sicnot

Perfil

País

Ministério da Educação vai transferir 53 milhões para ensino superior "em breve"

O Ministério da Educação e Ciência (MEC) disse hoje que vai transferir, até ao final deste mês, 53 milhões de euros às universidades e politécnicos, valor que diz respeito à reposição dos salários da função pública.

(Arquivo)

(Arquivo)

LUSA

"Os reforços orçamentais das instituições de Ensino Superior foram comunicados no fim-de-semana aos reitores das universidades e aos presidentes dos politécnicos, e totalizam 39 milhões para as universidades e 14 milhões para os politécnicos", disse hoje à Lusa fonte do gabinete de imprensa do MEC.

As verbas vão ser libertadas pelas Finanças e transferidas "em breve", ainda "antes do final do mês" , acrescentou a mesma fonte do gabinete de imprensa.

O Diário Económico de hoje refere que as universidades e politécnicos dizem "que o valor comunicado" pelo ministro da Educação, Nuno Crato, "é idêntico ao calculado pela maioria das instituições".

Em março passado, por exemplo, o reitor da Universidade do Porto, Sebastião Feyo de Azevedo, estimava que a verba a repor era de cerca de 7,7 milhões de euros. A Universidade de Lisboa, por seu turno, estimava em 11 milhões de euros a verba a repor.

A reposição dos 53 milhões de euros diz respeito ao impacto da reposição salarial, determinada pelo Tribunal Constitucional em 2014.









Lusa
  • Trabalhos no viaduto terminaram, mas trânsito continua condicionado em Alcântara
    1:23

    País

    Não há, para já, previsão para o restabelecimento da normalidade em Alcântara. Os trabalhos para colocar o viaduto de Alcântara na posição correta, depois do desvio registado num pilar, decorreram esta madrugada. O trânsito mantém-se por isso condicionado no sentido Cascais-Lisboa, como explicou o repórter da SIC, Paulo Varanda.

  • As vantagens de comprar online
    8:03
  • Suspeito de homicídio à porta do Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em preventiva
    1:36

    País

    O suspeito de ser o autor dos disparos que mataram um jovem junto à discoteca Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em prisão preventiva. Segundo a investigação, tudo terá começado com um mero desacato, ainda dentro da discoteca, onde a vítima e o detido foram filmados a discutir. O homem de 23 anos está indiciado por dois crimes de homicídio, um na forma tentada.

  • Marcelo reuniu-se com líderes europeus para falar do futuro da UE
    2:31

    País

    Marcelo Rebelo de Sousa esteve esta quarta-feira em Bruxelas e participou numa homenagem às vítimas do atentado em Bruxelas, onde colocou uma coroa de flores junto ao monumento.O Presidente da República esteve também reunido com os líderes das principais instituições europeias para falar sobre o futuro da UE.