sicnot

Perfil

País

Jerónimo saúda mais de 2.000 militantes que juntaram sua voz ao PCP

O secretário-geral do PCP congratulou-se hoje com os novos 2.127 militantes do partido, inscritos durante uma campanha de adesão desde o início de 2014, por decidirem ser mais uma voz no coletivo comunista.

JOS\303\211 SENA GOUL\303\203O

"Nas razões da adesão está a simpatia e o apoio ao partido e seus objetivos, juntando assim a voz de cada um à nossa voz, dando-lhe mais força. Juntam assim a vossa opinião, conhecimento, capacidade, participação e militância ao coletivo partidário e contribuem para um PCP mais forte. 2.127 militantes são uma grande força que aqui se salienta", afirmou Jerónimo de Sousa.

O líder comunista falava perante uma plateia de dezenas dos membros recentes do PCP da capital e da península de Setúbal, reunidos no centro de trabalho Vitória, na avenida da Liberdade.

A operação de angariação de novos membros foi decidida em dezembro de 2013 pelo Comité Central comunista e posta em prática entre janeiro de 2014 e abril passado. De entre estes mais de dois milhares de militantes, 35,2% são mulheres e, no universo geral, cerca de 40% têm menos de 40 anos de idade.

"Na vossa ação como membros do partido coloca-se, desde já, uma tarefa: a mobilização para a marcha nacional "A Força do Povo, Por Um Portugal com Futuro", que se vai realizar aqui em Lisboa, no dia 06 de junho", incitou, após condenar a "corrupção, o saque de recursos e património públicos", com "casos sobre casos e o primeiro-ministro a elogiar e a promover pessoas como Dias Loureiro, profundamente envolvido no escândalo do BPN".

Jerónimo de Sousa voltou a frisar que "Portugal enfrenta uma situação sem paralelo desde o regime fascista, que resulta de 38 anos de política de direita, realizada por sucessivos governos contra as conquistas de Abril, a acabar nos PEC e o pacto de agressão subscritos pelo PS, PSD e CDS-PP, Fundo Monetário Internacional, União Europeia (UE) e Banco Central Europeu". 

Segundo o líder comunista, "o Governo (PSD/CDS-PP) vê o terreno fugir-lhe debaixo dos pés e procura acelerar e criar factos consumados, no agravamento da exploração e ataque a direitos, num criminoso processo de privatizações - do Oceanário às empresas de transportes terrestres, passando pela TAP - e a destruição alastra".

"PSD e CDS, ao mesmo tempo que promovem uma vasta operação de ilusão sobre a grave situação do país, preparam, tal como o PS, em articulação com a UE, a continuação do rumo de exploração, empobrecimento e declínio nacionais, como foi expresso nos chamados Plano Nacional de Reformas e Programa de Estabilidade do Governo e no cenário macroeconómico do PS", acusou.

Lusa
  • Sporting de Braga afastado da Liga Europa

    Liga Europa

    O Sporting de Braga derrotou esta quinta-feira o Marselha, em Braga, por 1-0, na segunda mão dos 16 avos de final da Liga Europa. Um triunfo insuficiente para o apuramento, depois do desaire da equipa minhota em França (3-0).

  • Sporting nos oitavos de final da Liga Europa

    Liga Europa

    O Sporting garantiu esta quinta-feira o apuramento para os oitavos de final da Liga Europa, ao empatar frente ao Astana, em Alvalade, a três golos, na segunda mão dos 16 avos de final, depois de ter triunfado no Cazaquistão por 3-1. Veja ou reveja todos os golos do encontro.

  • Os 36 golos dos 16 avos da Liga Europa

    Liga Europa

    A jornada europeia ficou marcada, no panorama das equipas portuguesas, pelo apuramento do Sporting e pela eliminação do Sporting de Braga. Os leões passam assim a ser o único clube luso em prova na Liga Europa. Nos oitavos de final, o emblema de Alvalade pode encontrar adversários como o Arsenal, o Atlético de Madrid ou o AC Milan. O sorteio realiza-se esta sexta-feira, ao meio-dia. Aqui, veja ou reveja todos os golos da segunda mão dos 16 avos de final da Liga Europa.

  • "O dia a dia na Síria também é lutar por um pão"
    10:13

    Mundo

    Desde domingo que os bombardeamentos do regime sírio a Ghouta já fizeram mais de 400 mortos. Ghouta é o último reduto rebelde nos arredores da capital da síria, onde as forças fiéis a Bashar Al Assad iniciaram no domingo uma intervenção militar de larga escala. Cândida Pinto, editora de Internacional da SIC, e a psicóloga Maria Palha, que já esteve na Síria ao serviço dos Médicos Sem Fronteiras, estiveram na Edição da Noite da SIC Notícias para falar sobre o assunto.

  • O estranho caso do mergulhador Alejandro Ramos

    Mundo

    O mergulhador Alejandro Ramos tornou-se num caso de investigação do Centro Médico Naval do Peru, depois do seu corpo ter começado a inchar sem qualquer explicação aparente. Isto aconteceu há quatro anos, minutos depois de ter emergido da água, onde tinha estado a trabalhar durante muitas horas.

    SIC

  • Jane Seymour posa para a Playboy aos 67 anos

    Cultura

    Esta é a terceira vez que a atriz inglesa de 67 anos participa numa sessão fotográfica para a revista Playboy. Jane Seymour aproveitou a oportunidade para se juntar ao movimento #MeToo e falar sobre as agressões sexuais que sofreu às mãos de um produtor, em 1972.

  • Não dá mais, Brasil!
    18:00
  • Proposta de um cessar-fogo na Síria sem acordo

    Mundo

    O embaixador da Rússia junto das Nações Unidas afirmou esta quinta-feira que os 15 membros do Conselho de Segurança não alcançaram um acordo para aprovar um cessar-fogo de 30 dias na Síria, proposta negociada há mais de duas semanas.