sicnot

Perfil

País

Proteção Civil e IPMA alertam para agravamento do tempo nos Açores

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) e a proteção civil dos Açores alertaram hoje para um agravamento do estado do tempo em sete das nove ilhas dos Açores, com previsão de chuva forte, trovoada e vento.

(AP/ Arquivo)

(AP/ Arquivo)

AP/ ARMANDO FRANCA

Segundo o IPMA, "uma depressão em fase de cavamento com um sistema frontal associado, localizada a sul/sudoeste do arquipélago, provocará um agravamento do estado do tempo inicialmente nas ilhas do grupo Oriental" (São Miguel e Santa Maria), mas "estendendo-se às ilhas do grupo Central" (Terceira, Graciosa, São Jorge, Pico e Faial).

 

Assim, as ilhas de São Miguel e Santa Maria vão estar sob aviso amarelo (o segundo menos grave numa escala de quatro), devido às previsões de precipitação por vezes forte, entre as 21:00 de hoje e as 03:00 de segunda-feira.

 

Mas, entre as 03:00 e as 20:00 de segunda-feira São Miguel e Santa Maria estarão sob aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, por causa das previsões de precipitação forte.

 

Aquelas duas ilhas estarão ainda sob aviso amarelo por causa das previsões de trovoada entre as 21:00 de hoje, 10 de maio, e as 20:00 de segunda-feira, e ainda devido ao vento das 09:00 e as 18:00 de segunda-feira.

 

No caso das ilhas do grupo Central, o aviso amarelo referente a precipitação por vezes forte vai vigorar entre as 09:00 de segunda-feira e as 03:00 de terça-feira.

 

Terceira, Graciosa, São Jorge, Pico e Faial vão estar ainda com aviso amarelo por causa do vento entre as 09:00 de segunda-feira e as 00:00 de terça-feira, e trovoada entre as 09:00 de segunda e as 03:00 de terça-feira.

 

Face a estas previsões, o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores emitiu um alerta a recordar que o "eventual impacto destes efeitos pode ser minimizado, sobretudo através da adoção de comportamentos adequados, pelo que, e em particular nas zonas mais vulneráveis", recomenda "a observação e divulgação das principais medidas de autoproteção para estas situações".

 

 Lusa

 

  • Marcelo de volta a casa após diagnóstico de gastroenterite aguda
    3:37
  • "Todas as decisões que tomei foi sempre a pensar no Sporting primeiro"
    2:08
  • Saransk tanto anseia por Ronaldo que até lhe fizeram um vídeo e uma música
    3:07
  • Portugal quer atrair imigrantes
    1:28

    País

    O Governo prepara-se para regularizar a situação de 30 mil imigrantes ilegais que vivem em Portugal. De acordo com a edição deste sábado do semanário Expresso, o Executivo pretende também abrir portas a 75 mil novos imigrantes por ano.