sicnot

Perfil

País

Portugal hoje vai aquecer, Beja pode chegar aos 40º

A temperatura máxima pode atingir hoje um valor recorde em Portugal para o mês de maio, a confirmarem-se os 40ºC previstos para Beja pela meteorologia.

© Eric Vidal / Reuters

Até hoje, a temperatura mais alta registada em maio, em Beja, foi em 2006, no dia 28, com o termómetro a subir aos 37,2ºC, precisou à Lusa a climatologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) Fátima Espírito Santo.

A temperatura mais alta verificada em maio em Portugal foi 39,5ºC, na Régua, a 28 de maio de 2001, e em Elvas, a 31 de maio de 1999, adiantou.

O aumento da temperatura, máxima, generalizado no continente desde o fim de semana passado, deve-se a uma massa de ar quente e seca transportada do Norte de África e do Interior da Europa, esclareceu a meteorologista do IPMA Madalena Rodrigues.

No entanto, a partir de hoje, nas regiões do Litoral Norte e Centro, o termómetro poderá descer 3ºC a 5ºC devido à influência de ar marítimo, que leva ao aumento da humidade.

A descida da temperatura máxima deverá acentuar-se na quinta-feira, estendendo-se às regiões do Vale do Tejo e do Sul, com as máximas a poderem baixar 9ºC a 11ºC, assinalou Madalena Rodrigues. Para Beja, por exemplo, está prevista uma máxima de 29ºC.

Na sexta-feira, é esperada uma descida significativa da temperatura mínima no interior Norte e Centro, para valores entre os 2ºC, nas Penhas Douradas, e os 4ºC, em Bragança.

Segundo as previsões, a temperatura máxima deverá voltar a subir no sábado, para valores da ordem dos 30ºC nas regiões de Lisboa e Vale do Tejo e do Alentejo, disse a mesma meteorologista


  • A derrota que envergonhou a Argentina e apurou a Croácia

    Mundial 2018 / Argentina

    A Croácia garantiu esta quinta-feira a passagem aos oitavos de final do Mundial 2018. A seleção croata bateu a Argentina por 3-0 e deixou os sul-americanos com as contas do apuramento muito complicadas. Veja aqui os golos e os principais lances do encontro.

  • A "saída limpa" da Grécia ao fim de oito anos de resgates
    0:54
  • Lisboa vence prémio Capital Europeia Verde de 2020

    País

    A cidade de Lisboa venceu o prémio de Capital Europeia Verde de 2020, anunciou o comissário da União Europeia para o Ambiente, Assuntos Marítimos e Pescas, Karmenu Vella, numa cerimónia que decorreu em Nijmegen, na Holanda.

  • Trump culpa democratas pela separação de pais e filhos
    0:22
  • Melania quer famílias reunidas "o mais rápido possível"
    0:35

    Mundo

    A primeira dama dos Estados Unidos fez uma visita surpresa a um centro de detenção de crianças, na fronteira com o México. As imagens mostram a mulher de Donald Trump reunida com responsáveis, não se sabendo para já se Melania teve ou não contacto direto com algumas das crianças detidas.