sicnot

Perfil

País

Mais de 200 mil alunos postos à prova a Português e Matemática na próxima semana

Mais de 200 mil alunos realizam na próxima semana as provas finais de Português e Matemática, no 4.º e 6.º anos, que contam 30 por cento para a nota final do aluno.

(Arquivo)

(Arquivo)

(SIC/Arquivo)

As provas a realizar pelos alunos do 1.º e 2.º Ciclo vão decorrer em 1.100 e 1.133 escolas, respetivamente, num processo que envolve a vigilância de cerca de 10 mil professores, segundo o Ministério da Educação e Ciência (MEC).

As provas finais são entendidas pela tutela como instrumentos que permitem verificar quais os conhecimentos consolidados durante os dois primeiros ciclos da escolaridade obrigatória, revelando ao mesmo tempo as matérias em que os alunos têm mais dificuldades.

O calendário dos exames inicia-se na segunda-feira, com a prova de Português do 1.º Ciclo, seguindo-se na terça o 2.º Ciclo.

Quarta-feira e quinta-feira, realizam-se as provas finais de Matemática do 1.º e 2.º Ciclo, respetivamente.

Os resultados são afixados a 16 de junho.

Fazem as provas cerca de 103.000 alunos do 4.º ano e 114.000 alunos do 6.º ano.

À semelhança dos anos anteriores está previsto um período de acompanhamento extraordinário para dar aos alunos em risco de chumbar uma segunda oportunidade.

"Após a realização das reuniões de avaliação, já com o conhecimento e com a ponderação dos resultados da 1.ª fase das provas, aos alunos que não obtenham aprovação final será possibilitada, com a concordância dos encarregados de educação, a frequência daquele período, que decorrerá até 08 de julho", afirma o MEC em comunicado.

 Estes alunos podem repetir as provas na segunda fase, após "um acompanhamento mais individualizado".

O ministério garante ainda que os alunos com necessidades educativas especiais terão condições específicas para fazer as provas, como suportes em Braille, com ampliação, em formato especial (DAISY) para alunos de baixa visão, leitura orientada do enunciado, mais tempo de tolerância, equipamento ergonómico, fichas para disléxicos ou testes adaptados ao nível de escola.








Lusa
  • "Já só lhes resta uma coisa: bisbilhotar comunicações privadas"
    2:57

    Caso CGD

    O primeiro-ministro diz que o PSD atingiu o grau zero da política, quando chegou à "bisbilhotice" de querer ver as mensagens trocadas entre o ministro das Finanças e António Domingues. A polémica da Caixa Geral de Depósitos voltou a marcar o debate quinzenal, com António Costa a garantir que nunca esteve em causa a entrega de declarações da administração. Já o PSD e o CDS a acusaram o Governo de violar as regras da transparência e de oprimir os direitos da oposição.

  • Compensa comprar a granel?
    8:39
  • Técnica de defesa contra aperto de mão de Donald Trump
    1:39
  • Vídeo mostra aterragem de Harrison Ford que quase causou um desastre

    Mundo

    Harrison Ford quase provocou um grave acidente quando, ao pilotar um dos seus aviões, falhou a pista de aterragem e esteve muito perto de chocar contra um um Boeing 737, com mais de 100 pessoas a bordo. O incidente com o ator norte-americano, considerado um piloto experiente, aconteceu na passada segunda-feira, dia 13, no Condado de Orange, na Califórnia, e o momento foi captado em vídeo.

  • Descoberta nova espécie de primatas em Angola

    Mundo

    Uma equipa britânica de cientistas descobriu uma nova espécie de galagos anões, um primata pertencente à família dos galonídeos - comum na África subsariana -, na floresta ameaçada da Kumbira, localizada na província do Cuanza Sul, noroeste de Angola.

  • Vestidos da princesa Diana em exposição
    1:29

    Mundo

    As roupas mais emblemáticas da princesa Diana vão estar em exposição no Palácio de Kensington, em Londres, a partir de sexta-feira. O objetivo é mostrar a evolução do estilo da princesa de Gales, considerada um dos maiores ícones de moda de sempre.