sicnot

Perfil

País

Ministro da Saúde inaugura na sexta-feira internamento de psiquiatria em Beja

A valência de internamento do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do hospital de Beja, o único distrital que não podia internar doentes psiquiátricos e tinha de os encaminhar para Lisboa, é inaugurada na sexta-feira.

 Lusa

Lusa

Manuel Almeida

A valência de internamento, que começou a funcionar no passado dia 27 de abril com a admissão do primeiro doente, vai ser inaugurada, à tarde, pelo ministro da Saúde, Paulo Macedo, que antes desloca-se a Campo Maior e ao hospital de Évora, disse hoje à agência Lusa fonte da Administração Regional de Saúde (ARS).

O novo Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA) começou a funcionar em agosto de 2012 para substituir o anterior, que funcionou durante mais de 20 anos em apartamentos alugados e situados fora do campus do hospital de Beja, o único distrital que não dispunha de internamento de psiquiatria.

No entanto, segundo a ULSBA, por não estarem reunidas todas as condições técnicas e humanas, sobretudo devido à falta de médicos psiquiatras, a valência de internamento não começou a funcionar logo em agosto de 2012 e os doentes que precisassem de internamento continuaram a ser encaminhados para Lisboa, o que deixou de acontecer desde o passado dia 27.

Situado na ala norte do hospital de Beja, o novo departamento, com valência de internamento com 17 camas, gabinetes de consulta e urgência psiquiátrica, para adultos e crianças, implicou um investimento de três milhões de euros, financiados em 70% por fundos comunitários e em 30% por fundos da ULSBA.

O dia do ministro da Saúde no Alentejo vai começar em Campo Maior, no distrito de Portalegre, onde irá participar na assinatura de um protocolo de cooperação para reestruturação do ambulatório do Hospital Santa Luzia de Elvas em Clínica de Alta Resolução.

O protocolo envolve a Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano, os municípios de Arronches, Campo Maior, Elvas, Monforte, Sousel, Alandroal, Borba, Estremoz e Vila Viçosa e a Coração Delta - Associação de Solidariedade Social. 

Segue-se uma passagem por Évora, onde Paulo Macedo vai inaugurar o núcleo de exames especiais do hospital da cidade.

Lusa
  • Nova lei aprovada, álcool só a partir dos 18 anos
    1:03

    País

    O Conselho de Ministros aprovou hoje a nova lei da álcool. O ministro da Saúde, Paulo Macedo, confirma que será proibido vender todos os tipos de bebidas alcoólicas a menores de 18 anos. E o ministro da Presidência, Marques Guedes, desmentiu que o Governo tenha a intenção de vir a multar os pais de menores encontrados a consumir.

  • Luís Pina indiciado por quatro crimes de tentativa de homicídio
    2:24
  • Ministro "mais descansado" com relatório sobre Almaraz, ambientalistas contestam
    2:01

    País

    O ministro do Ambiente diz estar mais descansado depois de conhecer o relatório técnico que considera o armazém de resíduos nucleares em Almaraz uma solução adequada. Já as associações ambientalistas e os partidos criticam o parecer positivo à construção e querem ouvir os ministros do Ambiente e dos Negócios Estrangeiros no Parlamento.

  • Marcelo recebido por multidão na Ovibeja
    2:52
  • Líderes europeus unidos para iniciar saída do Reino Unido
    2:08
  • 100 dias de Trump em 04'30''
    4:33

    Pequenas grandes histórias

    Donald Trump tomou posse como 45º Presidente dos EUA dia 20 de janeiro de 2017, faz este sábado, 100 dias. Prometeu grandes mudanças, mas os planos acabaram por chocar de frente com a realidade e a burocracia de Washington, como foi o caso do Obamacare. Foi a primeira ordem executiva que assinou, no dia em que tomou posse, mas a revogação está longe de acontecer.