sicnot

Perfil

País

Chega hoje ao fim o período de transição do novo Acordo Ortográfico

O período de transição para a adoção do novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa chega hoje ao fim, passados seis anos sobre o depósito do instrumento de ratificação por Portugal.

© Christian Hartmann / Reuters

A adoção do acordo continua a não ser pacífica, com associações de professores a defenderem pelo menos mais um ano de tolerância nos exames do 12.º ano, cruciais para a entrada dos alunos no Ensino Superior.

As novas regras da ortografia portuguesa foram introduzidas nas escolas nacionais desde o ano letivo 2011-12, de forma faseada, e este ano, tornam-se obrigatórias em todas as provas e exames do ensino básico e secundário.

A Universidade do Porto adotou o Acordo Ortográfico (AO) em 01 de setembro de 2009 em todos os documentos oficiais, nos exames e nas aulas, mas na Universidade de Lisboa alunos e professores ainda usam as duas grafias.

Nem o Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP), nem o Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CISP) têm qualquer orientação sobre a matéria para as instituições. 

O AO é uma convenção internacional, que em Portugal foi aprovada por resolução da Assembleia da República em 2008.

Começou a vigorar em 2009,sendo permitidas as duas grafias até 2015, ao abrigo do período de transição que agora termina.

Assinado em Lisboa em 1990, passou a ser aplicado a 01 de janeiro de 2012 nos documentos do Estado, vigorando desde então em todos os serviços, organismos e entidades na tutela do governo, bem como no Diário da República.

  • Tudo isto circula na internet. Nada disto é verdade
    3:12
  • Peso dos salários na economia diminuiu
    2:34

    Economia

    Portugal é dos países onde o peso dos salários na economia mais diminuiu. Ou seja, os salários portugueses foram dos mais encolheram com a crise. A conclusão é da Organização Internacional do Trabalho que sublinha as implicações negativas ao nível social e económico.

  • Presidente do Montepio tranquiliza clientes do banco
    1:58

    Economia

    O presidente do Montepio garante que os clientes do banco podem estar seguros e reafirma que a instituição não tem qualquer exposição à Associação Mutualista. No programa da SIC Notícias Negócios da Semana, José Félix Morgado assumiu que é preciso separar ainda mais as duas instituições.

  • Inaugurado Ikea de Loulé
    3:51

    Economia

    Centenas de pessoas aguardavam à porta do Ikea de Loulé para a inauguração da nova loja no Algarve, uma semana depois do acidente que matou uma trabalhadora. A cerimónia decorreu de forma sóbria, ainda que com alguma pompa e circunstância.

  • Descoberta nova espécie de tiranossauro

    Mundo

    Uma nova espécie de dinossauros predadores, um tiranossauro com uma forma incomum de evolução, foi descoberta por uma equipa internacional de cientistas, segundo um artigo científico hoje publicado pela revista Nature.