sicnot

Perfil

País

Últimos 2 linces libertados hoje em Mértola

Os últimos dois de dez linces ibéricos abrangidos pela primeira fase de reintrodução da espécie em Portugal são hoje libertados no Parque Natural do Vale do Guadiana, no concelho alentejano de Mértola.

A2882/_Holger Hollemann


A libertação dos animais está marcada para as 15:30 e vai contar com a participação do ministro do Ambiente, Jorge Moreira da Silva, e do secretário de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza, Miguel de Castro Neto.

Segundo o ministério do Ambiente, os dois linces machos, "Luso" e "Lítio", são os últimos de dez felinos abrangidos pela primeira fase da época de reintrodução da espécie em Portugal, que começou a 16 de dezembro de 2014 no Parque Natural do Vale do Guadiana, no distrito de Beja.

Após a libertação dos animais, será apresentado o novo Plano de Ação para a Conservação do Lince Ibérico em Portugal (PACLIP). 

No âmbito da primeira fase de reintrodução da espécie em Portugal, já foram libertados, no Parque Natural do Vale do Guadiana, oito animais, mas só sete estão vivos, já que, em março, houve uma "baixa", após a fêmea "Kayakweru", que tinha sido libertada em fevereiro, ter sido encontrada morta, por envenenamento. 

O lince ibérico tinha praticamente desaparecido do território português na década de 90, tendo sido considerado uma espécie "criticamente em perigo". 

O animal é um símbolo da conservação dos ecossistemas mediterrânicos e uma espécie única, endémica de Portugal e de Espanha, classificada, pela União Internacional para a Conservação da Natureza, como o felino mais ameaçado do mundo.

  • Autarca e duas jornalistas mortas a tiro na Finlândia 

    Mundo

    A presidente da Câmara de Imatra, na Finlândia, e duas jornalistas foram mortas a tiro na noite passada, na pequena cidade do sudeste do país. O incidente aconteceu junto a um restaurante e a polícia chegou ao local pouco depois dos disparos. Um suspeito de 23 anos já foi detido.

    Em desenvolvimento

  • Passos elogia escolha de Paulo Macedo mas diz que não é suficiente
    1:47

    Caso CGD

    Pedro Passos Coelho diz que Paulo Macedo é competente para liderar os destinos da Caixa Geral de Depósitos, mas que a nomeação do antigo ministro não é suficiente para passar uma esponja sobre o assunto. Em Viseu, o líder do PSD não quis ainda avançar com um nome para a Câmara de Lisboa, depois de Santana Lopes afastar a hipótese de se candidatar.

  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.