sicnot

Perfil

País

Encontrado corpo de desaparecido em Montalegre

Foi encontrado o corpo do homem que estava desaparecido desde sábado, depois de uma queda no Poço do Mouro, no Gerês, no concelho de Montalegre.

(Arquivo)

(Arquivo)

SIC

Roberto Costa, de 33 anos, era natural de São João da Madeira. Desapareceu sábado quando estava a praticar canyoning, perto de Xertelo, no Parque Nacional da Peneda Gerês (PNPG), um desporto radical que consiste na exploração progressiva de um rio, transpondo os obstáculos verticais.

De acordo com o comandante dos bombeiros de Salto, Montalegre, o corpo foi encontrado depois de hoje, ao terceiro dia de buscas, se ter optado por uma estratégia diferente. Foram usadas moto bombas, que ajudaram à diminuição do caudal, com o objetivo de criar condições de segurança para os mergulhadores poderem atuar. Foi durante esta operação que foi localizado o corpo da vítima, que será agora retirado pelas equipas.

Para hoje foram mobilizados 13 viaturas e 47 operacionais, entre bombeiros das corporações de Salto e de Montalegre, militares da GNR e Proteção Civil Distrital de Vila Real e Proteção Civil Municipal de Montalegre.

Os trabalhos contaram também com o apoio de um meio aéreo que fez o transporte de carga.

O comandante Hernâni Carvalho disse que o homem terá caído durante uma descida a um poço, na ribeira de Cabril, com cerca de 50 metros de altura, muita corrente e caudal, condições que dificultaram as operações.

O local é também de difícil acesso para os homens, com declive muito acentuado e rochoso. 

Logo no sábado, as equipas de resgate conseguiram localizar as cordas, o material com que a vítima estaria a efetuar a descida, e foi nessa zona do poço do Mouro que os trabalhos se concentraram.


Com Lusa
  • Terceiro dia de buscas por homem que desapareceu no Gerês
    1:24

    País

    Foram retomadas esta manhã as buscas para encontrar o homem que desapareceu no sábado, no Gerês.No local estão mais de 60 elementos à procura de Roberto Costa, o homem de 33 anos que desapareceu quando descia a um poço com cerca de 50 metros de profundidade.

  • Buscas por homem desaparecido em Montalegre continuam sem sucesso
    2:28

    País

    Prosseguem as buscas para encontrar um homem desparecido desde ontem na Serra da Peneda Gerês. O homem com 30 anos, estava a praticar canoagem e despareceu na ribeira de Cabril, no concelho de Montalegre. As operações dos bombeiros e da GNR para o encontrar foram interrompidas ontem com o cair da noite. Esta manhã foram novamente retomadas mas, até agora, sem sucesso, como nos relata Manuela Carneiro.

  • "Cada drama, cada problema, cada testemunho, impressiona muito"
    1:55
  • Clínica veterinária em Tondela recebeu dezenas de animais feridos nos fogos
    2:57
  • Temperaturas sobem até ao final do mês
    1:09

    País

    O tempo não dá tréguas e, até ao final do mês, as temperaturas vão atingir valores acima do normal para esta época do ano. As temperaturas máximas vão subir entre os 25 e os 32 graus. O risco de incêndio aumenta a partir desta segunda-feira em todo o país e os meios aéreos, viaturas, operacionais e equipas de patrulha vão ser reforçados.

  • Maioria das praias do Algarve já não tem nadador-salvador
    2:19

    País

    A lei não obrigada os concessionários a garantir o serviço e, por isso, a esmagadora maioria das praias do Algarve está sem vigilância desde 30 de setembro. Ainda assim, os areais vão atraindo milhares de banhistas com as temperaturas altas que ainda se fazem sentir. Um nadador-salvador recomenda os banhistas a não nadar e, em dias de ondulação, evitar caminhadas à beira-mar.

  • Parlamento catalão vai responder à ativação do artigo 155
    1:54
  • A história por detrás da fotografia que correu (e impressionou) o Mundo

    Mundo

    Depois dos incêndios da semana passada na Galiza, começou a circular na internet e nas redes sociais a imagem de uma cadela que alegadamente levava a sua cria carbonizada na boca. Contudo, a cadela é na verdade macho e chama-se Jacki. Esta é a história do cão que passou os dias após os fogos a recolher animais mortos para os enterrar num campo perto de uma igreja, em Coruxo, Vigo.

    SIC

  • Quando o cão de Macron fez chichi no gabinete do Presidente francês
    0:31