sicnot

Perfil

País

Risco máximo de incêndio no concelho de Monchique, em Faro

O concelho de Monchique, distrito do Faro, apresenta hoje risco máximo de incêndio, de acordo com informação disponível na página do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) na Internet.

© Sergei Karpukhin / Reuters

Segundo o IPMA, também os concelhos de Vila do Bispo, Lagos, Aljezur, Silves, Portimão, Loulé, Alcoutim (Faro), Odemira, Santiago do Cacém, Grândola, Alcácer do Sal (Setúbal), Barrancos (Beja), Mação, Sardoal (Santarém), Oleiros (Castelo Branco) e Pampilhosa da Serra (Coimbra) apresentam hoje risco muito elevado de incêndio.

O IPMA colocou ainda em risco elevado de incêndio vários concelhos dos distritos de Faro, Évora, Beja, Portalegre, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Viseu eLeiria.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, variando entre reduzido e máximo.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 de cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) registou na quarta-feira 28 incêndios que foram combatidos por 207 operacionais, com o apoio de 67 veículos.

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se geralmente muito nublado nas regiões a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela até ao final da manhã, em especial no litoral e possibilidade de ocorrência de períodos de chuva fraca ou chuvisco no Minho e Douro Litoral até ao meio da manhã.

Está também previsto vento fraco a moderado de noroeste, soprando moderado a forte no litoral oeste e nas terras altas, em especial durante a tarde, neblina matinal nas regiões do litoral norte e centro, pequena descida da temperatura mínima nas regiões do interior e descida acentuada da máxima.

Em Lisboa as temperaturas vão oscilar entre 16 e 24 graus Celsius, no Porto entre 15 e 18, em Vila Real, Bragança e Viseu entre 10 e 18, na Guarda entre 11 e 18, em Castelo Branco entre 14 e 25, em Portalegre entre 17 e 28, em Coimbra entre 15 e 20, em Évora entre 12 e 28, em Beja entre 17 e 30, em Faro entre 21 e 30, em Setúbal entre 12 e 26 e em Santarém entre 14 e 24.

  • O percurso dos rendimentos de Ronaldo
    3:43

    Football Leaks

    O Ministério das Finanças espanhol abriu uma investigação a Cristiano Ronaldo, por eventuais irregularides na declaração dos rendimentos da publicidade. A Gestifute, empresa do agente do avançado do Real Madrid, garante que Ronaldo tem os impostos em dia. A investigação aos documentos extraídos da plataforma informática Football Leaks, liderada pela revista alemã Der Spiegel, e da qual faz parte o jornal Expresso, conseguiu traçar o percurso dos rendimentos do melhor jogador do mundo.

  • Fábio Coentrão investigado por suspeita de delitos fiscais
    3:37

    Football Leaks

    O Ministério Público de Madrid acusou o defesa português Ricardo Carvalho de evasão fiscal e está a investigar Fábio Coentrão por eventuais delitos fiscais. Além dos dois portugueses a justiça acusou ainda o espanhol Xabi Alonso, o argentino Ángel Di María e investiga o colombiano Falcão. As investigações surgem depois da revelação do caso Football Leaks, investigada pelo Expresso e pelo consórcio europeu de jornalistas que tiveram acesso a milhões de documentos.

  • Uma alternativa aos serviços de enfermagem ao domicílio
    7:34
    Contas Poupança

    Contas Poupança

    4ª FEIRA JORNAL DA NOITE

    Chamar o médico a casa é um procedimento habitual para muitas famílias, mas chamar um enfermeiro a casa é menos comum. Uma portuguesa criou um sistema inovador no mundo em que pode chamar um enfermeiro a casa através da internet ou de uma aplicação para telemóvel com os mesmos preços em todo o país e sem mensalidades. Só paga o serviço que utilizar. O Contas Poupança foi conhecer os preços e comparar para ver se compensa.

  • As primeiras palavras de um dos sobreviventes da Chapecoense
    0:29