sicnot

Perfil

País

Portugal com risco muito alto de exposição à radiação ultravioleta

Todas as regiões do país, com exceção de Angra do Heroísmo, Horta e Ponta Delgada, nos Açores, apresentam hoje risco muito alto de exposição à radiação ultravioleta (UV), informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

© Kai Pfaffenbach / Reuters

De acordo com o IPMA, Aveiro, Beja, Bragança, Braga, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Faro, Funchal, Guarda, Leiria, Lisboa, Penhas Douradas, Porto, Portalegre, Porto Santo, Sagres, Santarém, Setúbal, Sines, Viana do Castelo, Viseu, Vila Real e Santa Cruz das Flores estão hoje com risco muito alto de exposição à radiação ultravioleta (UV).

O IPMA adiantou ainda que Ponta Delgada (S. Miguel) e Horta (Faial) apresentam hoje risco alto enquanto a Horta (ilha Terceira) está com níveis moderados.

Para as regiões com níveis muito altos e altos, o IPMA recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, 't-shirt', guarda-sol, protetor solar e evitar a exposição das crianças ao sol.

De acordo com o IPMA, a radiação ultravioleta pode causar graves prejuízos para a saúde se o nível exceder os limites de segurança, sendo que o índice desta radiação apresenta cinco níveis, entre o baixo e o extremo, com onze.

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se geralmente muito nublado nas regiões a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela até ao final da manhã, em especial no litoral e possibilidade de ocorrência de períodos de chuva fraca ou chuvisco no Minho e Douro Litoral até ao meio da manhã.

Está também previsto vento fraco a moderado de noroeste, soprando moderado a forte no litoral oeste e nas terras altas, em especial durante a tarde, neblina matinal nas regiões do litoral norte e centro, pequena descida da temperatura mínima nas regiões do interior e descida acentuada da máxima.

Em Lisboa as temperaturas vão oscilar entre 16 e 24 graus Celsius, no Porto entre 15 e 18, em Vila Real, Bragança e Viseu entre 10 e 18, na Guarda entre 11 e 18, em Castelo Branco entre 14 e 25, em Portalegre entre 17 e 28, em Coimbra entre 15 e 20, em Évora entre 12 e 28, em Beja entre 17 e 30, em Faro entre 21 e 30, em Setúbal entre 12 e 26 e em Santarém entre 14 e 24.



  • A rã que brilha no escuro
    2:08
  • Indonésio encontrado dentro de cobra pitão

    Mundo

    Akbar Salubiro, de 25 anos, esteve perto de 24 horas desaparecido na remota ilha indonésia de Sulawesi. Acabou por ser encontrado um dia depois, no jardim da própria casa, dentro de uma pitão de 7 metros.