sicnot

Perfil

País

Trabalhador morreu em acidente na Barragem de Foz Tua

Um homem de 26 anos morreu hoje na sequência de um acidente de trabalho, na Barragem de Foz Tua, concelho de Alijó, disseram à Lusa fontes da GNR e dos bombeiros.

O alerta para o acidente foi dado às 06:15. Para o local foram mobilizados os bombeiros de Alijó, o INEM e a GNR.

António Fontinha, dos bombeiros de Alijó, referiu que a vítima estava a trabalhar na obra de construção da construção da Barragem de Foz Tua quando terá sido projetada "cerca de 30 metros", em circunstâncias que ainda estão a ser apuradas.

No local está a Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) a fazer a averiguação das causas do acidente.

Em maio do ano passado, um outro operário perdeu a vida na Barragem do Tua, após ter sofrido uma queda em altura, de cerca de 10 metros, na operação de elevação de consolas de cofragem trepante na obra.

Já em janeiro de 2012, uma derrocada neste empreendimento provocou a morte de três trabalhadores.

No mês a seguir, em fevereiro, um rebentamento que deu origem a um deslizamento de pedras e terras provocou ferimentos em quatro trabalhadores.

A Barragem de Foz Tua está em construção entre os concelhos de Alijó, distrito de Vila Real, e Carrazeda de Ansiães, distrito de Bragança.


  • Manifestantes fazem protesto silencioso no Parlamento contra barragem do Tua
    0:29

    País

    No fim do debate parlamentar desta quinta-feira, houve, nas galerias do Parlamento, um breve protesto silencioso. Alguns signatários da petição pela suspensão da construção da barragem do Tua assistiam ao debate e, no final, levantaram-se e mostraram t-shirts. A polícia acabou por intervir e convidar os peticionários a sair do Hemiciclo. A Assembleia da República discutiu dois projetos de resolução do Bloco de Esquerda e dos Verdes, que consideram que a construção da barragem não beneficia o país, mas a EDP.

  • Chamas passaram por cima da A23
    1:06

    País

    A A23 esteve cortada ao longo do dia por causa do fumo e das chamas. Em direto para a SIC Notícias, perto das 18h30, os repórteres da SIC presenciaram o momento em que o fogo passou por cima da autoestrada da Beira Interior.

  • Várias povoações evacuadas no concelho de Nisa

    País

    Várias povoações do concelho de Nisa, no distrito de Portalegre, foram esta quarta-feira à noite evacuadas, devido à ameaça do incêndio que lavra no concelho, disse à agência Lusa a presidente do município, Idalina Trindade.

  • "Só numa ditadura é possível tentar esconder o número de vítimas"
    0:51

    Tragédia em Pedrógão Grande

    O primeiro-ministro diz que é "lamentável" a tentativa de aproveitamento político à volta dos incêndios. António Costa esteve esta quarta-feira à tarde na Autoridade Nacional de Proteção Civil e, no final do briefing, disse que é preciso confiança nas instituições do Estado. O primeiro-ministro deixou ainda muitas críticas à oposição no caso da lista de vítimas de Pedrógão Grande.

  • E os 10 mais ricos de Portugal são...

    Economia

    A família Amorim lidera a lista dos mais ricos do país, com uma fortuna avaliada em 3840 milhões de euros. Em segundo lugar surge Alexandre Soares dos Santos com 2532 milhões de euros. A família Guimarães de Mello ainda entra para o top 3, com um valor de 1471 milhões de euros. A lista foi elaborada pela revista EXAME, que conclui que os ricos estão ainda mais ricos, pela quarta vez consecutiva.

    Bárbara Ferreira

  • "Estou grávida! Estou a morrer!"
    1:14