sicnot

Perfil

País

Navio português participa em missão da CPLP na costa ocidental africana

O navio da Marinha portuguesa Figueira da Foz partiu na terça-feira para o Golfo da Guiné e costa ocidental africana, numa missão de cooperação técnico-militar com a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

(Arquivo)

(Arquivo)

marinha.pt

A Marinha portuguesa informou hoje na sua página da Internet que a missão, que vai prolongar-se até dia 01 de julho, tem por objetivo o "estreitamento das relações bilaterais entre as marinhas dos países da CPLP".

No decorrer da missão, o  navio da Marinha Portuguesa irá navegar cerca de 10.000 milhas náuticas, visitando, pela primeira vez, países como São Tomé e Príncipe, Guiné Equatorial, Angola, Guiné-Bissau e Cabo Verde.

A Marinha indicou também que, durante a permanência naqueles países, o navio "vai desenvolver ações no quadro dos acordos de cooperação bilateral em matérias como a vigilância, fiscalização e segurança marítima".

O 'Figueira da Foz' vai também dar apoio no âmbito da política externa do Estado português, referiu ainda a Marinha na sua página na Internet.

No Navio da República Portuguesa (NRP) 'Figueira da Foz', o segundo da classe Viana do Castelo, seguem 60 militares, incluindo uma equipa de fuzileiros, uma de mergulhadores e outra médica.



DD // ARA

Lusa/Fim



NewsSubjects:- Política - Sociedade - Organizações internacionais - Organizações de socorro - equipamento militar - cooperação económica 

20150506T095239
  • Constitucional chumba algumas normas da lei de barrigas de aluguer

    País

    O Tribunal Constitucional chumbou algumas normas do acórdão sobre as barrigas de aluguer. De acordo com o Expresso, a decisão já foi comunicada à Assembleia da República. A obrigatoriedade da regulamentação da lei ser feita pelo Parlamento e não pelo Governo terá sido unânime.

  • Marcelo já sabia da substituição do embaixador de Angola
    4:00

    País

    O Presidente da República sabia há bastante tempo da substituição do embaixador de Angola em Lisboa e já tinha aprovado o nome do futuro representante de Luanda. A revelação foi feita, esta terça-feira, por Marcelo Rebelo de Sousa, numa conversa exclusiva com a SIC no Palácio de Belém. O Presidente contou ainda que não vai enviar recados ao Governo nem aos partidos no discurso de 25 abril que vai fazer na Assembleia da República.

    Exclusivo SIC

  • A história do bebé que continua a lutar pela vida depois do tribunal ter desligado as máquinas

    Mundo

    Alfie Evans sofre de uma doença cerebral degenerativa. A sua condição levou o caso à justiça e, depois de uma batalha judicial entre os pais e o hospital, os juízes determinaram que as máquinas do suporte artificial de vida fossem desligadas. Apesar de os aparelhos terem sido desligados na segunda-feira à noite, segundo os pais, a criança de 23 meses continua a lutar pela vida, respirando sozinha.

    SIC

  • O vestido de noiva de Megan Markle
    1:17
  • O recado de Donald Trump à Coreia do Norte 

    Mundo

    O Presidente norte-americano, Donald Trump, exortou Pyongyang a eliminar todo o seu arsenal nuclear, precisando o que queria dizer exatamente ao apelar para a "desnuclearização" do regime totalitário, antes de uma aguardada cimeira com o líder norte-coreano.

  • Pato em excesso de velocidade faz disparar radar numa estrada suíça
    1:31