sicnot

Perfil

País

Poeiras do norte de África afetam qualidade do ar em Portugal

A qualidade do ar em Portugal continental pode ser hoje afetada devido a uma massa de ar proveniente do norte de África que contem partículas e poeiras em suspensão, informou hoje a Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

© Amir Cohen / Reuters

Na informação publicada na página oficial da APA na Internet, aquele organismo avança que durante o dia de hoje "é previsível" que o território nacional seja influenciado por uma massa de ar com origem no norte de África "transportando na circulação partículas e poeiras em suspensão".

De acordo com a APA, este "fenómeno natural" poderá "afetar a qualidade do ar ambiente, estimando-se que possa contribuir para um aumento das concentrações de partículas em suspensão", nas regiões de Portugal continental.

A mesma informação acrescenta que a análise comparativa dos modelos de prognóstico de dispersão e transporte de poeiras indica que o fenómeno poderá manter-se na quinta-feira.

O transporte de longa distância de partículas com origem natural, em zonas áridas do norte de África, como é o caso dos desertos do Sahara e Sahel, pode causar elevados níveis de partículas em suspensão. 

Segundo a Agência Portuguesa do Ambiente, estes fenómenos são mais frequentes nos períodos de primavera e verão em Portugal e nos países mediterrânicos.

  • Proteção Civil passa a ter Secretaria de Estado
    1:13

    País

    O Governo criou uma nova Secretaria de Estado da Proteção Civil, que vai ser liderada por José Artur Tavares Neves. Esta é a principal novidade da remodelação governamental que envolve quatro Secretários de Estado, dois deles foram reconduzidos nos cargos.

  • ANACOM apresenta recomendações para melhorar redes de telecomunicações
    1:17

    País

    A ANACOM entregou um conjunto de recomendações ao Governo, Parlamento, municípios e operadores de telecomunicações. A autoridade reguladora em Portugal das comunicações eletrónicas propõe que os cabos aéreos de telecomunicações sejam substituídos por cabos subterrâneos, entre outras coisas. O objetivo é impedir que as redes fiquem em baixo perante incêndios ou outras catástrofes.

  • Ministra do Mar não aceita suspensão da pesca da sardinha
    2:39

    Economia

    O organismo científico que aconselha a Comissão Europeia em matéria de pescas recomendou esta sexta-feira que Portugal e Espanha não pesquem sardinha no próximo ano. A Ministra do Mar não aceita esta recomendação de capturas zero e vai propor uma redução do limite de capturas de sardinha das 17 mil toneladas deste ano para cerca de 14 mil em 2018.

  • Atividade económica regista crescimento

    Economia

    A atividade económica portuguesa está a crescer ao maior ritmo dos últimos 17 anos. O crescimento registado em setembro é o mais elevado desde janeiro de 2000. Já o consumo privado registou uma diminuição face a agosto.

    SIC