sicnot

Perfil

País

Ministro da Saúde inaugura na sexta-feira internamento de psiquiatria em Beja

A valência de internamento do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do hospital de Beja, o único distrital que não podia internar doentes psiquiátricos e tinha de os encaminhar para Lisboa, é inaugurada na sexta-feira.

 Lusa

Lusa

Manuel Almeida

A valência de internamento, que começou a funcionar no passado dia 27 de abril com a admissão do primeiro doente, vai ser inaugurada, à tarde, pelo ministro da Saúde, Paulo Macedo, que antes desloca-se a Campo Maior e ao hospital de Évora, disse hoje à agência Lusa fonte da Administração Regional de Saúde (ARS).

O novo Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA) começou a funcionar em agosto de 2012 para substituir o anterior, que funcionou durante mais de 20 anos em apartamentos alugados e situados fora do campus do hospital de Beja, o único distrital que não dispunha de internamento de psiquiatria.

No entanto, segundo a ULSBA, por não estarem reunidas todas as condições técnicas e humanas, sobretudo devido à falta de médicos psiquiatras, a valência de internamento não começou a funcionar logo em agosto de 2012 e os doentes que precisassem de internamento continuaram a ser encaminhados para Lisboa, o que deixou de acontecer desde o passado dia 27.

Situado na ala norte do hospital de Beja, o novo departamento, com valência de internamento com 17 camas, gabinetes de consulta e urgência psiquiátrica, para adultos e crianças, implicou um investimento de três milhões de euros, financiados em 70% por fundos comunitários e em 30% por fundos da ULSBA.

O dia do ministro da Saúde no Alentejo vai começar em Campo Maior, no distrito de Portalegre, onde irá participar na assinatura de um protocolo de cooperação para reestruturação do ambulatório do Hospital Santa Luzia de Elvas em Clínica de Alta Resolução.

O protocolo envolve a Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano, os municípios de Arronches, Campo Maior, Elvas, Monforte, Sousel, Alandroal, Borba, Estremoz e Vila Viçosa e a Coração Delta - Associação de Solidariedade Social. 

Segue-se uma passagem por Évora, onde Paulo Macedo vai inaugurar o núcleo de exames especiais do hospital da cidade.

Lusa
  • Nova lei aprovada, álcool só a partir dos 18 anos
    1:03

    País

    O Conselho de Ministros aprovou hoje a nova lei da álcool. O ministro da Saúde, Paulo Macedo, confirma que será proibido vender todos os tipos de bebidas alcoólicas a menores de 18 anos. E o ministro da Presidência, Marques Guedes, desmentiu que o Governo tenha a intenção de vir a multar os pais de menores encontrados a consumir.

  • Deputado do PS abandona partido e pode colocar em causa maioria parlamentar
    2:28

    País

    Domingos Pereira foi eleito pelo círculo de Braga. Agora, vai demitir-se do Partido Socialista e entregar o cartão de militante. Contudo, mantém-se no Parlamento, passando assim a deputado independente na Assembleia da República. Pode estar em causa a maioria parlamentar quando o PCP se abstiver.

    Notícia SIC

  • Pedro Dias recusou mostrar caligrafia
    2:29

    País

    Pedro Dias forneceu esta segunda-feira ADN aos peritos do laboratório da polícia científica. O suspeito dos crimes de Aguiar da Beira também foi intimado a entregar amostras da própria caligrafia, mas recusou fazê-lo.

  • Autoridades italianas prosseguem buscas por desaparecidos em avalancha
    0:54
  • "O México não acredita em muros"
    0:45

    Mundo

    Em resposta a Donald Trump, o Presidente mexicano diz que o país não acredita em muros, mas em pontes. Enrique Peña Nieto diz ainda que o México vai procurar dialogar com os Estados Unidos sem confrontos, mas também sem submissão.

  • Carolina do Mónaco celebra o 60.º aniversário
    2:13

    Mundo

    Carolina do Mónaco celebra esta segunda-feira o 60.º aniversário. Em 60 anos, foi criança mediática, jovem rebelde e, agora, matriarca sem ser rainha. Carolina do Mónaco nunca saiu das revistas, por ser filha de Grace Kelly e Rainier do Mónaco, por ter somado namorados pouco recomendáveis para princesas, por ter perdido o pai dos seus filhos num terrível acidente.

  • Ator morre baleado durante gravações de videoclip na Austrália

    Mundo

    Um ator morreu depois de ter sido baleado durante as gravações de um videoclip da banda Bliss n Eso, na cidade australiana de Brisbane. A vítima foi identificada como Johann Ofner, de 28 anos. O homem chegou a receber a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos.