sicnot

Perfil

País

Armazenamento de água em abril desceu em oito bacias hidrográficas

O volume de água armazenada em abril diminuiu em oito das bacias hidrográficas de Portugal continental e aumentou em quatro, comparativamente com o mês anterior, segundo o Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos (SNIRH).

Barragem do Pedrogão (Arquivo)

Barragem do Pedrogão (Arquivo)

De acordo com o boletim de armazenamento de albufeiras do SNIRH na Internet, no último dia do mês de abril, e relativamente ao mesmo período do mês anterior, verificou-se um aumento do volume armazenado em quatro bacias hidrográficas e uma descida em oito. 

Das 57 albufeiras monitorizadas, 32 apresentam disponibilidades hídricas superiores a 80% do volume total e não existem albufeiras com disponibilidade inferior a 40% do volume total.

Os níveis mais elevados de armazenamento de água em março de 2015 ocorreram nas bacias do Barlavento (97,4%), Oeste (88,5%), Mira (86,8%), Guadiana (82,4%), Tejo (79,9%), Mondego (75,6%), Cávado (71,8%), Arade (73,5%), Douro (64,1%), Sado (68,1%), Ave (62,7%) e Lima (57,0%).

O SNIRH indica que os armazenamentos de abril de 2015, por bacia hidrográfica, apresentam-se inferiores às médias dos valores do mesmo mês nos períodos de 1990/91 a 2013/14, exceto para as bacias das ribeiras do Oeste, Tejo, e ribeiras do Algarve e Arade.

A cada bacia hidrográfica pode corresponder mais do que uma albufeira, alerta o SNIRH.



Lusa
  • As primeiras reações à morte de Chester Bennington

    Cultura

    Chester Bennington, vocalista da banda de metal alternativo Linkin Park, morreu esta quinta-feira em casa em Palos Verdes Estates, no estado da Califórnia, nos EUA. Várias celebridades já reagiram à morte do músico de 41 anos. Segundo o TMZ, o cantor da banda norte-americana suicidou-se.

  • O perfil do novo herói do surf português
    3:43
  • O. J. Simpson vai sair em liberdade condicional

    Mundo

    A antiga estrela de futebol americano O. J. Simpson vai sair em liberdade condicional, depois de ter cumprido nove anos de prisão num estabelecimento prisional do estado do Nevada, nos Estados Unidos.

  • Filho do leão Cecil também foi abatido por um caçador

    Mundo

    Xanda pode ter tido o mesmo fim que o seu pai, o leão Cecil, que em 2015 foi abatido por um caçador, no Zimbabué. Na altura, a morte de Cecil tomou proporções inéditas, chegando uma imagem do leão a ser projetada na fachada do Empire State Building. Agora, Xanda terá sido abatido a tiro por um caçador de troféus.