sicnot

Perfil

País

Proteção Civil e IPMA alertam para agravamento do tempo nos Açores

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) e a proteção civil dos Açores alertaram hoje para um agravamento do estado do tempo em sete das nove ilhas dos Açores, com previsão de chuva forte, trovoada e vento.

(AP/ Arquivo)

(AP/ Arquivo)

AP/ ARMANDO FRANCA

Segundo o IPMA, "uma depressão em fase de cavamento com um sistema frontal associado, localizada a sul/sudoeste do arquipélago, provocará um agravamento do estado do tempo inicialmente nas ilhas do grupo Oriental" (São Miguel e Santa Maria), mas "estendendo-se às ilhas do grupo Central" (Terceira, Graciosa, São Jorge, Pico e Faial).

 

Assim, as ilhas de São Miguel e Santa Maria vão estar sob aviso amarelo (o segundo menos grave numa escala de quatro), devido às previsões de precipitação por vezes forte, entre as 21:00 de hoje e as 03:00 de segunda-feira.

 

Mas, entre as 03:00 e as 20:00 de segunda-feira São Miguel e Santa Maria estarão sob aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, por causa das previsões de precipitação forte.

 

Aquelas duas ilhas estarão ainda sob aviso amarelo por causa das previsões de trovoada entre as 21:00 de hoje, 10 de maio, e as 20:00 de segunda-feira, e ainda devido ao vento das 09:00 e as 18:00 de segunda-feira.

 

No caso das ilhas do grupo Central, o aviso amarelo referente a precipitação por vezes forte vai vigorar entre as 09:00 de segunda-feira e as 03:00 de terça-feira.

 

Terceira, Graciosa, São Jorge, Pico e Faial vão estar ainda com aviso amarelo por causa do vento entre as 09:00 de segunda-feira e as 00:00 de terça-feira, e trovoada entre as 09:00 de segunda e as 03:00 de terça-feira.

 

Face a estas previsões, o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores emitiu um alerta a recordar que o "eventual impacto destes efeitos pode ser minimizado, sobretudo através da adoção de comportamentos adequados, pelo que, e em particular nas zonas mais vulneráveis", recomenda "a observação e divulgação das principais medidas de autoproteção para estas situações".

 

 Lusa

 

  • Quase 200 queixas por dia sobre serviços de saúde em 2017
    1:46

    País

    Foram apresentadas, em 2017, quase 200 queixas por dia sobre o funcionamento dos serviços de saúde públicos e privados. As questões administrativas e os tempos de espera foram as principais razões das mais de 70 mil reclamações recebidas pela Entidade Reguladora da Saúde.

  • Fim de semana com chuva e descida da temperatura

    País

    A chuva regressa hoje a Portugal continental e permanece pelo menos até ao início da semana, prevendo-se ainda uma descida da temperatura máxima entre 04 a 06 graus Celsius, disse à Lusa a meteorologista Cristina Simões.

  • Tribunal pede documentos sobre o BES ao Banco de Portugal

    Economia

    O Tribunal Administrativo de Lisboa deu esta quinta-feira ao Banco de Portugal 20 dias para entregar as ata das reuniões das 48 horas antes da resolução do BES. O regulador da banca foi chamado a prestar esclarecimentos sobre a queda do Banco Espírito Santo, em 2014.

  • 45 anos de Partido Socialista
    3:31

    País

    O PS completou 45 anos esta quinta-feira. Acaso ou não, a festa aconteceu um dia depois de terem ficado concluídos dois acordos com o PSD que fazem renascer o debate sobre o posicionamento ideológico do partido socialista.

  • Senado aprova à tangente novo diretor da NASA

    Mundo

    O Senado norte-americano aprovou na quinta-feira, à tangente, a nomeação do novo diretor da agência espacial norte-americana, com 50 votos favoráveis contra 49, colocando à frente da NASA um cético das alterações climáticas, adiantou a Efe.