sicnot

Perfil

País

Polícia deteve três suspeitos de assassinar português na Venezuela

A polícia venezuelana confirmou hoje ter detido três pessoas - dois homens e uma mulher -, suspeitas de intercetar e matar a tiro um mecânico luso-venezuelano de 26 anos de idade.

(SIC/ Arquivo)

Segundo o comissário geral Luís Ollarves, da Divisão Contra Homicídios do Corpo de Investigações Científicas, Penais e Criminalísticas (Cicpc, antiga Polícia Técnica Judiciária), a detenção dos suspeitos teve lugar durante uma rusga efetuada a um apartamento do complexo residencial Arsenal, a oeste da cidade de Maracay, 100 quilómetros a oeste de Caracas.

Um dos detidos, Isaac España Díaz, de 29 anos, conhecido pelo apodo de "El Musiú", é suspeito de ser o autor material do assassinato, no qual teriam colaborado Eduin Manuel Alvarado Márquez, de 27 anos, conhecido como "El Eduin" e Desiree Carolina España Díaz, de 28 anos.

Durante a rusga os funcionários confiscaram peças da viatura do luso-venezuelano, conseguindo evidências que relacionam os detidos com vários roubos de viaturas na cidade de Maracay.

Na tarde de 12 de maio, a vítima, Daniel Eduardo Gouveia Rojas, mecânico, estacionou o seu carro em frente de casa enquanto tinha ido buscar roupa para trabalhar e ao sair da sua residência foi intercetado pelos assaltantes que o balearam, fugindo depois com a sua viatura.

O luso-venezuelano foi transportado para o Hospital de Los Samanes, onde viria a morrer cerca de uma hora depois.

Na Venezuela a insegurança é apontada como uma das principais preocupações dos cidadãos e afeta tanto nacionais como estrangeiros radicados no país.


Lusa

  • O papel da religião no quotidiano
    24:57
  • Jane Goodall iniciou palestra com sons semelhantes aos dos chimpanzés
    2:18

    País

    A investigadora Jane Goodall esteve esta quinta-feira em Lisboa para participar numa conferência da National Geographic. A primatóloga começou o seu discurso com sons semelhantes aos dos chimpanzés. Numa entrevista à SIC, Goodall falou sobre os chimpanzés e sobre o trabalho que continua a desenvolver em todo o mundo, em prol do ambiente, dos animais e das pessoas. 

  • NATO vai aumentar luta contra o terrorismo

    Mundo

    O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, disse que os aliados da NATO concordaram esta quinta-feira em aumentar a luta contra o terrorismo e em "investir mais e melhor" na Aliança.

  • Trump empurra líder do Montenegro para ficar à frente na fotografia

    Mundo

    A reunião de líderes dos Estados-membros da NATO, que decorreu esta quinta-feira em Bruxelas, na Bélgica, ficou marcada por um momento insólito em que o Presidente norte-americano não quis abdicar de ficar no melhor plano possível nas fotografias de grupo. Nem que para isso tenha sido necessário empurar o líder de outro país.

  • O humor de John Kerry nas críticas a Trump
    0:40

    Mundo

    John Kerry criticou as ligações de Donald Trump com a Rússia durante um discurso de abertura, na Universidade de Harvard. O ex-secretário de Estado norte-americano disse, em tom de brincadeira, que se os jovens querem vingar na política, devem primeiro aprender a falar russo.