sicnot

Perfil

País

Alunos fazem hoje prova escrita do teste de inglês da Cambridge

Cerca de 111 mil alunos do ensino público e privado realizam hoje à tarde a prova escrita do teste Preliminary English Test (PET) da Universidade de Cambridge, que é obrigatória para todos os estudantes do 9.º ano.

(AP/ Arquivo)

(AP/ Arquivo)

(Francisco Seco/ AP)

O teste de diagnóstico de inglês volta a ser realizado sob a ameaça de greve dos professores, convocada por uma plataforma de sete sindicatos, entre os quais a Federação Nacional de Professores (Fenprof).

As direções das escolas designaram cerca de 2.300 professores para classificar a prova, obrigatória para os alunos do 9.º ano e opcional para os restantes anos: dos mais de 110 mil alunos, 104 mil frequentam o 9.º ano.

No ano passado, mais de 100 mil alunos realizaram o "Key for Schools", mas este ano o nível de exigência será superior, já que estão a realizar o PET. 

Além da componente escrita, o PET tem ainda uma componente oral, que já está a ser decorrer em algumas escolas e termina a 22 de Maio. 

O Ministério da Educação e Ciência (MEC) tem sublinhado a importância deste teste, que é reconhecido internacionalmente.

A prova levou ainda a Fenprof a fazer queixa à Procuradoria-Geral da República, estando a Polícia Judiciária a analisar a parceria entre Estado e empresas para realização do teste de inglês do Cambridge.



Lusa
  • Francisco George toma posse como presidente da Cruz Vermelha Portuguesa

    País

    O ex-diretor-geral da Saúde, Francisco George toma hoje posse como presidente da Cruz Vermelha Portuguesa. Em entrevista à lusa, manifestou a intenção de criar uma unidade para abastecimento de água potável e redução dos problemas de saneamento em catástrofes como os incêndios deste verão. Além disso, em nome da transparência, vai tornar públicas as contas do organização, incluindo os donativos.

  • Árbitros recuam e vão apitar jogos do próximo fim de semana

    Desporto

    Os árbitros recuaram esta quarta-feira na intenção de não comparecer nos jogos do próximo fim de semana. Depois de na terça-feira a maioria dos juízes terem apresentado um pedido de dispensa dos jogos da 12.ª jornada do campeonato, esta quarta-feira adiaram a decisão após uma reunião com o Conselho de Arbitragem.

  • Comprar um carro em segunda mão sem ser enganado 
    8:44
  • Astronautas enviam mensagem no Dia de Ação de Graças
    1:06

    Mundo

    Comemora-se esta quinta-feira o Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos. Mais de 50 milhões de norte-americanos viajam ao encontro da família para celebrar o feriado. Também na Estação Espacial Internacional a data não foi esquecida.