sicnot

Perfil

País

Risco máximo de incêndio no concelho de Monchique, em Faro

O concelho de Monchique, distrito do Faro, apresenta hoje risco máximo de incêndio, de acordo com informação disponível na página do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) na Internet.

© Sergei Karpukhin / Reuters

Segundo o IPMA, também os concelhos de Vila do Bispo, Lagos, Aljezur, Silves, Portimão, Loulé, Alcoutim (Faro), Odemira, Santiago do Cacém, Grândola, Alcácer do Sal (Setúbal), Barrancos (Beja), Mação, Sardoal (Santarém), Oleiros (Castelo Branco) e Pampilhosa da Serra (Coimbra) apresentam hoje risco muito elevado de incêndio.

O IPMA colocou ainda em risco elevado de incêndio vários concelhos dos distritos de Faro, Évora, Beja, Portalegre, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Viseu eLeiria.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, variando entre reduzido e máximo.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 de cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) registou na quarta-feira 28 incêndios que foram combatidos por 207 operacionais, com o apoio de 67 veículos.

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se geralmente muito nublado nas regiões a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela até ao final da manhã, em especial no litoral e possibilidade de ocorrência de períodos de chuva fraca ou chuvisco no Minho e Douro Litoral até ao meio da manhã.

Está também previsto vento fraco a moderado de noroeste, soprando moderado a forte no litoral oeste e nas terras altas, em especial durante a tarde, neblina matinal nas regiões do litoral norte e centro, pequena descida da temperatura mínima nas regiões do interior e descida acentuada da máxima.

Em Lisboa as temperaturas vão oscilar entre 16 e 24 graus Celsius, no Porto entre 15 e 18, em Vila Real, Bragança e Viseu entre 10 e 18, na Guarda entre 11 e 18, em Castelo Branco entre 14 e 25, em Portalegre entre 17 e 28, em Coimbra entre 15 e 20, em Évora entre 12 e 28, em Beja entre 17 e 30, em Faro entre 21 e 30, em Setúbal entre 12 e 26 e em Santarém entre 14 e 24.

  • As confissões de Sérgio Conceição: do futuro no FC Porto à zanga com Rui Vitória 
    43:14
  • Marcelo descobre que vê mal "ao longe à esquerda"
    2:05

    País

    Marcelo Rebelo de Sousa recebeu uma declaração dos médicos contra a despenalização da eutanásia. A audiência ao atual bastonário e cinco antecessores acontece a uma semana do tema ir a debate no Parlamento, e no dia em que o Presidente da República foi a estrela do Dia da Segurança Infantil. Marcelo aproveitou para fazer um rastreio à visão e concluiu que tem que estar "atento", à esquerda, ao longe".

  • PS "vai ficar em banho-maria durante anos" por causa de Sócrates
    0:59

    País

    Miguel Sousa Tavares considera que o PS vai ficar em "banho-maria" durante anos por causa de José Sócrates. Em entrevista na SIC Notícias, o comentador criticou os dirigentes socialistas pela forma como se tentaram demarcar do ex-primeiro-ministro e disse que António Costa devia ter tomado uma atitude mais concreta.

  • Sabia que pode emprestar dinheiro a empresas e ganhar 7% em juros por ano?
    8:05
  • É desta que provam a existência do monstro de Loch Ness?

    Mundo

    Para muitos, o monstro de Loch Ness não passa de uma lenda. A verdade é que a existência ou não desta criatura mística continua a suscitar debates entre aqueles que acreditam e os cépticos. Uma equipa internacional de investigadores quer responder finalmente à questão através da recolha de ADN ambiental do Loch Ness, na Escócia.

    SIC