sicnot

Perfil

País

Mapa com localização dos campos de milho transgénico disponível na internet

A localização dos campos onde se cultiva milho transgénico em Portugal está disponível desde hoje na internet, anunciou a associação ambientalista Quercus, recordando que estas plantações podem ser prejudiciais para a saúde das populações vizinhas.

© Jim Young / Reuters

mapa com a identificação e a localização dos campos de milho transgénico em Portugal foi disponibilizado hoje pela Plataforma Transgénicos Fora, depois de vários pedidos feitos ao Ministério da Agricultura para que divulgasse esta informação. 

A Quercus recorda que o ministério recolhe anualmente esta informação mas "só divulga dados muito incompletos e tem vedado o acesso do público às localizações exatas dos terrenos: foram precisas cinco ações em tribunal para obter os dados completos de 2005 até 2014".

No mapa agora divulgado é possível consultar, para os anos de 2013 e 2014, os nomes, moradas e áreas das explorações agrícolas que adotaram o milho transgénico. 

A Plataforma Transgénicos Fora acredita que, com a publicação do mapa, os portugueses vão descobrir "os vizinhos que não sabiam que tinha à porta e pressionar o governo no sentido da proibição total do cultivo deste milho transgénico".

A associação ambientalista explica que a divulgação destes dados é importante porque permite a deteção precoce de eventuais problemas. 

"Não pode excluir-se a possibilidade, por exemplo, de alergias ao pólen transgénico para quem viva em zonas circundantes", alertou a associação, com base numa publicação científica divulgada este ano.

Em termos ambientais, a Quercus lembra que já foram encontrados impactos negativos em espécies que não são alvo do ecossistema agrícola. 

Este é um risco agravado pelo facto de "a Monsanto, a única empresa detentora de autorização para cultivo de milho transgénico na União Europeia, não cumprir a legislação em vigor quanto à monitorização ecológica de risco, uma acusação recentemente publicada pela própria EFSA - Autoridade Europeia de Segurança Alimentar".

A divulgação desta informação é importante também para os agricultores e apicultores, sobretudo em produção biológica, que assim podem saber o que se passa em redor dos seus terrenos.

A Quercus lamenta que Portugal continue a votar a favor dos pedidos de introdução de novos transgénicos: "Por exemplo, no final de 2014 votou a favor da importação de novas variedades de algodão e colza transgénicos, ao arrepio da maioria dos Estados Membros e apesar do risco direto que isso acarreta para a nossa biodiversidade selvagem e agrícola. Junto com a Espanha e a República Checa, é dos únicos países onde ainda se cultivam transgénicos na União Europeia.

Desde o início de março, Portugal pode proibir unilateralmente o cultivo de transgénicos no continente, recordou a Quercus, lembrando que a Madeira e os Açores já se declararam zonas livres. 


Lusa
  • Morreu o vocalista da banda Linkin Park

    Cultura

    Um dos vocalistas da banda de metal alternativo Linkin Park, Chester Bennington, morreu, em casa, numa cidade do condado de Los Angeles, aos 41 anos. Chester Bennington ter-se-á suicidado, de acordo com a plataforma TMZ. O músico juntou-se aos Linkin Park em 1999, três anos após a formação da banda, que editou o seu álbum de estreia, "Hybrid Theory", em 2000. O disco, do qual fazem parte temas como "In the End", "Crawling" e "One Step Closer", vendeu dez milhões de cópias só nos Estados Unidos.

  • O perfil do novo herói do surf português
    3:43
  • "Temos de melhorar o sistema de prevenção e combate dos incêndios"
    18:07

    País

    O ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos, foi convidado da Edição da Noite da SIC Notícias, desta quinta-feira. Em análise esteve o chumbo do PCP na criação de um banco nacional de terras, a reforma da floresta em Portugal, as falhas no sistema de comunicação do SIRESP, a lei da rolha nos bombeiros, a seca no país e ainda a pesca da sardinha, que poderá vir a ser proibida durante 15 anos. 

    Entrevista SIC Notícias

  • CGTP acusa PT de ilegalidades no dia da greve
    0:46

    Economia

    A CGTP pede a intervenção do Governo na PT. Esta quinta-feira, na SIC Notícias, Arménio Carlos acusou a empresa de estar a cometer mais uma ilegalidade, ao ter requisitado trabalhadores para cumprir serviços mínimos uma semana antes do permitido por lei.

  • Altice responde a António Costa
    1:33

    Economia

    A Altice respondeu ao Governo, na sequência das críticas de António Costa, lamentando que Portugal não reconheça a importância dos investimentos que o grupo faz no país. A dona da PT inaugurou esta quinta-feira um novo call center em Vieira do Minho e, na sexta-feira, está marcada uma greve geral dos trabalhadores da PT.

  • Protesto dos enfermeiros é "ilegal"
    2:37
  • O que resta do navio de salvamento mais famoso de Portugal?
    15:26

    Aqui há História

    Os baixios da barra do Tejo já foram cemitério de centenas de embarcações. Uma delas foi o Patrão Lopes, o navio de salvamento que saía para o mar quando todos fugiam das tempestades. Foram cinco dias em agonia até naufragar no Bugio, num caso que acabou na barra do tribunal. 80 anos depois, a SIC mergulhou no Patrão Lopes porque "Aqui Há História".

  • Sismo de magnitude 6.9 na Turquia

    Mundo

    Um forte sismo com magnitude 6.9 na escala de Richter fez-se sentir esta quinta-feira a sul da cidade turca de Bodrum. A informação foi avançada pela agência norte-americana de Geologia.