sicnot

Perfil

País

Últimos 2 linces libertados hoje em Mértola

Os últimos dois de dez linces ibéricos abrangidos pela primeira fase de reintrodução da espécie em Portugal são hoje libertados no Parque Natural do Vale do Guadiana, no concelho alentejano de Mértola.

A2882/_Holger Hollemann


A libertação dos animais está marcada para as 15:30 e vai contar com a participação do ministro do Ambiente, Jorge Moreira da Silva, e do secretário de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza, Miguel de Castro Neto.

Segundo o ministério do Ambiente, os dois linces machos, "Luso" e "Lítio", são os últimos de dez felinos abrangidos pela primeira fase da época de reintrodução da espécie em Portugal, que começou a 16 de dezembro de 2014 no Parque Natural do Vale do Guadiana, no distrito de Beja.

Após a libertação dos animais, será apresentado o novo Plano de Ação para a Conservação do Lince Ibérico em Portugal (PACLIP). 

No âmbito da primeira fase de reintrodução da espécie em Portugal, já foram libertados, no Parque Natural do Vale do Guadiana, oito animais, mas só sete estão vivos, já que, em março, houve uma "baixa", após a fêmea "Kayakweru", que tinha sido libertada em fevereiro, ter sido encontrada morta, por envenenamento. 

O lince ibérico tinha praticamente desaparecido do território português na década de 90, tendo sido considerado uma espécie "criticamente em perigo". 

O animal é um símbolo da conservação dos ecossistemas mediterrânicos e uma espécie única, endémica de Portugal e de Espanha, classificada, pela União Internacional para a Conservação da Natureza, como o felino mais ameaçado do mundo.

  • Cinco mil trabalhadores da PT manifestaram-se em Lisboa
    3:55

    Economia

    Perto de cinco mil trabalhadores da PT manifestaram-se esta sexta-feira, em Lisboa. Os números são avançados pelos sindicatos. Os trabalhadores contestam a transferência de funcionários para empresas parceiras da Altice e outras empresas do grupo, sem as mesmas garantias e direitos. A Altice garante que as transferências são legais mas alguns funcionários já levaram o caso a tribunal.

  • Uma viagem aérea pela Lagoa Negra
    1:02
  • Videovigilância regista impacto de sismo na Grécia

    Mundo

    Um sismo de magnitude 6.7 atingiu na quinta-feira o mar Egeu e causou pelo menos dois mortos e mais de 200 feridos. O momento e o impacto causado pelo abalo foram registados através de uma câmara de videovigilância de um café, na ilha grega de Kos, um dos locais mais afetados.

  • Músico indiano toca guitarra durante cirurgia ao cérebro

    Mundo

    Abhishek Prasad foi submetido a uma cirurgia ao cérebro esta quinta-feira, num hospital na cidade indiana de Bangalore, após anos e anos a sofrer de dolorosos espasmos nas mãos. O insólito do caso foi que o músico indiano teve de tocar guitarra para ajudar os médicos durante a intervenção cirúrgica.