sicnot

Perfil

País

Ministro da Saúde inaugura na sexta-feira internamento de psiquiatria em Beja

A valência de internamento do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do hospital de Beja, o único distrital que não podia internar doentes psiquiátricos e tinha de os encaminhar para Lisboa, é inaugurada na sexta-feira.

 Lusa

Lusa

Manuel Almeida

A valência de internamento, que começou a funcionar no passado dia 27 de abril com a admissão do primeiro doente, vai ser inaugurada, à tarde, pelo ministro da Saúde, Paulo Macedo, que antes desloca-se a Campo Maior e ao hospital de Évora, disse hoje à agência Lusa fonte da Administração Regional de Saúde (ARS).

O novo Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA) começou a funcionar em agosto de 2012 para substituir o anterior, que funcionou durante mais de 20 anos em apartamentos alugados e situados fora do campus do hospital de Beja, o único distrital que não dispunha de internamento de psiquiatria.

No entanto, segundo a ULSBA, por não estarem reunidas todas as condições técnicas e humanas, sobretudo devido à falta de médicos psiquiatras, a valência de internamento não começou a funcionar logo em agosto de 2012 e os doentes que precisassem de internamento continuaram a ser encaminhados para Lisboa, o que deixou de acontecer desde o passado dia 27.

Situado na ala norte do hospital de Beja, o novo departamento, com valência de internamento com 17 camas, gabinetes de consulta e urgência psiquiátrica, para adultos e crianças, implicou um investimento de três milhões de euros, financiados em 70% por fundos comunitários e em 30% por fundos da ULSBA.

O dia do ministro da Saúde no Alentejo vai começar em Campo Maior, no distrito de Portalegre, onde irá participar na assinatura de um protocolo de cooperação para reestruturação do ambulatório do Hospital Santa Luzia de Elvas em Clínica de Alta Resolução.

O protocolo envolve a Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano, os municípios de Arronches, Campo Maior, Elvas, Monforte, Sousel, Alandroal, Borba, Estremoz e Vila Viçosa e a Coração Delta - Associação de Solidariedade Social. 

Segue-se uma passagem por Évora, onde Paulo Macedo vai inaugurar o núcleo de exames especiais do hospital da cidade.

Lusa
  • Nova lei aprovada, álcool só a partir dos 18 anos
    1:03

    País

    O Conselho de Ministros aprovou hoje a nova lei da álcool. O ministro da Saúde, Paulo Macedo, confirma que será proibido vender todos os tipos de bebidas alcoólicas a menores de 18 anos. E o ministro da Presidência, Marques Guedes, desmentiu que o Governo tenha a intenção de vir a multar os pais de menores encontrados a consumir.

  • Prisão preventiva para homicida de Barcelos
    1:43

    País

    O alegado homicida de Barcelos vai ficar em prisão preventiva, por quatro crimes de homicídio. Adelino Briote foi ouvido este sábado de manhã no Tribunal de Braga, depois de na sexta-feira ter alegadamente degolado quatro pessoas na freguesia de Tamel, em Barcelos.

  • Morte de portuguesa no Luxemburgo afinal não aconteceu

    País

    A morte de uma portuguesa em Bettembourg, no sul do Luxemburgo, não terá acontecido. O Jornal do Luxemburgo avançou, esta manhã, que a emigrante portuguesa tinha sido baleada mortamente pelo filho, uma informação entretanto desmentida por outro jornal online. Segundo o Bom Dia Luxemburgo, o que aconteceu foi afinal uma rusga policial.

  • Estamos quase na hora de verão

    País

    Esta madrugada muda a hora. Quando for 1h00, os relógios adiantam para as 2h00. Será uma noite com menos tempo de sono, mas os dias vão ficar mais longos com o chamado horário de verão.

  • Hora do Planeta, apagam-se as luzes para despertar consciências
    2:19
  • Milhares nas cerimónias fúnebres de dirigente do Hamas

    Mundo

    Milhares de palestinianos participaram nas cerimónias fúnebres de um dirigente do Hamas, assassinado esta sexta-feira, na Faixa de Gaza. Vários homens armados acompanharam o cortejo fúnebre até à mesquita, onde se fizeram as últimas orações.