • Portugal quer atrair imigrantes
    1:28
  • A opinião de Francisco Louçã
    14:51

    Opinião

    No habitual espaço de comentário semanal na Edição da Noite, Francisco Louçã analisou o Serviço Nacional de Saúde, o imposto sobre os combustíveis, a guerra entre professores e Governo e a lei das rendas.