sicnot

Perfil

País

Resgatados com vida dois tripulantes desaparecidos ao largo dos Açores

Os dois tripulantes do veleiro francês que se encontravam desaparecidos desde a madrugada de hoje a cerca de 500 milhas náuticas a sul dos Açores foram já resgatados, disse à Lusa fonte da Marinha Portuguesa.

Várias embarcações pediram auxílio, houve cinco veleiros em que foi necessário evacuar os tripulantes

Várias embarcações pediram auxílio, houve cinco veleiros em que foi necessário evacuar os tripulantes

De acordo com Maria Martins, das relações públicas da Marinha, os dois náufragos, pai e filho, que se encontravam desaparecidos no oceano Atlântico foram resgatados e já se encontram num navio mercante com bandeira de Hong Kong.

 

Por seu turno, o capitão do Porto de Ponta Delgada, comandante Matos Nogueira, avançou que "os quatro náufragos do navio foram resgatados com vida", estando agora a ser realizado o transbordo de dois dos tripulante que tinham sido resgatadas por um navio mercante para bordo do navio hospital espanhol que está na área.

 

Marinha resgata 12 tripulantes de cinco veleiros em perigo

 

A Marinha Portuguesa resgatou, no total, 12 pessoas de cinco veleiros que se encontravam a navegar a 500 milhas a sul dos Açores, depois de um pedido de auxílio devido às condições meteorológicas adversas, com ondas de dez metros.

 

Em declarações à agência Lusa, o porta-voz da Marinha Portuguesa, Paulo Vicente explicou que as autoridades receberam cinco pedidos de auxílio durante a madrugada e dia de quarta-feira, de embarcações que navegavam a cerca de 500 milhas náuticas (930 quilómetros) a sul do arquipélago dos Açores.

 

"Devido às condições meteorológicas muito adversas que estavam no oceano Atlântico, uma depressão cavada a cerca de 500 milhas a sul dos Açores, várias embarcações pediram auxílio, houve cinco veleiros em que foi necessário evacuar os tripulantes, tendo os alertas começaram às duas da manha de ontem [quarta-feira], e prolongaram-se durante o dia", explicou Paulo Vicente.

 

Com Lusa

  • "Este é o elefante na sala sobre a saúde!"
    1:43

    País

    Catarina Martins acusa o Governo de estar alinhado com a direita na promoção de negócios privados na área da saúde. O Bloco de Esquerda quer uma nova lei de bases aprovada até ao final da legislatura e arrancou ontem com um ciclo nacional de sessões públicas para defender o Serviço Nacional de Saúde.

  • Marido de idosa que morreu na Sertã teve de caminhar durante duas horas para pedir ajuda
    1:44

    País

    A Altice garantiu esta sexta-feira que tentou agendar, por duas vezes, a reposição da linha telefónica na casa da idosa da Sertã, que morreu na semana passada por não ter comunicações que permitissem um socorro rápido. A mulher sentiu-se mal e o marido teve de caminhar durante duas horas para conseguir chegar à casa do vizinho mais próximo e pedir ajuda.

  • "No meu bairro perguntam-me se a medalha é de ouro e dizem que ma vão roubar e vender"
    4:46
  • Como é que alguém (Rúben Semedo) com tanto pode perder tudo?
    3:05