sicnot

Perfil

País

Condutor envolvido na morte de peregrinos em Coimbra proibido de conduzir

O condutor envolvido no acidente de sábado que vitimou cinco peregrinos em Cernache (Coimbra) foi proibido, pelo tribunal, de conduzir e obrigado a apresentações semanais às autoridades, informou fonte judicial.

Lusa

O Tribunal de Instrução Criminal de Coimbra decidiu aplicar as medidas de coação de suspensão da atividade de condução e de apresentações semanais às autoridades ao condutor envolvido no acidente de sábado, em Coimbra, que provocou cinco mortos e quatro feridos num grupo de peregrinos de Mortágua, disse hoje um membro do gabinete de apoio à presidência da Comarca de Coimbra, Ana Paula Fonseca.

O arguido, que está indiciado de cinco crimes de homicídio negligente, começou a ser ouvido no Tribunal de Instrução Criminal às 17:15, depois de ter sido ouvido de manhã no Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Coimbra.

O processo prossegue agora para inquérito no DIAP. 

O acidente, ocorrido às 04:00 de sábado, provocou a morte de cinco peregrinos, dois dos quais escuteiros, após o automóvel se ter despistado à saída de uma curva e invadido a faixa contrária onde seguiam, a pé, cerca de 80 pessoas provenientes de Mortágua com destino a Fátima.

O carro atropelou os peregrinos numa zona de bermas estreitas e onde o trânsito automóvel está reduzido a duas vias devido à criação de uma faixa de segurança para possibilitar a circulação de peregrinos.

As autópsias aos cinco corpos também já estão concluídas e os funerais realizam-se na terça-feira à tarde, em Mortágua.

A autarquia de Mortágua, distrito de Viseu, decretou três dias de luto municipal, na sequência do acidente rodoviário envolvendo peregrinos daquele município.

A advogada do arguido recusou-se a prestar declarações. 



Lusa

  • Condutor que se despistou e atropelou peregrinos ouvido em tribunal
    1:31

    País

    O condutor que provocou a morte a cinco peregrinos que seguiam a caminho de Fátima, este sábado, é ouvido hoje. O homem de 24 anos vai ficar a conhecer as medidas de coação, depois de ter sido constituído arguido. Em Coimbra estão ainda internados três feridos em estado grave. Os funerais das vítimas acontecem amanhã à tarde em Mortágua.

  • Luto em Mortágua após a morte de cinco peregrinos atropelados
    1:03

    País

    Os cinco peregrinos de Mortágua que morreram atropelados em Coimbra vão ser sepultados amanhã. A localidade está de luto e escola onde estudavam duas das vítimas está encerrada. Esta manhã, em Mortágua, não houve aulas na escola secundária onde estudavam duas das cinco vítimas mortais. Uma equipa de psicólogo e assistentes sociais estão a acompanhar os colegas dos dois jovens.

  • Condutor que atropelou peregrinos indiciado por 5 crimes de homicídio por negligência
    0:47

    País

    O condutor do carro envolvido no acidente em Cernache, que provocou a morte de cinco peregrinos, está indiciado por 5 crimes de homicídio por negligência. O Ministério Público pede que o arguido fique sujeito a apresentações periódicas e proibição de conduzir, disse o secretário do DIAP de Coimbra onde o homem de 24 anos esteve a ser ouvido. Foi depois transportado para o tribunal de instrução criminal onde vão ser validadas as medidas de coação.

  • Obama diz que Guterres "tem uma reputação extraordinária"
    1:38

    Mundo

    António Guterres diz que vai trabalhar com Barack Obama e também com Donald Trump, na reforma das Nações Unidas. O futuro secretário-geral da ONU foi recebido por Obama, na Casa Branca, onde recebeu vários elogios do presidente norte-americano.

  • Mãe do guarda-redes da Chapecoense comove o Brasil
    1:37
  • Dezenas de mortos em bombardeamentos do Daesh em Mossul

    Daesh

    Dezenas de civis, entre os quais várias crianças, morreram e outros ficaram feridos em ataques de morteiro efetuados pelo grupo extremista Daesh em Mossul, disse à agência Efe o vice-comandante das forças antiterroristas iraquianas.

  • Morreu o palhaço que fazia rir as crianças de Alepo

    Mundo

    Anas al-Basha, mais conhecido como o Palhaço de Alepo, morreu esta terça-feira durante um bombardeamento aéreo na zona dominada pelos rebeldes. O funcionário público mascarava-se de palhaço para ajudar a trazer algum conforto e alegria às crianças sírias, que vivem no meio de uma guerra civil.

  • Tribunal chinês iliba jovem executado há 21 anos

    Mundo

    Nie Shubin foi fuzilado em 1995, na altura com 20 anos, depois de ter sido condenado por violação e assassinato de uma mulher, na cidade de Shijiazhuang. Agora, a justiça chinesa vem dizer que, afinal, o jovem era inocente, uma vez que não foram encontradas provas suficientes para o condenar.