sicnot

Perfil

País

Monchique e de Mação em risco máximo de incêndio

Os concelhos de Monchique, no distrito de Faro, e de Mação, em Santarém, apresentam hoje risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

© Ognen Teofilovski / Reuters


IPMA colocou em risco muito elevado de incêndio os concelhos de Oleiros, Vila de Rei (Castelo Branco), do Sabugal (Guarda), Vila Nova da Barquinha, Abrantes (Santarém), Castelo de Vide, Gavião e Ponto de Sor (Portalegre).

Segundo informação publicada no 'site' do IPMA, estão também em risco muito elevado de incêndio os concelhos de Santiago do Cacém (Setúbal), Barrancos, Odemira (Beja), Aljezur, Lagos, Vila do Bispo, Portimão, Silves, Loulé e Alcoutim (Faro) 

Há ainda vários concelhos da Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Évora, Beja e Faro em risco elevado de incêndio.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, variando entre reduzido e máximo.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 de cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) registou no sábado 46 incêndios que foram combatidos por 785 operacionais, com o apoio de 224 veículos

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê para hoje céu pouco nublado ou limpo, vento fraco a moderado e pequena subida de temperatura.

As temperaturas máximas previstas para hoje são de 33 graus celsius em Lisboa, 27 no Porto e 31 em Faro.


  • Os likes dos candidatos às autárquicas no Facebook
    4:00

    Autárquicas 2017

    Se há mais de 5 milhões de portugueses no Facebook, é natural que as autárquicas também passem pela rede social mais usada no país e no mundo. A SIC apresenta-lhe os 10 candidatos cujas páginas têm mais seguidores e, para a comparação ser mais justa, os que têm mais seguidores em Portugal - porque há também quem estranhamente tenha milhares de fãs em países como Egito, Filipinas ou Vietname.

  • Sondagem prevê vitória de Basílio em Sintra e de Bernardino em Loures
    3:03
  • Icebergue com 5.800 quilómetros quadrados está a deslocar-se na Antártida

    Mundo

    Um icebergue gigante está a deslocar-se na Antártida em direção ao mar de Weddell segundo as imagens de satélite reveladas. Trata-se do A68, um icebergue quatro vezes maior que a cidade de Londres. Com cerca de 5.800 quilómetros quadrados e triliões de toneladas, A68 é um dos maiores icebergues conhecidos.