sicnot

Perfil

País

Armazenamento de água em abril desceu em oito bacias hidrográficas

O volume de água armazenada em abril diminuiu em oito das bacias hidrográficas de Portugal continental e aumentou em quatro, comparativamente com o mês anterior, segundo o Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos (SNIRH).

Barragem do Pedrogão (Arquivo)

Barragem do Pedrogão (Arquivo)

De acordo com o boletim de armazenamento de albufeiras do SNIRH na Internet, no último dia do mês de abril, e relativamente ao mesmo período do mês anterior, verificou-se um aumento do volume armazenado em quatro bacias hidrográficas e uma descida em oito. 

Das 57 albufeiras monitorizadas, 32 apresentam disponibilidades hídricas superiores a 80% do volume total e não existem albufeiras com disponibilidade inferior a 40% do volume total.

Os níveis mais elevados de armazenamento de água em março de 2015 ocorreram nas bacias do Barlavento (97,4%), Oeste (88,5%), Mira (86,8%), Guadiana (82,4%), Tejo (79,9%), Mondego (75,6%), Cávado (71,8%), Arade (73,5%), Douro (64,1%), Sado (68,1%), Ave (62,7%) e Lima (57,0%).

O SNIRH indica que os armazenamentos de abril de 2015, por bacia hidrográfica, apresentam-se inferiores às médias dos valores do mesmo mês nos períodos de 1990/91 a 2013/14, exceto para as bacias das ribeiras do Oeste, Tejo, e ribeiras do Algarve e Arade.

A cada bacia hidrográfica pode corresponder mais do que uma albufeira, alerta o SNIRH.



Lusa
  • 950 militares cercam a Rocinha, no Rio de Janeiro
    2:36
  • Terra volta a termer no México

    Mundo

    Um sismo de magnitude 6,2, na escala de Richter, foi registado às 05h30, hora local, 23h30, em Lisboa. Até ao momento não há registo de vítimas ou danos materiais.

  • Franceses em protesto contra reformas de Macron
    1:04

    Mundo

    O Presidente francês volta hoje a ser alvo de manifestações contra a reforma laboral. Os protestos foram organizados por Jean Luc Melenchon, o candidato da extrema-esquerda que concorreu contra Macron.

  • Tony Carreira em Paris com sala cheia
    2:36

    Cultura

    O cantor Tony Carreira actuou ontem em Paris e teve sala cheia a aplaudir os temas que o tornaram conhecido há quase 30 anos. As recentes acusações de plágio não parecem afectar a popularidade do artista, que vai continuar em tournée. A Sic acompanhou o artista neste concerto.