sicnot

Perfil

País

Funerais dos cinco peregrinos realizam-se esta terça-feira em Mortágua

Os funerais dos cinco peregrinos que morreram na madrugada de sábado, em Cernache, após o despiste de um carro, realizam-se na terça-feira à tarde em Mortágua, disse esta segunda-feira à agência Lusa o presidente da autarquia, José Júlio Norte.

Na terça-feira é ainda dia de luto municipal em Mortágua e, da parte da tarde, haverá tolerância de ponto.

Na terça-feira é ainda dia de luto municipal em Mortágua e, da parte da tarde, haverá tolerância de ponto.

LUSA

"Os cinco funerais serão amanhã (terça-feira), mas não se sabe se todos em simultâneo ou só quatro", referiu o autarca, acrescentando que o marido de uma das vítimas ainda se encontra no estrangeiro e "a família é que terá de tomar a decisão".

Os corpos já foram autopsiados e, segundo José Júlio Norte, chegam às 11:30 ao salão polivalente dos Bombeiros Voluntários de Mortágua, onde ficarão em câmara ardente até à hora da missa (15:00).

Três dos corpos serão depois levados para o cemitério municipal de Mortágua e os outros dois para os cemitérios de Vale de Remígio e de Sobral, no mesmo concelho.

O autarca explicou que a intenção de realizar os cinco funerais ao mesmo tempo se prendeu com o facto de se tratar "de uma comunidade pequena, com muitos amigos que faleceram em simultâneo".

"Para podermos prestar homenagem a todos eles só havia uma forma, que era o funeral ser nestas circunstâncias", afirmou.

Na terça-feira é ainda dia de luto municipal em Mortágua e, da parte da tarde, haverá tolerância de ponto.

José Júlio Norte justificou que esta é uma forma de prestar homenagem a todas as vítimas, concretamente a uma que era funcionária da Câmara.

"Hoje de manhã tivemos aqui um momento também muito solene, às 09:00, na secretaria onde ela trabalhava. Fizemos um minuto de silêncio. Foi um momento muito duro para nós, mas também uma forma de a homenagear e de todos juntos ganharmos forças para continuar o nosso trabalho", contou.

Segundo o autarca, o Presidente da República e o primeiro-ministro fizeram chegar as suas mensagens de condolências para as famílias e a generalidade dos presidentes de Câmara do país também demonstrou a sua solidariedade.

O acidente, ocorrido às 04:00 de sábado, provocou a morte de cinco peregrinos, dois dos quais escuteiros, após o automóvel se ter despistado à saída de uma curva e invadido a faixa contrária onde seguiam, a pé, cerca de 80 pessoas provenientes de Mortágua com destino a Fátima.

O carro atropelou os peregrinos numa zona de bermas estreitas e onde o trânsito automóvel está reduzido a duas vias devido à criação de uma faixa de segurança para possibilitar a circulação de peregrinos.
  • Tomadas medidas para evitar danos ambientais após acidente na barra da Armona
    1:49

    País

    Quatro tripulantes foram transportados para o hospital com hipotermia, depois de terem caído ao mar. A embarcação onde seguiam, e que faz trabalhos de reposição de areias, virou-se esta manhã, na ilha da Armona, em Olhão. As autoridades vão abrir um inquérito para apurar as causas do acidente e estão a tomar medidas para evitar danos ambientais, visto que a embarcação transportava 12 mil litros de gasóleo.

  • Papa no Chile em ambiente de contestação à Igreja Católica
    3:13

    Mundo

    O Papa pediu hoje perdão pelos crimes de pedofilia cometidos por membros da Igreja Católica no Chile, referindo que sentiu "dor e vergonha" diante do "dano irreparável" causado às crianças vítimas de abuso sexual. Francisco está a cumprir uma deslocação de três dias ao Chile, onde a contestação à visita e à Igreja se faz sentir. O Papa enfrenta um ambiente hostil na sexta viagem à América Latina, devido à denúncia de abusos sexuais na Igreja.

  • Domingos Paciência sai do Belenenses

    Desporto

    Domingos Paciência deixou esta terça-feira o comando técnico do Belenenses. O treinador e a SAD do clube chegaram a acordo para a rescisão amigável do contrato.

    Em atualização

  • Reviravolta na Operação Fizz
    1:09

    País

    O juiz que vai julgar o chamado processo da Operação Fizz decidiu aceitar as denúncias de Orlando Figueira contra o presidente do Banco Atlântico e o advogado Daniel Proença de Carvalho. As acusações do principal arguido contra o banqueiro Carlos Silva e o advogado Proença de Carvalho podem trazer uma reviravolta ao processo.

  • Apoio psicológico fundamental em Vila Nova da Rainha
    2:19
  • Projeto Bairros Sem Cárie levou 300 pessoas do Seixal ao dentista
    3:08

    País

    Portugal tem dos piores indicadores de saúde oral da Europa e ir ao dentista é quase um luxo. Num país assim ganham ainda mais relevância iniciativas como o projeto Bairros Sem Cárie. 300 pessoas de bairros sociais do Seixal tiveram uma consulta de estomatologia gratuita.

  • Homem rompe a garganta ao tentar impedir espirro

    Mundo

    Impedir um espirro apertando o nariz pode causar sérias lesões. Foi o que aconteceu a um homem na Grã-Bretanha que teve de ser hospitalizado porque sofreu uma rutura na garganta ao apertar boca e nariz ao espirrar.