sicnot

Perfil

País

Monchique e de Mação em risco máximo de incêndio

Os concelhos de Monchique, no distrito de Faro, e de Mação, em Santarém, apresentam hoje risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

© Ognen Teofilovski / Reuters


IPMA colocou em risco muito elevado de incêndio os concelhos de Oleiros, Vila de Rei (Castelo Branco), do Sabugal (Guarda), Vila Nova da Barquinha, Abrantes (Santarém), Castelo de Vide, Gavião e Ponto de Sor (Portalegre).

Segundo informação publicada no 'site' do IPMA, estão também em risco muito elevado de incêndio os concelhos de Santiago do Cacém (Setúbal), Barrancos, Odemira (Beja), Aljezur, Lagos, Vila do Bispo, Portimão, Silves, Loulé e Alcoutim (Faro) 

Há ainda vários concelhos da Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Évora, Beja e Faro em risco elevado de incêndio.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, variando entre reduzido e máximo.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 de cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) registou no sábado 46 incêndios que foram combatidos por 785 operacionais, com o apoio de 224 veículos

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê para hoje céu pouco nublado ou limpo, vento fraco a moderado e pequena subida de temperatura.

As temperaturas máximas previstas para hoje são de 33 graus celsius em Lisboa, 27 no Porto e 31 em Faro.


  • O resgate dos passageiros do naufrágio em Cascais
    1:48
  • É importante que "as pessoas não tenham medo" de denunciar o tráfico humano
    0:48

    País

    Manuel Albano, relator nacional para o tráfico de pessoas, concorda com a ideia de que é necessário continuar a investir na inspeção e na fiscalização para travar o tráfico de seres humanos, mas rejeita a denúncia do sindicato dos trabalhadores do SEF, que esta quinta-feira alertou para a "falta de controlo".

  • Trocar a economia pela dança
    7:21
  • Salas de consumo assistido previstas na lei há 17 anos
    3:01
  • O que faz um guaxinim às duas da manhã num quartel de bombeiros?

    Mundo

    Os animais são muitas vezes os protagonistas de histórias incríveis ou até insólitas. Desde o cão mais pequeno ao urso mais assustador. Desta vez, o principal interveniente é um guaxinim, que foi levado até um quartel de bombeiros por uma dona muito preocupada. Porquê? O animal estava sob o efeito de drogas.

    SIC

  • "Por vezes até as princesas da Disney ficam apavoradas"

    Mundo

    A atriz norte-americana Patti Murin foi esta semana elogiada nas redes sociais por se preocupar com a sua saúde mental e não ter problemas em falar sobre o assunto. A artista faltou a um espetáculo da Disney, onde ia atuar, devido a um ataque de ansiedade.

    SIC