sicnot

Perfil

País

Alunos fazem hoje prova escrita do teste de inglês da Cambridge

Cerca de 111 mil alunos do ensino público e privado realizam hoje à tarde a prova escrita do teste Preliminary English Test (PET) da Universidade de Cambridge, que é obrigatória para todos os estudantes do 9.º ano.

(AP/ Arquivo)

(AP/ Arquivo)

(Francisco Seco/ AP)

O teste de diagnóstico de inglês volta a ser realizado sob a ameaça de greve dos professores, convocada por uma plataforma de sete sindicatos, entre os quais a Federação Nacional de Professores (Fenprof).

As direções das escolas designaram cerca de 2.300 professores para classificar a prova, obrigatória para os alunos do 9.º ano e opcional para os restantes anos: dos mais de 110 mil alunos, 104 mil frequentam o 9.º ano.

No ano passado, mais de 100 mil alunos realizaram o "Key for Schools", mas este ano o nível de exigência será superior, já que estão a realizar o PET. 

Além da componente escrita, o PET tem ainda uma componente oral, que já está a ser decorrer em algumas escolas e termina a 22 de Maio. 

O Ministério da Educação e Ciência (MEC) tem sublinhado a importância deste teste, que é reconhecido internacionalmente.

A prova levou ainda a Fenprof a fazer queixa à Procuradoria-Geral da República, estando a Polícia Judiciária a analisar a parceria entre Estado e empresas para realização do teste de inglês do Cambridge.



Lusa
  • Oceanário de Lisboa dá formação sobre impacto da acumulação de plásticos nos oceanos
    2:37
  • Trump e Netanyahu discutiram "ameaças que o Irão coloca"

    Mundo

    O novo Presidente norte-americano, Donald Trump, e o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, debateram "as ameaças que o Irão coloca" e concordaram que a paz israelo-palestiniana só pode ser "negociada diretamente", anunciou este domingo a Casa Branca.