sicnot

Perfil

País

Metro encerra hoje a partir das 23:20 devido a greve contra subconcessão

O Metropolitano de Lisboa encerra hoje às 23:20 devido à greve de 24 horas que os trabalhadores agendaram para terça-feira, informou fonte da empresa.

Miguel A.Lopes

Numa nota, o Metro adianta que a circulação estará suspensa entre as 23:20 de hoje e as 06:30 de quarta-feira por motivo de greve de 24 horas convocada por várias organizações sindicais representativas dos trabalhadores.

A transportadora acrescenta que a Carris reforçará algumas das carreiras de autocarros que coincidem com os eixos servidos pelo Metro, entre as 06:30 e as 21:00 de terça-feira.

As linhas com reforço do número de autocarros em circulação são a 726 (Sapadores - Pontinha Centro), a 736 (Cais do Sodré - Odivelas -- Bairro Dr. Lima Pimentel), a 744 (Marquês de Pombal - Moscavide - Qta. Laranjeiras) e a 746 (Marquês de Pombal - Estação Damaia).

Os trabalhadores do Metro agendaram a greve de terça-feira em protesto contra a subconcessão do Metropolitano de Lisboa, aprovada pelo Governo no final de fevereiro.

Além da greve de terça-feira, está marcada uma outra greve de 24 horas para o dia 26, pelos mesmos motivos.

A Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações (Fectrans) marcou para quinta-feira uma "Marcha contra as privatizações: Público é de todos -- Privado é só de alguns", que, de acordo com informação disponibilizada no "site", se iniciará pelas 10:30 no Largo Camões, em Lisboa, seguindo depois até à Assembleia da República.

O Governo aprovou a 26 de fevereiro a subconcessão do Metro e da Carris e, em março, foi publicado em Diário da República o anúncio do concurso público internacional. Os candidatos à subconcessão teriam até 14 de maio para apresentar as propostas.

No entanto, os concursos internacionais para a subconcessão do Metropolitano de Lisboa e da rodoviária Carris foram prolongados para data indeterminada devido ao número de questões colocadas pelos interessados, disse fonte da Transportes de Lisboa.

  • O ano "saboroso" de António Costa
    0:51

    País

    António Costa diz que 2017 foi um ano "saboroso" para Portugal. Num encontro com funcionários portugueses, em Bruxelas, antes do Conselho Europeu desta quinta-feira, o primeiro-ministro realçou o que o país conquistou no último ano, no plano europeu, e que culminou com a eleição de Mário Centeno para a Presidência do Eurogrupo.

  • Lince ibérico esteve à venda no OLX

    País

    Um anúncio de venda de um lince ibérico, por 1.500 euros, foi publicado esta semana no site de classificados OLX, com uma morada de Alcoutim, no Algarve. A autenticidade da publicação não foi confirmada, mas em setembro foi encontrada a coleira de um lince ibérico precisamente em Alcoutim. As autoridades estão a investigar.

    SIC

  • Estabilização dos solos nas áreas ardidas
    1:58

    País

    Está a começar uma intervenção de emergência para estabilizar os solos nas áreas ardidas nos incêndios florestais. O trabalho das equipas que estão no terreno arrancou na zona da Lousã mas vai passar por vários concelhos como Pampilhosa da Serra e Vila Real.